O Brasil em Greve e nas ruas dia 28
Nesta sexta-feira, dia 28, a Greve Geral convocada pelos movimentos sindicais e sociais promete parar o Brasil. Trabalhadores de diversas categorias, as Centrais Sindicais, a Frente Brasil Popular e o Povo Sem Medo, que congregam inúmeros movimentos sociais, estão unidos na organização de mobilizações de rua e da Greve Geral contra a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Michel Temer, em tramitação no Congresso Nacional. Setores da Igreja Católica – mais de 70 bispos – também já se pronunciaram favoravelmente à Greve Geral.
Em Belo Horizonte, as manifestações estão convocadas para 9h, na Praça da Estação e a adesão à greve é crescente. Já confirmaram a paralisação 36 categorias de trabalhadores, entre eles, os metroviários, rodoviários, petroleiros, bancários de BH e Região, professores das escolas particulares, trabalhadores em educação do Estado, metalúrgicos, frentistas, funcionários municipais. A expectativa é que a paralisação aconteça também em alguns aeroportos do País.
“A Reforma Trabalhista rasga a CLT, destrói direitos consagrados desde 1943, passa por cima de pilares da nossa Constituição e quase extingue a Justiça do Trabalho. Creio que não tivemos até hoje tal inversão das finalidades do Direito do Trabalho. A Reforma da Previdência, mesmo com os recuos do governo, permanece injusta, absurda, perversa com os mais pobres e só atende a banqueiros e rentistas,” afirmou o deputado André Quintão. André lembrou que o governo ilegítimo de Temer já conseguiu aprovar o congelamento de investimentos em políticas públicas por 20 anos e acaba de aprovar a Reforma Trabalhista na Câmara, que ainda terá destaques a serem votados e segue para o Senado. “Só a mobilização popular pode barrar o avanço dessas propostas”, afirmou.
Vejam algumas mobilizações no interior de MG:
– Itaobim: 7h – Praça Afonso Martins
– Governador Valadares: 8h – Praça do Shopping
– Muriaé: 16h – Praça do Trabalhador
– Januária: 9h – Praça da Catedral
– Manhuaçu: 8h – Centro Cultural João Bracks
– Montes Claros: 15h – Praça do Automóvel Club
– Itapecerica: 16h30 – Praça do Rosário
– Caratinga: 9h – Praça Getúlio Vargas
– Timóteo: 8h – Praça 1º de Maio
– Coronel Fabriciano: 10h – Praça da Prefeitura
– Ipatinga: 13h – Praça do Iguaçu
– Formiga: 9h – Praça da Matriz
– Passos: 17h – Av. Juca Strockler (em frenta a UEMG)