6 de setembro de 2013
NOTÍCIAS

Movimento Salve Santa Tereza defende ADE

banner_santatereza

 

Moradores do tradicional bairro Santa Tereza estão mobilizados para discutir o destino do Mercado Distrital diante da decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de flexibilizar a ADE (Área de Diretrizes Especiais) e implantar a Escola Profissionalizante Automotiva do Senai, em parceria com a FIEMG. Neste sábado, à partir de 9h, o movimento Salve Santa Tereza organiza várias atividades culturais, na Praça Duque de Caxias, para protestar contra o projeto da Prefeitura.

 

Um pouco da história – A ADE é uma conquista incluída no Plano Diretor aprovado em 1996 e regulamentada por lei municipal, quando André Quintão era vereador e líder do Governo Célio de Castro na Câmara. A legislação protege o bairro da verticalização e da crescente especulação imobiliária, preservando o uso residencial e o seu patrimônio histórico, ambiental e cultural. Pela legislação, o bairro de Santa Tereza não pode ter prédios acima de três andares e todas as atividades comerciais devem ser compatíveis com as características residenciais da região. Naquele período, foi criado o movimento Salve Santa Tereza em defesa do bairro, que hoje retoma sua luta pela manutenção e ampliação da ADE.

 

Os moradores, reunidos no dia 03 de setembro, avaliaram que a flexibilização da ADE para a instalação da Escola abre espaço e oportunidades para a revisão de toda legislação, trazendo graves consequências para o bairro, como a verticalização e o tráfego intenso, refletindo de forma negativa na qualidade de vida dos seus moradores.

Para André Quintão, que esteve presente na reunião,” o Mercado Distrital é um patrimônio da cidade e deve expressar a vontade de seus moradores e a vocação cultural, artística e gastronômica do bairro.”

 

Audiência Pública – O Deputado André Quintão aprovou requerimento na Assembleia Legislativa para discutir esta situação junto com os moradores, e participará da audiência pública no dia 11 de setembro, às 18 horas, no Clube Oásis, na Rua Salinas, nº 1993 , em Santa Tereza, promovida pelos vereadores Pedro Patrus e Gilson Reis.

Clique aqui e veja o facebook.

Últimas Notícias