4 de abril de 2020
MANDATO

“O Governador tem que exigir respeito do Governo Federal a Minas”.

Repasses ao Estado foram de 0,1% do orçamento nacional do SUS

Convocado pela Assembleia Legislativa, por sugestão do Bloco Democracia e Luta acatada por todos os Líderes, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, reuniu-se em audiência com parlamentares na quinta-feira à tarde. Participaram o presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus, os líderes de todos os Blocos e a Comissão de Saúde.

O deputado André Quintão cobrou do secretário posições mais firmes do Governo de Minas em relação ao isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O Governador não pode dar sinais trocados para a população”, afirmou. Cobrou, ainda, agilidade nas ações para garantir leitos em todas as Regiões do Estado e para elevar o número de testes – são 30 mil registros a serem testados e esta subnotificação prejudica o planejamento. “Para isso Minas precisa de recursos. É inadmissível que, até agora, o Governo Federal tenha repassado apenas 0,1% do orçamento nacional da Saúde para o Estado. O Governador tem que exigir do Governo Federal o respeito que Minas merece”, afirmou. O repasse federal foi de R$ 102 milhões, enquanto somente emendas parlamentares somarão R$ 300 milhões para o combate ao Coronavirus, comparou.

Apoio social – André propôs que na próxima semana a secretária de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, seja convocada para apresentar as providências relativas ao apoio social aos segmentos mais vulneráveis neste momento, como renda emergencial, segurança alimentar, entre outras, que constituem condição para que se mantenha o isolamento social.

Últimas Notícias