Ocupação criativa mobiliza Belo Horizonte pelo Espaço Comum Luiz Estrela
A ocupação de um prédio público abandonado desde a década de 90 para transformação em um centro cultural foi uma das pautas da reunião realizada na última quinta-feira, 31, pela Comissão de Participação Popular (CPP) da Assembleia Legislativa. Na ocasião, o presidente da CPP, deputado André Quintão, aprovou a realização de audiência pública para discutir, com o Governo do Estado e sociedade, a destinação do casarão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que fica no bairro Santa Efigênia, região Leste da cidade.
A audiência é uma solicitação do Espaço Comum Luiz Estrela que luta pela transformação do casarão, construído em 1913 e tombado pelo patrimônio histórico, em um centro cultural com atividades formativas, de vivências artísticas, culturais e políticas.
Impasse
A pedido da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, oficiais de Justiça acompanhados pela Polícia Militar entregaram na última quinta-feira,31, uma liminar determinando a reintegração de posse.
Jovens e coletivos culturais que ocupam o imóvel estão organizando para o próximo sábado, 2, uma manifestação em apoio ao Espaço, com concentração a partir das 14h, no Centro Cultural. Também estão sendo coletadas assinaturas em apoio ao Espaço Comum Luiz Estrela.
Em visita realizada ao Espaço, o deputado André Quintão ressaltou que a revitalização do casarão e sua transformação em um centro cultural seria uma grande conquista para a cidade. “A legitimidade da ocupação se justifica pelo seu caráter político e ideológico”, avalia André.
Clique aqui imprima e assine o manifesto
em apoio ao Espaço Comum Luiz Estrela