Parlamentares vão questionar secretários no “Assembleia Fiscaliza”
Começa na próxima segunda-feira, dia 10, e vai até o dia 19 de junho, o “Assembleia Fiscaliza”, uma série de reuniões das comissõesdo Legislativo com os secretários de Estado e dirigentes de estatais, que vão prestar contas de suas gestões aos parlamentares. A presença dos gestores do Estado na Assembleia cumpre o previsto na Emenda Constitucional 99, aprovada e promulgada pelo Legislativo em março, visando maior transparência e fiscalização das ações do Governo.
Líder do Bloco Democracia e Luta, o deputado André Quintão espera que sejam debatidas questões cruciais neste momento delicado para a economia mineira. É preciso saber as iniciativas dos gestores relativas à manutenção da Educação Integral, ao Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), ao SUS, às políticas de Proteção Social do SUAS, às Universidades Estaduais e outras questões muito debatidas no Legislativo, observou. André destaca a importância de se buscar o ajuste fiscal em bases soberanas, que não comprometam as políticas públicas e considerem o potencial de desenvolvimento do Estado.
Antes das reuniões, os parlamentares escolheram os temas prioritários que desejam tratar e os enviaram aos gestores e, pessoalmente, farão os questionamentos. As reuniões do “Assembleia Fiscaliza” , que acontecerão a cada quatro meses, serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do Youtube e o Portal da Assembleia terá página própria com as informações.