Ato Público na Usina de Miranda em defesa da Cemig
A Frente Mineira em Defesa da Cemig realiza nesta sexta-feira, dia 18, com a presença do Governador Fernando Pimentel, um Ato Público na Usina Hidrelétrica de Miranda, que fica no município de Indianópolis, no Triângulo. O Ato faz parte de uma série de iniciativas que visam barrar o leilão que o Governo Federal quer fazer de quatro usinas controladas pela Cemig e que respondem por mais de 50% da geração de energia da companhia.
A Frente reúne parlamentares federais, estaduais, entidades representativas de empresários, dos trabalhadores e movimentos sociais e tem cumprido ampla agenda de discussões e visitas contra a proposta federal. O movimento contra o leilão tem o apoio também da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Brasileiro e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, ambas do Congresso Nacional.
O Governo Temer quer leiloar as usinas hidrelétricas de Miranda, São Simão, Jaguara e Volta Grande, todas no Triângulo Mineiro, esperando arrecadar cerca de R$ 11 bilhões com o repasse das concessões, que hoje pertencem à Cemig. A polêmica está também no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de questionamento da Cemig, que pelo contrato, assinado em 1997, teria direito à renovação automática das concessões por mais 20 anos. Mesmo com o questionamento judicial, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou Edital marcando o leilão para 27 de setembro.
A Cemig criou um site sobre as usinas, CLIQUE AQUI e veja os detalhes de cada uma.