10 de junho de 2016
NOTÍCIAS

ATO EM DEFESA DO SUAS

346_foto_andre_dest

 
 

 

O Ato Nacional em Defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) reuniu, em Belo Horizonte, trabalhadores, estudantes, gestores e usuários na Praça da Estação, nesta quarta-feira, dia 8, em protesto contra o Governo interino de Michel Temer e suas propostas de reduzir o Programa BOLSA FAMÍLIA, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos e pessoas com deficiência, e interferir na organização do SUAS, que tem unidades de atendimento à população, os CRAS e CREAS, em todo o País. O encontro contou com a presença de delegações de municípios da Região Metropolitana e do Vale do Aço. Em todo o País, a defesa do SUAS mobilizou milhares de pessoas.

 

“Hoje é só o primeiro passo. A defesa do SUAS, que ajudou a tirar 40 milhões de pessoas de uma vida indigna, deve acontecer em todos os municípios mineiros”, afirmou o deputado André Quintão. Para André, muitas pessoas não enxergavam que o SUAS era uma construção essencialmente política, vinculada a uma visão do papel do Estado. “Na política conservadora, não há lugar para que boa parte do orçamento seja destinada às Políticas Públicas”, afirmou, ressaltando a importância da resistência aos retrocessos sociais, que são um dos grandes objetivos de afastarem a presidenta Dilma e impor um presidente não eleito. O deputado lembrou o protagonismo de Minas na luta pela Política de Assistência Social desde as emendas à Constituinte, a implantação da LOAS em BH, a construção do SUAS no Governo Lula, com Patrus ministro, a primeira Lei do SUAS do País aprovada na Assembleia, de sua autoria, e a partir de 2015 os repasses regulares dos recursos estaduais do SUAS aos municípios.

 

O Ato em Defesa do SUAS teve início no Centro de Referência da Juventude (CRJ), que está ocupado por jovens secundaristas. No local, foi apresentada uma esquete teatral, o “SUAS, uma Construção”, criada em 2004 na Prefeitura de BH, que mostra de forma lúdica a Assistência Social como direito de cidadania. Depois, os manifestantes seguiram em caminhada até à Funarte, onde outra ocupação, da área da Cultura, protesta contra o Governo Temer.

 

Veja as fotos do ato em BH , clique aqui.

 

346_img_calendario

Últimas Notícias