Assembleia homenageia os
38 anos
de fundação da Assprom
Com plenário lotado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, durante reunião especial realizada na última segunda-feira, 25, os 38 anos de fundação da Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom). O encontro foi uma solicitação dos deputados André Quintão e Dinis Pinheiro. Na ocasião, André destacou o reconhecimento público da Assprom, sobretudo pelo exemplo de bons serviços prestados à sociedade, em especial aos jovens. “A Assprom gera a oportunidade de inserção no mundo do trabalho, preparando estas pessoas para o exercício da cidadania”, disse. A entidade é parceira da ALMG, onde trabalham 400 adolescentes.
CPP aprova proposta do Sindicato
dos Trabalhadores Rurais
Em reunião realizada na última quinta-feira, 28, o presidente da Comissão de Participação Popular (CPP), deputado André Quintão, aprovou parecer favorável à Proposta de Ação Legislativa (PLE) 1.671/12, que prevê a criação do Programa Estadual de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Apoio aos Assalariados Rurais. O parecer foi pela aprovação na forma do substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei (PL) 177/11, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento do Brasil Rural. A proposição, de autoria popular, foi apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Barbacena e Região (Sinter), e tramita em turno único. O projeto está atualmente aguardando parecer de 1º turno da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. Desta forma, o deputado André Quintão, também aprovou requerimento para o envio de cópia da PLE 1.671/12 ao deputado Romel Anízio (PP), relator do PL 177/11 nesta comissão.
Compur discute
reestruturação
urbana em BH
O Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) realizou esta quinta-feira, 28, reunião extraordinária com o objetivo de discutir a Operação Urbana Consorciada em Belo Horizonte. Na ocasião, foi discutida a reestruturação de quase 25 quilômetros quadrados ao longo de um eixo formado pelo corredor das avenidas Antônio Carlos e Pedro I e pelo corredor Leste-Oeste, que inclui as avenidas dos Andradas e Tereza Cristina e a Via Expressa. O projeto irá impactar 58 bairros e cerca de 170 mil habitantes. Na próxima sexta-feira, 6, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza audiência pública para discussão do projeto. O mandato está acompanhando os debates sobre o tema e considera imprescindível condicionar a apresentação desse projeto à realização da Conferência Municipal de Política Urbana e à conclusão dos Planos Diretores Regionais.
Evento discute proteção da criança
e do adolescente durante a Copa
Vulnerabilidades e violações dos direitos de crianças e adolescentes no contexto da Copa de 2014. Esse é o tema do 2º seminário “Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no circuito da Copa e Objetivos do Milênio” que será realizado na próxima quinta-feira, 5, de 8h as 17h. O objetivo do encontro é dar continuidade aos debates realizados no 1º seminário (realizado em outubro de 2012) e criar um espaço de articulação e fortalecimento da agenda de trabalhos para a proteção dos direitos da criança e do adolescente no contexto da Copa de 2014. O seminário acontece na Associação Mineira do Ministério Público, em Belo Horizonte. O mandato estará presente.
Governo federal orienta
gestores mineiros
O deputado André Quintão participou nesta sexta-feira, 29, do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas/MG – IV Etapa Belo Horizonte. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel estiveram presentes. As atividades do encontro incluíram palestras com representantes de ministérios e salas de atendimento individualizado. O objetivo foi orientar os gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. O encontro aconteceu no Dayrell Hotel e Centro de Convenções.
Belo Horizonte ganha atendimento especial contra crimes raciais
A cidade poderá contar, a partir desta quinta-feira, 28, com o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes Raciais e de Intolerância (Navcradi) da Polícia Civil de Minas Gerais. A ação é o primeiro passo para a criação da Delegacia Especializada em Crimes Raciais e de Intolerância (Decradi) no Estado. O mandato compareceu à inauguração do Núcleo e está propondo recursos para o aprimoramento do trabalho, por meio de emendas populares da Comissão de Participação Popular (CPP).
Congresso movimenta
grupos culturais de vários países
Agentes culturais do Brasil, América Latina e África se reúnem entre os dias 01 e 07 de dezembro, em Brasília, para o 5º Congresso Fora do Eixo. O objetivo do evento é criar um espaço de confluência entre pessoas interessadas na reflexão e articulação de processos de rede e colaboração cultural. O Fora do Eixo é uma rede composta por aproximadamente 200 coletivos culturais de 26 estados do Brasil, com parceiros em 15 países da América Latina. |