13 de setembro de 2019
NOTÍCIAS

13ª Conferência de Assistência Social de BH: Resistência

Com o tema central “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, Belo Horizonte abriu nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, sua 13ª Conferência de Assistência Social, no SESC Venda Nova, reunindo usuários, trabalhadores,  organizações de assistência social e representantes do Governo Municipal.  As atividades continuam no sábado, 14.

O deputado André Quintão participou da mesa de abertura, representando a Assembleia Legislativa. “Belo Horizonte faz parte da história da Política Pública de Assistência Social e eu tive a honra de coordenar a primeira Conferência de Assistência Social da cidade, em 1995”, lembrou.  André citou a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que  BH se tornou referência nessa Política. “Hoje, 24 anos depois, a cidade se torna a capital da resistência contra os desmontes das políticas sociais”. , afirmou, destacando o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania em momento tão difícil da história no País. “ A falta de financiamento para as políticas sociais é escolha política contra os mais pobres e nós defendemos um Estado que busque assegurar direitos. O SUAS nasceu para isso”, frisou.

A 13º Conferência prossegue com debates sobre “O papel da política de Assistência Social frente às violências; Diversidade de inclusão no SUAS”; Integralidade e intersetorialidade na efetivação dos direitos socioassistenciais”;  e “financiamento e gestão democrática do SUAS”. Segundo a Secretaria de Assistência Social, na Proteção Social Básica e Especial, nos últimos dois anos, foi ampliado o Programa Maior Cuidado para 100% de territórios de CRAS, e criados criado o Serviço de Proteção a Pessoas com Deficiência e Idosos no Domicílio e a República para acolhimento de jovens egressos do acolhimento institucional.

 

Últimas Notícias