“O governador não vai defender recursos para Minas?”
Na audiência de quarta-feira, dia 22, na Assembleia Legislativa, com o secretário da Fazenda Gustavo Barbosa, convocado para apresentar medidas de apoio aos micro e pequenos empresários, quando será feito o pagamento dos salários aos servidores e servidoras do Estado e demais planejamentos, a maioria dos questionamentos ficou sem resposta.
“O governador não se uniu aos demais governadores para exigir mais recursos do presidente Bolsonaro e respeito ao Congresso Nacional e à democracia. A voz de Minas não se ergueu! Zema foi à Brasília no dia 9 de abril e ainda não sabemos: qual demanda ele levou e foi atendida?”, questionou o deputado André Quintão, líder do Bloco Democracia e Luta.
André pediu também as datas fixadas para o pagamento integral dos salários de março e o 13º a todos os servidores e servidoras,que deve ser uma prioridade.
E os bilhões que a Vale deve? – O deputado questionou, ainda, por que o governo estadual não faz agora a revisão dos incentivos fiscais, inclusive a grandes empresas, que lhe tiram R$ 6 bilhões/ano na arrecadação. “E por que não usa os recursos do Fundo de Arrecadação da Miséria (FEM) para ampliar o alcance da anunciada Bolsa Merenda e de outros programas sociais?”, perguntou. Novamente, o deputado cobrou do governo que exija dinheiro de grandes empresas como a Vale: “há mais de um ano a Vale cometeu um crime em Brumadinho e deve bilhões a Minas Gerais. O governo não exigirá esses bilhões agora para auxiliar no enfrentamento da pandemia?”.