Projeto que proíbe incineração de resíduos tem parecer favorável na FFO
A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) aprovou nesta quinta-feira, 12, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 4.051/13 que dispõe sobre a proibição do uso da tecnologia de incineração no processo de destinação final dos resíduos sólidos urbanos. O projeto, de autoria do deputado André Quintão, foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto também recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O descumprimento da proibição prevista no projeto acarretará, além das sanções estabelecidas na Lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto nº 6.514, de 2008, aplicação de multa por dia de funcionamento da tecnologia de incineração. Agora, o projeto vai ao Plenário para ser votado em 1º turno.
Combate à discriminação racial é tema de projeto aprovado na FFO
Nesta quinta-feira, 12, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 1346/2011, de autoria do deputado André Quintão em parceria com o deputado Durval Ângelo. O PL estabelece diretrizes para as políticas públicas de combate à discriminação racial nas áreas de saúde, educação e cultura, questões fundiárias, mercado de trabalho, sistema de cotas em geral e nos meios de comunicação e acesso à justiça. O projeto prevê ainda, por lei específica, a criação de um fundo estadual da promoção da igualdade racial. O parecer da FFO foi pela aprovação na forma do vencido no 1º turno, com a emenda nº 1.
Lançado guia sobre direitos humanos
Organizado pelo Ministério Público Estadual (MPE),o guia de prevenção e assistência a vítimas de violência "Em busca de respeito e dignidade" foi lançado na última terça-feira, 10, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Durante reunião, o Ministério Público também realizou um balanço de sua atuação na área. Para o presidente da Comissão de Participação Popular (CPP), deputado André Quintão, o conteúdo apresentado durante o encontro revela a proximidade com as ações da CPP . “Uma quantidade significativa de emendas populares são relacionadas à área de direitos humanos”, destacou André. O guia, produzido com a ajuda de diversas entidades de defesa dos direitos humanos e das Polícias Civil e Militar, foi lançada no Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Médio Jequitinhonha terá unidade móvel de atendimento à mulher
As Secretarias de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e de Desenvolvimento Territorial do MDA realizam na próxima segunda-feira, 16, a partir das 9h,a entrega de uma Unidade Móvel do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, para a região do Médio Jequitinhonha. O evento acontece na AABB, em Araçuaí, cidade sede da Associação dos Municípios (Ameje) e polo do Território do Médio Jequitinhonha. O programa “Mulher, Viver Sem Violência”, coordenado pela SPM-PR, tem o objetivo de articular o atendimento integral das vítimas por meio de serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. O mandato estará presente na entrega.
População de BH organiza
conferência popular
Com o objetivo de assegurar a participação dos diversos setores da sociedade na avaliação, discussão e debate sobre o Plano Diretor do Município, moradores e movimentos sociais de Belo Horizonte realizam no próximo sábado às 10h, na Praça da Estação, a plenária de encerramento da I Conferência Popular de Política Urbana de BH. Durante o mês de dezembro, foram realizadas mini conferências nos bairros Santa Tereza, São Gabriel e Pirajá nas quais foram elaborados documentos com diretrizes para a reforma urbanística na cidade. O movimento é uma resposta a não realização da Conferência Municipal de Políticas Urbanas - 2013, pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Outras informações: http://conferenciapopularbh.com/
Conferência Nacional discute o Suas
O deputado André Quintão receberá na próxima segunda-feira, 16, o reconhecimento Mérito CNAS – Prêmio Egli Muniz, que tem por finalidade a escolha, “Hors concours”, de cinco atuações relevantes e de interesse público no que tange a assistência social em todo o país. A premiação acontece durante a etapa nacional do IX Congresso de Assistência Social, realizado entre os dias 16 a 19 de dezembro, em Brasília. O tema deste ano será "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS". O evento acontece paralelamente à comemoração dos 20 anos de promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e 8 anos de construção e empenho pela consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Outras informações: http://blogcnas.org/
Arcebispo recebe homenagem por
luta contra o preconceito
Por indicação do deputado André Quintão, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza na próxima segunda-feira, 16, reunião solene de entrega do Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte ao arcebispo emérito da arquidiocese da Paraíba, Dom José Pires. Dom José Pires mora em Belo Horizonte e tem sua trajetória marcada pela luta contra a discriminação e o racismo, incentivando a organização e a luta dos afro-brasileiros. O evento acontece no Palácio Francisco Bicalho, às 19h. A honraria será entregue pelo vereador Pedro Patrus.
Direito de greve dos servidores é regulamentado em projeto
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia concluiu na última terça-feira, 10, pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 4.064/13, que regulamenta as relações de trabalho entre os servidores públicos e o Poder Executivo. O relator do projeto, deputado André Quintão, concluiu pela aprovação na forma do substitutivo nº 1 que adéqua a proposição à técnica legislativa, retira do projeto as definições sobre o afastamento de dirigentes sindicais e altera o conteúdo a respeito da negociação coletiva no âmbito da administração pública estadual. Para André, as alterações atendem à autonomia dos poderes envolvidos e a estabilidade na legislação orçamentária. O projeto segue agora para apreciação da Comissão de Administração Pública.
Projeto proíbe exploração
de animais em eventos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia emitiu na última quinta-feira, 12, parecer pela legalidade ao Projeto de Lei (PL) 4.787/13, que proíbe, no território mineiro, a apresentação, a manutenção e a utilização de animais selvagens ou domésticos, sejam nativos ou exóticos, em espetáculos circenses ou quaisquer eventos que explorem essas espécies . O relator do projeto na CCJ, deputado André Quintão, opinou pela juridicidade da matéria. A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) deu parecer favorável ao projeto que agora segue para o Plenário em 1º turno. |