andre quintão  
 
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • EDIÇÃO N° 335 • 28/11/2014..


bolsa reciclagemCPP discute situação da ocupação Isidora

Ao som de cantos de luta, o movimento pela garantia de direitos das famílias nas ocupações em Belo Horizonte reuniu parlamentares, representantes do Poder Público, entidades da sociedade civil e moradores no Plenário da Assembleia Legislativa. Nesta sexta-feira (28) a Comissão de Participação Popular discutiu a reintegração de posse que, se cumprida, atingirá mais de 4 mil famílias na região Norte da cidade.

Com o tema “Direitos Humanos, Dignidade e Moradia, Ocupações Isidora: Rosa Leão, Esperança e Vitória na luta pelos seus direitos”, o encontro, a pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte e da PUC Minas, debateu problemas enfrentados pelos moradores como falta de saneamento básico, acesso precário aos serviços de saúde, além da ameaça constante da intervenção da Polícia Militar no processo de despejo. Os moradores denunciaram, ainda, os atuais Governos Estadual e Municipal pela falta de uma política habitacional efetiva e de diálogo com as comunidades.

Devemos evitar qualquer ação violenta que possa retirar os moradores das ocupações. Queremos diálogo e que o Poder Público garanta o direito dessas famílias a partir de programas habitacionais”, afirmou o deputado André Quintão ao defender o preceito constitucional segundo o qual a propriedade privada deve estar submetida ao interesse público e não servir apenas para a especulação imobiliária. O presidente da CPP destacou, ainda, a disposição do Governador eleito, Fernando Pimentel, em equacionar na sua futura gestão a situação das ocupações em Minas com um programa efetivo de habitação.



 

Parlamento Jovem 2015

bolsa reciclagemCada vez mais engajados, os participantes do Parlamento Jovem de Minas escolheram o tema que será trabalhado em 2015: “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

A temática traz grandes desafios para os jovens, uma vez que o Brasil apresenta índices de criminalidade muito elevados e alarmantes, quando comparados aos indicadores de outros países. Os jovens são os mais vitimizados por essa violência. Enquanto na população não jovem 9,9% do total de mortes correspondem às causas externas, entre os jovens esse indicador sobe para 73,2%, sendo o homicídio a causa mais frequente.

Próxima edição poderá ter mais 14 municípios

A próxima edição do Parlamento Jovem de Minas poderá ter a participação de estudantes de mais 14 municípios do Estado. Somados aos 27 municípios representados na 11ª edição do evento, serão 41 cidades que mobilizarão alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio para discutir e elaborar sugestões sobre o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

Para participar do Parlamento Jovem, as Câmaras Municipais devem entrar em contato com a Escola do Legislativo e manifestar o interesse. Um dos pré-requisitos é que o parlamento municipal já ofereça atividades de educação para cidadania ou esteja comprometida com um programa visando desenvolvê-las.

 

Tradicional Cantata inaugura decoração de Natal da ALMG

Os festejos natalinos promovidos pela Assembleia Legislativa terão uma novidade: a decoração da Praça Carlos Chagas será feita com peças produzidas por associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, iniciativa que reforça o compromisso da ALMG com a sustentabilidade e a inclusão socioprodutiva dos trabalhadores. A abertura das comemorações será na próxima quarta-feira (3/12), a partir das 18 horas, com a tradicional Cantata de Natal.

Além da decoração especial, o Natal da ALMG contará com um Presépio, inaugurado no dia 3 com a presença do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

25ª Feira Nacional de Artesanato

Belo Horizonte irá mais uma vez se render à beleza e sutileza do artesanato. Entre os dias 2 e 7 de dezembro a cidade sedia a 25ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece no Expominas (Av. Amazonas, 6200 - Gameleira). Com o tema “Festas Populares do Brasil” o evento busca levar aos mineiros toda a diversidade dos artesãos brasileiros.

A Feira é uma ótima oportunidade para os artesãos realizarem vendas e fazerem contatos, além de participarem de consultorias voltadas ao empreendedorismo visando auxiliar no seu crescimento profissional.

Clique aqui e saiba mais.

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Belo Horizonte recebe na próxima semana a 9ª edição da “Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério do Sul”, no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450). Ao todo, 41 produções abordando questões de direitos humanos serão exibidas gratuitamente.

Clique aqui e saiba mais

 

 
 
   
 
 


Edição:
Aline Teixeira | Programação Visual: Anderson Rodrigo |Fotos: ALMG

 
 


Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.