BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • EDIÇÃO N° 322 • 23/05/2014..


ALMG debate demarcação
de terras indígenas

Na próxima segunda-feira (26), a Assembleia Legislativa de Minas recebe a conferência da Câmara dos Deputados sobre o Processo de Demarcação de Terras Indígenas para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Federal 215/2000. O encontro, promovido pela Comissão Especial da Câmara, será às 14h, no Auditório, e busca ampliar o debate com as autoridades e a sociedade para aprimorar a PEC.

A PEC 215/00 que propõe a transferência da responsabilidade da demarcação de terras indígenas da União para o Congresso Nacional, prevendo a revisão das terras já demarcadas, é alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) apresentada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o deputado André Quintão, a PEC fere o "direito-originário"  dos povos indígenas às suas terras. “A Terra é o principal elemento da manutenção da cultura indígena, onde o índio planta, faz seu ritual e vive em comunidade. A demarcação deve ser um ato técnico, de responsabilidade da União, e não dependente de tramitação no legislativo”, afirma o deputado.

O Grupo de Trabalho da Câmara Federal, com a participação de indígenas, indigenistas e parlamentares,  elaborou o relatório sobre o assunto.

Clique aqui e veja o documento

 

 
BH realiza ato contra a violência sexual infanto-juvenil

No dia 20 de maio, centenas de pessoas participaram do “Abraçando o Parque”, no Parque Municipal de Belo Horizonte. A ação marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). O deputado André Quintão esteve presente no “Abraço” que chama atenção da população para atuar nas ações de enfrentamento. A possibilidade concreta do aumento de casos de exploração sexual infanto-juvenil no período de realização da Copa do Mundo, também foi uma abordagem da ação.

André é o autor da emenda,  na Lei Estadual da Copa, que prevê ações para o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual durante o evento. “A Copa tem o seu legado positivo como as melhorias de infraestutura, o crescimento do turismo e as oportunidades de trabalho, mas a população precisa denunciar os casos de  trabalho infantil, além de exploração e turismo sexual de crianças e jovens. Precisamos fortalecer as ações de combate e prevenção”, afirma.

As denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas por meio do Disque 100.

Clique aqui e veja a entrevista do André sobre o assunto.

Dilma sanciona Lei contra a exploração
sexual de crianças e adolescentes

A presidenta Dilma Roussef sancionou, na última quarta-feira (21), a Lei que torna crime hediondo a exploração sexual infanto-juvenil. Em vigor na Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Lei prevê pena de quatro a dez anos de reclusão para quem comete o crime, aplicável também a quem facilita a prática. Incorrerá na mesma pena quem for pego praticando sexo ou outro ato libidinoso com menores de 18, em situação de exploração.

 

CPP aprova os requerimentos sobre “Depoimento Sem Dano”
 
Na quarta-feira (21), a Comissão de Participação Popular (CPP) aprovou requerimentos da audiência pública sobre a implantação da sala de audiências especiais e a utilização da metodologia “Depoimento Sem Dano” (DSD), no Centro Integrado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.

As solicitações tratam da suspensão da implantação da sala de audiências especiais e a retomada do Grupo de Trabalho do Tribunal de Justiça do Estado de Minas (TJMG) envolvendo as entidades profissionais e de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, foi solicitado aos Conselhos Nacional (CONANDA) e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA) que façam ampla discussão sobre a metodologia “Depoimento sem Dano”. Foi aprovado, ainda, visita da CPP, dos Conselhos Regionais de Serviço Social e Psicologia e do CMDCA à Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG.

 

Recursos para o Festivale e o Mucuriarte

No dia 21 de maio, o deputado André Quintão se reuniu com a Secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, para discutir as emendas populares da Comissão de Participação Popular (CPP) destinadas à realização do 31ª Festivale e do 2ª Mucuriarte. No encontro a Secretária sinalizou positivamente para a  liberação das emendas, observando as exigências da legislação eleitoral e os procedimentos técnicos necessários para o repasse dos recursos.

Desde 2010, emenda popular da CPP garante recursos para a realização do Festivale, no Jequitinhonha. No ano passado, pela primeira vez, o Mucuri organizou o seu festival. “Essas festividades são um importante espaço para expressão e o intercâmbio das diversas manifestações populares, garantindo a identidade cultural, política e social das regiões”, afirma André que preside a CPP.

Caravana da Participação visita Diamantina e Araçuaí

Na tarde desta sexta-feira (23), o deputado André Quintão e parlamentares do Partido dos Trabalhadores estiveram na cidade de Araçuaí para mais uma edição da  “Caravana da Participação”, coordenada pelo ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.  A iniciativa tem o objetivo de elaborar o plano de governo do PT, de forma coletiva, dialogando com lideranças locais das diversas regiões de Minas.

Em Araçuaí, aconteceu encontro com prefeitos do Médio Jequitinhonha e plenária com entidades de classe e movimentos sociais. 

Na quinta-feira (22), a Caravana esteve em Diamantina , onde se encontrou com o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e servidores da instituição para debater o papel do Ensino Superior no desenvolvimento do Estado.

Encontro com o diretório
do PT em Sabará

No domingo (25), o deputado André Quintão se reunirá com o diretório do PT de Sabará para discutir a conjuntura política e social do Estado. As atividades começam às 8h30 na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade.

 

ALMG realiza 3ª Marcha Contra o Crack e Outras Drogas

Neste sábado (24), acontece em Belo Horizonte a 3ª Marcha Contra o Crack e outras Drogas. Com o tema “A paz nas escolas e a defesa da vida”, a Marcha tem a concentração prevista para às 9h, em frente ao Colégio Estadual Central, localizado na Rua Fernandes Tourinho, 1020, bairro Lourdes. O deputado André Quintão estará presente na mobilização, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que deverá percorrer as Avenidas do Contorno e Olegário Maciel e a Rua Martim de Carvalho antes de chegar à sede do Parlamento mineiro.

Pedro Patrus realiza mais
uma edição do “Dialogar BH”

No dia 27 de maio, o vereador Pedro Patrus realiza mais uma edição do Ciclo de debates “Dialogar BH”,  com o objetivo de discutir assuntos relevantes da conjuntura política e social de Belo Horizonte e do país. Com o tema “Resistência Cultural e a Ocupação da Cidade”, o encontro acontecerá às 19h, no Clube Mineiro da Cachaça, localizado na Rua Mármore, 373, bairro Santa Tereza.

PT realiza Encontro Estadual

O Partido dos Trabalhadores realizará nos dias 30 e 31 de maio Encontro Estadual de Tática Eleitoral de Minas Gerais. Abertura oficial contará com a presença da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula e do presidente do PT Nacional, Rui Falcão.

No encontro, que terá a presença de 500 delegados, serão definidas as diretrizes do Programa de Governo, a política de alianças e a indicação de Fernando Pimentel como pré-candidato do PT ao Governo do Minas.
O Encontro será no Minascentro, localizado na Av. Augusto de Lima, 785, bairro Lourdes.

Clique aqui e veja o horário e a programação do evento.

 

 
 
 
   
 
 


Edição:
Aline Teixeira | Programação Visual: Anderson Rodrigo |Fotos: ALMG

 
 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.