BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • EDIÇÃO N° 306 • 20/12/2013..


Deputado recebe prêmio por atuação na área de Assistência Social

Com presença da presidenta Dilma Rousseff, o autor da 1ª Lei Estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Brasil, deputado André Quintão, recebeu o reconhecimento Mérito CNAS – Prêmio Egli Muniz. A premiação foi conferida na última segunda-feira, 16, durante a IX Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília.

Instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Mérito selecionou cinco atuações relevantes e de interesse público para a política da área nas seguintes categorias: Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Usuários (as) do Suas; Lei do Suas estadual; Sistema de Justiça.

Além da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, representada pelo deputado André Quintão, foram premiados o Conselho Estadual do Ceará, o Conselho Municipal de Santos, o Movimento Nacional das Populações em Situação de Rua, e o promotor de Justiça Leonardo Dantas Nagashima.

Com forte atuação na área de assistência social, André é responsável pela realização de seminários, discussões técnicas, audiências e debates públicos em todo o Estado. “Em virtude desse trabalho, da lei do Suas e das emendas populares, além do contato constante com os conselhos de assistência social, trabalhadores, militantes sociais e entidades da sociedade civil, fizemos uma virada na trajetória da Assembleia em relação à assistência social. Dessa forma, saímos do trabalho nefasto do assistencialismo, voltando-nos para a formulação de políticas públicas que possibilitaram a criação de um espaço de interlocução com a sociedade civil.

A 1ª Edição do Mérito CNAS é uma homenagem a professora Egli Muniz, importante colaboradora no Conselho Nacional de Assistência Social.

Pronunciamento

Em sessão plenária realizada na última terça-feira, 17, André falou sobre a ampliação das políticas públicas de assistência social e suas consequências para o desenvolvimento do país, além de ressaltar o reconhecimento do CNAS ao trabalho realizado no âmbito da Assembleia de Minas.

Na ocasião, André destacou políticas importantes executadas no período de implantação do Suas: o fortalecimento do Cadastro Único como referência para um conjunto de políticas públicas sociais; a expansão dos programas de transferência de renda; o Benefício de Prestação Continuada; os programas Bolsa Família e Luz para Todos; as políticas de fortalecimento da agricultura familiar; e a expansão das oportunidades na educação tecnológica e superior.

“Esse conjunto de políticas e programas fez com que pudéssemos hoje comemorar a saída de mais de 40 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Em 2002, o orçamento destinado à assistência social era próximo de 10 bilhões; hoje, esse número chega a 68 bilhões, entre recursos aplicados em serviços socioassistenciais e programas de transferência de renda”, avaliou André.

De acordo com André, a grande extensão territorial de Minas Gerais tem reflexos em comunidades ainda longe das políticas públicas inclusivas. “Devido ao grande número de cidades, precisamos fortalecer a implantação do Suas nos municípios de Minas, garantindo o repasse para as equipes técnicas e fortalecendo a Proteção Social Especial às famílias que já tiveram seus direitos violados. Para isso, estamos empenhados em desenvolver políticas públicas e emendas ao orçamento e ao plano plurianual a fim de que o Estado avance nesse sentido”, concluiu.



 

Aprovadas 92 emendas populares com impacto de R$ 12,5 milhões em 2014

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nessa quinta-feira, dia 19, a Lei Orçamentária de 2014 e o projeto de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2012/2015) incluídas as emendas populares resultantes das audiências públicas realizadas no Estado. Este ano, a Comissão de Participação Popular (CPP) analisou 164 propostas e aprovou 132, gerando 42 emendas ao orçamento e 50 emendas ao PPAG.

Para o deputado André Quintão, presidente da CPP, a pluralidade das emendas aprovadas, contemplando as diversas áreas das políticas públicas, revela o contínuo amadurecimento da participação popular no debate das leis orçamentárias.

Durante três semanas, foram realizadas 15 audiências em todo o Estado, sendo 11 na Capital e quatro em diferentes regiões de Minas. Lideranças de sindicatos, ONGs, conselhos, movimentos sociais, agentes públicos e sociedade civil, tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas de mudanças no planejamento do Estado em relação às políticas públicas.

Além das emendas, 154 requerimentos resultantes das propostas populares serão encaminhados aos órgãos públicos pela Assembleia.

Confira, na próxima edição do nosso Boletim Eletrônico, o quadro com as áreas contempladas e as principais emendas.

SUL DE MINAS

Congada Jacuí

No dia 28, sábado, o deputado André Quintão visita o município de Jacuí, onde participa da Festa da Congada. O evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, no calçadão da Praça Presidente Vargas. Esse ano, o evento contou com emenda do deputado André Quintão.


Capitólio em festa

A cidade de Capitólio celebra na próxima sexta-feira, 27, sua emancipação política e elevação à condição de município. O deputado André Quintão estará na cidade, onde participa das comemorações e da inauguração de unidade do Proinfância.

 

Espaço Luiz Estrela conquista
cessão de prédio histórico

Em reunião realizada na última quarta-feira, 18, representantes do Espaço Comum Luiz Estrela e Governo assinaram um documento que transfere a cessão do casarão histórico, localizado no Santa Efigênia, para o grupo que ocupa o local. O prédio, que pertencia à Fhemig, estava sob responsabilidade da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Com a decisão, a comunidade passa a deter todas as obrigações administrativas do imóvel, inclusive as reformas no prédio. No local, será implantado um centro cultural com atividades formativas, de vivências artísticas, culturais e políticas. Até o término das obras, o governo irá disponibilizar uma quadra ao lado do casarão para prosseguimento das atividades. Para o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão, que realizou audiência pública para debater o tema, a legitimidade da ocupação e a intensa mobilização popular foram decisivas na conquista dos espaço.

Parlamentares aprovam extinção do auxilio-moradia

Depois de muita discussão, o Plenário da Assembleia de Minas aprovou na última quarta-feira, 18, em 2º turno, o Projeto de Resolução (PRE) 4.784/13, que modifica as regras para pagamento do auxílio-moradia a deputados estaduais. O PRE, de autoria da Mesa da Casa, foi aprovado na forma do substitutivo nº 1. As oito propostas de emendas apresentadas foram rejeitadas ainda no 1º turno de votação. De acordo com o texto do projeto, fica vedado o pagamento do auxílio-moradia a parlamentar proprietário de imóvel residencial na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pelo fato de residir no município, o deputado André Quintão optou, desde o início da legislatura, por não receber o auxílio-moradia. “Não é justo este tipo de benefício para parlamentares com domicílio eleitoral na Grande BH”, ressaltou.

Leia mais:

Iniciada discussão de projeto sobre auxílio-moradia

Fim do auxílio-moradia é aprovado em 1º turno


Projeto votado em 1º turno quer proibir incineração de lixo em Minas

Com o objetivo de proibir o uso da tecnologia de incineração no processo de destinação final dos resíduos sólidos urbanos, a Assembleia Legislativa aprovou nessa quarta-feira, 18, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 4.051/13. A proposição, de autoria do deputado André Quintão, foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto faz referência a resíduos sólidos urbanos provenientes do sistema de coleta do serviço público de limpeza urbana. O descumprimento da proibição prevista no projeto acarretará em sanções estabelecidas na Lei Federal 9.605/98, e no Decreto 6.514, de 2008, além da aplicação de multa. De acordo com André, a iniciativa contempla tanto questões ambientais e de saúde pública (devido à eliminação das cinzas tóxicas geradoras dos gases de efeito estufa) quanto quesitos sociais, como a geração de renda dos catadores de materiais recicláveis.

Leia mais:
Aprovado em 1º turno projeto que proíbe incineração de lixo

Aprovada proposição que
combate a discriminação racial

Em Reunião Extraordinária realizada na última quarta-feira, 18, o Plenário da Assembleia de Minas aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 1.346/11, que estabelece diretrizes e objetivos para a formulação da política estadual de combate às discriminações racial e étnica. De autoria dos deputados André Quintão e Durval Ângelo, a proposição foi aprovada com a emenda nº 1, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). O projeto estabelece oito diretrizes que devem ser observadas na formulação da política estadual de combate às discriminações racial e étnica e determina cinco objetivos para a política. O PL segue agora para sanção do governador.

Leia mais:
Projetos de inclusão social são aprovados em Plenário


Agricultura familiar tem projeto aprovado em 2º turno

O Plenário da Assembleia de Minas aprovou nesta quarta-feira, 18, em 2º turno, o PL 177/11, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (Pedraf). O PL foi aprovado com a emenda nº 1, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), e a subemenda nº 1, apresentada em Plenário pelo Bloco Minas Sem Censura, à emenda nº 2, da mesma comissão. O objetivo do projeto é orientar as ações de governo voltadas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário e para o fortalecimento da agricultura familiar, garantida a participação da sociedade civil organizada. Durante a fase de avaliação pelas Comissões, o projeto original incorporou o substitutivo nº 2, proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Barbacena e Região (Sinter). A solicitação foi apresentada ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão, e transformada na Proposta de Ação Legislativa (PLE) 1.671/ 12.

 

 
 
 
   
 
 


Edição:
Assessoria de Comunicação | Programação Visual: Anderson Rodrigo |Fotos: ALMG

 
 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email newsletter@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.