Governo de Minas inaugura CREAS Regionais fortalecendo o SUAS
Nesta sexta-feira, dia 10, o Governo de Minas vai dar um importante passo na melhoria da Proteção Social Especial (PSE) no Estado. Serão inaugurados dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Regional), um em Almenara, no Norte de Minas, e outro em Águas Formosas, no Mucuri. Além de oferecer atendimento continuado a famílias e indivíduos em situação de risco social e pessoal, o CREAS Regional contribui para a melhor gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em todo o Território de Desenvolvimento onde ele está inserido, articulando as ações de PSE com os demais serviços socioassistenciais público e das instituições do Sistema de Garantia de Direitos.
É a primeira vez que o Estado assume a oferta desse serviço de forma regionalizada e exerce o papel de articulador da Proteção Social em toda a região onde a unidade está localizada. O investimento estadual nas duas unidades foi de aproximadamente meio milhão de reais (R$ 502.8) “Mais uma vez Minas Gerais sai na frente em relação ao SUAS”, afirmou o deputado André Quintão, que quando esteve no comando da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), em 2015/2016, definiu a criação dos Creas Reginais como prioridade. André lembrou que os novos CREAS são também demandas dos Fóruns Regionais realizados pelo Governo de Minas em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento.
Os CREAS estão sendo implantados em áreas de vulnerabilidade social que foram identificadas por um estudo feito pela SEDESE e a Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo foi baseado nas especificidades do público prioritário do SUAS. A implantação está prevista no Plano Estadual de Regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais. Pactuado na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) em 2015, o Plano contém as diretrizes para a regionalização dos serviços especializados para a população em situação de violação de direito – como as mulheres vítima de violência, a população em situação de rua, crianças em situação de abandono, entre outras.
VEJA OS CONVITES: