Assistentes Sociais, um Parabéns emocionado neste 15 de Maio
Queridas colegas e queridos colegas,
Quero cumprimentar cada estudante e profissional de Serviço Social com carinho e orgulho especiais. Neste momento de uma pandemia devastadora, assistentes sociais estão na linha de frente de serviços essenciais, no atendimento direto às vítimas da doença, a diversos segmentos fragilizados e seus dramáticos efeitos sociais em hospitais, instituições de idosos e tantas outras. Nossos parabéns a quem está nesta lida ou em casa, enfrentando adversidades também em defesa da vida.
É preciso celebrar o nosso 15 de Maio com vigor e esperança como sempre fazemos, lembrar das lutas que marcam o Serviço Social e a valorização da profissão, do nosso projeto ético-político, dos embates cotidianos que travamos nos espaços públicos e privados de exercício profissional pela garantia aos direitos sociais, à liberdade e dignidade humanas. Reafirmamos hoje a nossa identidade e compromissos.
A Pandemia do Covid-19, que desde o início de 2020 varre todos os continentes, tem contornos dramáticos no Brasil por sua desigualdade social abissal e um Governo Federal que une características ditatoriais de racismo, misogenia, violência, desprezo à cultura e à ciência; a um neoliberalismo selvagem e um presidente capaz de ironizar a morte. O Coronavirus denuncia, assim, a falência desse modelo econômico e os males dos desmontes dos sistemas que nós, assistentes sociais, ajudamos a erguer em nossas lutas desde a Constituição - como o SUS e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), entre tantas outras políticas públicas desprezadas que hoje nos fariam mais fortes diante do vírus.
Neste contexto, enfrentamos também os desafios de Minas. Na Assembleia Legislativa, temos cumprido nosso papel propositor e fiscalizador. Na liderança do Bloco Democracia e Luta, tenho redobrado esforços na elaboração e aprovação de leis fundamentais para o combate ao Covid-19 e a proteção a cada segmento fragilizado. Promovemos debates com especialistas e titulares do Governo Zema para acompanhar e cobrar ações públicas nas diversas áreas, direcionamos emendas para fortalecer a Saúde e a Assistência Social em todas as Regiões de Minas. Lutamos contra posições frágeis do governador frente ao isolamento social, a busca de recursos e urgente pagamento do funcionalismo. Tudo isso mantendo sempre a interlocução com os movimentos sociais, levando suas reivindicações ao Legislativo e nos somando a eles nas iniciativas solidárias.
Aproveito esse contato para apresentar aqui um pouco desse trabalho, reafirmando meus compromissos com a categoria e com os valores éticos que sempre nos guiaram. Vamos seguir na luta com muitas esperanças de que desse “tsunami” possa renascer uma sociedade mais justa e livre.
Um grande abraço,
André Quintão
Deputado Estadual
|