André participa da abertura dos Jogos Indígenas na Aldeia Xucuru-Kariri
Os Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais chegam à sua quinta edição este ano e foram abertos na manhã desta quinta-feira, dia 14, na reserva indígena Xucuru-Kariri localizada no município de Caldas, no Sul de Minas. Participam cerca de 900 indígenas, homens e mulheres a partir de 15 anos, das onze etnias de todo o Estado.
O deputado André Quintão participou da abertura e destacou sua importância para o resgate das práticas tradicionais e esportivas nas comunidades indígenas, para o intercâmbio entre as etnias e a discussão da agenda de políticas públicas voltadas para as comunidades indígenas em Minas, envolvendo a questão fundiária e demandas na saúde, educação e habitação, entre outras. O mandato está presente nos Jogos Indígenas desde a sua primeira edição.
Os Jogos Indígenas de Minas Gerais tiveram início em 2012, graças às emendas da Comissão de Participação Popular ao Orçamento do Estado, garantidas pelo deputado André Quintão, por demanda do Conselho dos Povos Indígenas (Copimg). No Governo Pimentel, o evento foi fortalecido e integra hoje o trabalho de diversas secretarias, em parceria com o Copimg, assegurando também um legado à comunidade anfitriã.
Em Caldas, os jogos acontecem nas modalidades Derruba o Toco, Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Zarabatana, Corrida do Maracá, Bodok, Arremesso de Lança e Futebol, sendo os três primeiros colocados de cada modalidade agraciados com troféus produzidos pelos povos anfitriões. Em 2016, os Jogos Indígenas foram recebidos pela Aldeia Verde do Povo Maxakali, em Ladainha, que teve como legado a reforma integral de um Casarão na aldeia, onde a comunidade hoje incrementou uma série de atividades esportivas e culturais. Já os povos Xucuru-Kariri querem um monumento em memória dos Jogos Indígenas, que será construído por um artista plástico a ser escolhido pela aldeia juntamente com as secretarias de Estado.