Senalba-MG recebe homenagem por seus 50 anos
Entidade é reconhecida por seu papel político e sua história no movimento sindical.
O Sindicato dos Empregados em Entidades de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional (Senalba- MG) foi homenageado na noite desta segunda-feira (24/2/14) pelos seus 50 anos, em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A trajetória de luta da entidade, sempre em sintonia com a realidade política do País, foi destacada pelos presentes na solenidade.
Para o deputado André Quintão (PT), que solicitou a reunião, a homenagem ao Senalba é justa e tem um sentido político muito importante, pelo reconhecimento que se tem da história do movimento sindical. Segundo ele, o Senalba foi criado há 50 anos, exatamente um mês antes do golpe militar de 1964, e sua história se confunde com a própria história do movimento sindical. “Esse sindicato cumpriu um papel politico de superação daquele regime”.
O parlamentar ainda enfatizou que o Senalba traz na sua base a defesa dos interesses dos trabalhadores vinculados às políticas públicas que têm incidência social, e isso repercute positivamente na vida das pessoas que são beneficiadas por essas políticas sociais. “O trabalhador valorizado vai ter um desempenho melhor na sua ação”, disse.
Sindicato esteve presente em fatos marcantes da história
O coordenador do Senalba, Sérgio Oliveira Santos, agradeceu a homenagem e lembrou a trajetória do sindicato e a luta da categoria, mencionando alguns fatos históricos em que a entidade deu sua contribuição, como a luta contra a opressão da ditadura militar, o nascimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o movimento das Diretas Já. “As categorias contribuíram para eleger representantes dos trabalhadores”, lembrou. Santos ainda destacou a primeira eleição de Lula e Dilma Rousseff, a primeira mulher a ser eleita presidente no País, em 2010.
A deputada Maria Tereza Lara (PT), que na solenidade representou o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), ressaltou o papel desempenhado pela entidade ao longo dos anos, lembrando que, na década de 80, o Senalba deu suporte à luta dos trabalhadores do Sesi-MG contra a redução da jornada e dos salários, atuou na greve da Febem, em 1986, e posicionou-se favoravelmente ao impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.
“Em nome desta trajetória de coerência e de luta comemoramos neste Parlamento o meio século de vida desta entidade sindical que vem reafirmando continuamente seu compromisso com a formação do trabalhador como um cidadão ativo na construção de um País melhor”, afirmou.
A entidade – O Senalba-MG é o sindicado dos trabalhadores do chamado Sistema S, que é formado pelas entidades prestadoras de serviço no Estado, como o Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sescoop, Sest, Senat e Senar. A associação engloba ainda profissionais de assistência social em Minas.