Homenagem à Pastoral marca Dia de Luta da População em Situação de Rua
Câmara homenageia a Pastoral do Povo da Rua
Desde 1987, a ação Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte luta pela construção de uma cidade inclusiva. Rompendo com práticas assistencialistas, a Pastoral de Rua apostou no empoderamento da população em situação de rua e dos catadores de materiais recicláveis, para que esses cidadãos tivessem acesso aos seus direitos e fossem os protagonistas de suas saídas das ruas.
Com o objetivo de homenagear a instituição, o vereador de Belo Horizonte, Pedro Patrus, entregou, na noite de quinta-feira (17/08), o diploma de Honra ao Mérito à Pastoral. A homenagem aconteceu na Câmara Municipal, marcando também o “Dia de Luta da População de Rua”, 18 de agosto, e contou com a participação do deputado federal, Patrus Ananias, e do deputado estadual André Quintão. “Desde minha época de participação no Movimento Estudantil, na década de 80, trabalhei junto com a Pastoral. Neste momento que vivemos hoje, de grave crise política e econômica, com os retrocessos sociais promovidos pelo governo federal golpista e o aumento da população em situação de rua, a ação da Pastoral é ainda mais importante. Reconhecer esse trabalho é uma forma de incentivar que ele continue sendo feito nas ruas de Belo Horizonte,” comentou André Quintão.
O deputado teve importante participação na aprovação da Lei 20.846/13, que instituiu a Política Estadual para a População em Situação de Rua (PPSR), sendo o autor do texto final da Lei, que incorporou sugestões da Pastoral do Povo da Rua. A Lei criou o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da PPSR e tem por objetivo garantir ações de apoio e acesso dessa população a políticas públicas de saúde, assistência social, programas de habitação social, trabalho e renda, entre outras.