Lançamento do Dossiê contra o “Pacote do Veneno”
Com a presença do teólogo Leonardo Boff, entidades que integram a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, ligadas à agroecologia, segurança alimentar, meio ambiente e saúde, movimentos sociais e parlamentares, foi lançado na terça-feira, dia 6 de junho, um dossiê contra o chamado “PL do veneno”, projeto de lei (PL 6299/02) em tramitação no Congresso.
O Mandato do deputado André Quintão participou do evento, que aconteceu durante o quarto e último encontro da Mobilização Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. O dossiê traz produções técnico-científicas que fundamentam as críticas ao “PL do Veneno”.
“Nós estamos vivendo uma emergência ecológica”, afirmou Leonardo Boff. Segundo ele, aqueles que trabalham para ter vantagens financeiras com os agrotóxicos, trilham “o caminho da nossa destruição”. Boff elogiou a atuação das entidades: “Essa luta de vocês é gloriosa, é salvadora”, afirmou. Também participou a pesquisadora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) Karen Friederich. Segundo Karen, o dossiê avalia o que aconteceu de 2018 até o momento. “A gente traz uma análise técnico-científica do PL do Veneno, em que apontamos também os caminhos da agroecologia e reforçamos a importância desse movimento”.