Novo protesto contra o leilão das usinas da Cemig
Na quarta-feira, 24, funcionários, parlamentares, sindicalistas e movimentos sociais promoveram um “abraço” ao edifício sede da Cemig, em BH. O mandato esteve presente
Nesta sexta-feira, dia 25, a Frente Mineira em Defesa da Cemig dá continuidade às ações contra a venda das usinas da empresa com um Ato Público na Usina de São Simão, que fica em Santa Vitória, na divisa de Minas Gerais com Goiás. O Ato contará com a participação de parlamentares e cerca de 100 manifestantes que estão acampados no local desde a semana passada, na Plataforma Operária Camponesa de Energia.
No último dia 18, a Frente Mineira, com a presença do Governador Fernando Pimentel, fez um Ato Público na Usina de Miranda, também no Triângulo Mineiro. O Governo Temer quer levar a leilão as usinas de Jaguara, Miranda, São Simão e Volta Grande, hoje operadas pela Cemig e que respondem por mais de 50% da energia gerada pela empresa. O Governo pretende, com isso, arrecadar R$ 11 bilhões. Nesta semana, o movimento teve uma vitória importante, com a liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que acatou ação popular e determinou a suspensão do leilão.