Dia 15 de Maio é nosso!
Minhas saudações! Escrevo para cumprimentar vocês, cada estudante e profissional do Serviço Social pelo 15 de Maio, celebrando esta data sempre tão cara a todos nós e marcada por encontros e reflexões que reafirmam afetos, ideais, o projeto ético-político da profissão, nossas lutas e compromissos expressos nas mais diversas áreas de atuação. Tudo isso nos une, fortalece nossa identidade e alimenta esperanças nos contextos mais desafiadores, como o que vivemos hoje.
A crise política, econômica e cultural do Brasil se aprofunda a cada dia e o projeto liberal, contra trabalhadores e o estado social, ganha contornos agressivos, com medidas e ameaças do Governo Federal que alcançam a barbárie. É o caso de armar a população e até crianças, estimular o racismo e a violência contra mulheres, populações LGBT, quilombolas e indígenas, atacar as universidades públicas, desmontar as políticas sociais. Nada se fala em relação ao desemprego crescente, ao aumento da fome. Mas com tudo isso cresce a resistência. Eles não conseguirão destruir o Brasil soberano, que deseja crescimento e dignidade, justiça e liberdade.
Nosso mandato, reeleito sob contexto de tão grande desafio, tem redobrado os esforços e trabalhado com firmeza e otimismo. Quero aproveitar esse nosso contato para prestar contas das nossas ações. Estamos ao lado dos movimentos sociais, nas ruas, nos debates e mobilizações contra a Previdência, em defesa do SUAS, dos Conselhos, da Educação. Na Assembleia Legislativa, assumi a liderança da oposição ao Governo Estadual e estamos travando o embate cotidiano, fortalecendo a resistência aos retrocessos em Minas, com resultados bem objetivos.
Conseguimos formar o Bloco Parlamentar Democracia e Luta, unindo seis partidos e conquistamos a presidência de Comissões Temáticas fundamentais: de Mulheres, Educação, Direitos Humanos, do Trabalho, Previdência e Assistência Social, de Participação Popular e Transportes. Na Reforma Administrativa proposta pelo Governo Zema, fomos firmes e vitoriosos ao garantir emendas que preservaram políticas públicas e direitos sociais. Formamos a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais. Fomos também protagonistas na instalação da CPI da Barragem de Brumadinho, para investigar o crime da mineradora Vale, e fui designado Relator. Agora, estamos diante do desafio de barrar a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do Governo Bolsonaro, que significará a entrega do patrimônio dos mineiros, o fim dos concursos públicos, o desmonte de políticas sociais e de direitos dos servidores.
Trazemos um pouco dessas iniciativas aqui e convidamos vocês a acessar nossos canais nas Redes Sociais e a participar deste trabalho. Mais do que nunca, este momento exige mobilização e unidade. Reafirmo meus compromissos com a nossa categoria, com as Políticas Públicas e com as lutas democráticas.
Um grande abraço,
André Quintão
Deputado Estadual
|