andre quintão  
 
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • EDIÇÃO N° 336 • 05/12/2014..


bolsa reciclagemCPP conclui análise das propostas populares ao PPAG

Em dois dias de intenso trabalho a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concluiu a apreciação de 135 Propostas de Ação Legislativa (PLE's) elaboradas a partir das 226 sugestões populares apresentadas nas audiências de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para o exercício de 2015. Quarenta e sete emendas ao (PPAG), 35 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e 139 requerimentos foi o saldo das reuniões desta semana. Apenas 10 propostas foram rejeitadas.

“Tivemos sugestões em todas as áreas de resultado que compõem o PPAG, mostrando a pluralidade da iniciativa popular no processo, o que é muito importante para que tenhamos um orçamento cada vez mais participativo e comprometido com as demandas expressas pela sociedade”, afirmou o deputado André, que preside a CPP.

Das 226 proposições populares levadas ao Parlamento mineiro, 58 foram encaminhadas por meio da consulta virtual, uma novidade apresentada pela ALMG este ano.

Entre as propostas aprovadas, destacam-se ações que fortalecem a Agricultura Familiar, especialmente, os projetos de capacitação dos agricultores para a comercialização dos alimentos e a implantação de agroindústrias em assentamentos de reforma agrária e atingidos de barragem. Foram, ainda, assegurados recursos para a realização da Agriminas e o desenvolvimento da cadeia produtiva de queijos artesanais.

A recomposição dos valores do Piso Mineiro de Assistência Social que garante recursos para a totalidade dos municípios de Minas e a aquisição de equipamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram emendas acolhidas pela CPP que aprimoram o Sistema Único da Assistência Social. Já nas ações destinadas às crianças e adolescentes destacam-se a reforma dos centros socioeducativos e apoio aos Conselhos Tutelares.

Na área dos Direitos Humanos foi aprovada a destinação de recursos à Comissão da Verdade garantindo o direito à memória, à verdade e à justiça com relação ao período do regime militar. A elaboração do Plano Estadual de Segurança Hídrica e ações para a promoção dos direitos da população LGBT são propostas inovadoras, também acolhidas pela comissão.

Sugestões como a ampliação dos recursos para o Bolsa Reciclagem, realização dos Festivais e festas indígenas, ampliação do bolsa aluno das Escolas Família Agrícola e apoio às feiras da economia popular solidária são outros exemplos de emendas acatadas pela CPP.

Na próxima semana, as proposições da comissão serão apreciadas e votadas pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e, posteriormente, encaminhadas ao Plenário.



 

Parlamento Jovem 2014 tem
propostas apreciadas pela CPP

bolsa reciclagemNesta quinta-feira (4), três Propostas de Ação Legislativa elaboradas pelo Parlamento Jovem de Minas/2014 foram apreciadas e acolhidas pela Comissão de Participação Popular com a aprovação de 11 requerimentos. Com o tema “Envelhecimento com Qualidade de Vida” as propostas tratam de questões relacionadas à saúde, a educação e ao protagonismo político dos idosos.

Entre os encaminhamentos feitos pela CPP estão pedidos de providência ao Governo Estadual para a qualificação continuada dos profissionais que atuam nos serviços de saúde visando o melhor atendimento à terceira idade. A garantia da inclusão digital, o desenvolvimento de atividades intergeracionais e ampliação e aprimoramento dos serviços de convivência para os idosos foram outras proposições aprovadas pela comissão.

“Fico satisfeito de mais uma vez os jovens terem demostrado engajamento e maturidade nas discussões. É necessário que o Poder Público compreenda que nossa pirâmide etária está se invertendo e promova políticas que atendam efetivamente essa demanda. Queremos que os idosos tenham qualidade de vida, bom atendimento na saúde, renda digna e respeito dos mais jovens”, afirma o deputado André, presidente da CPP.

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado a estudantes dos Ensinos Médio e Superior que aproxima a juventude do Legislativo estadual de uma maneira sistematizada e com formação para a cidadania. Realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, a edição deste ano do programa contou com a participação de 27 municípios, contabilizando cerca de 1 mil estudantes envolvidos.

 

bolsa reciclagemSeguridade social de catadores é discutida na ALMG

Debater a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na categoria previdenciária de “Segurado Especial” é o objetivo da Audiência Pública que acontece no dia 9, às 9h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Proposta de Emenda à Constituição nº 309/2013, que tramita da Câmara dos Deputados, garante aos catadores a mesma regra previdenciária em que estão os produtores rurais e pescadores artesanais.

De acordo com as regras previdenciária para o “Segurado Especial” aplica-se uma alíquota diferenciada (2,3%) sobre o resultado da comercialização da produção para o cálculo da contribuição. Além disso, os trabalhadores têm assegurados auxílio-doença no valor de um salário mínimo e aposentadoria por idade de 55 anos para as mulheres e 60 para os homens. A medida deve beneficiar aproximadamente 500 mil trabalhadores pelo país.

“As características da profissão, como a exposição às diversas condições climáticas, o intenso trabalho braçal e a remuneração a partir do que é coletado, exigem ampla análise a fim de que esse trabalhador tenha um enquadramento adequado as suas reais condições de trabalho junto à Previdência”, afirma o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão.

 

 

8ª Semana de Direitos Humanos

O Tráfico de Pessoas, a Migração, o Direito à Manifestação, a Igualdade Racial, a Tolerância Religiosa são algumas das temáticas que serão abordadas na 8ª edição da Semana de Direitos Humanos. Entre os dias de 9 a 12 de dezembro, seminários, oficinas, exposições e apresentações artísticas variadas irão discutir ações em prol dos direitos humanos. A abertura da semana acontece na terça-feira (9), às 14h, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG (av. João pinheiro, 100, centro).

A Semana de Direitos Humanos é um evento internacional com o objetivo de reunir atores da sociedade civil, da comunidade universitária e dos movimentos sociais. Foi criada pelas Nações Unidas para fomentar a reflexão e a efetivação dos direitos humanos, e acontece na mesma semana em que se comemora a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada em 1948 na Assembleia Geral da Organização das Nações.

Clique aqui e veja a programação

 

 

 
 
   
 
 


Edição:
Aline Teixeira | Programação Visual: Anderson Rodrigo |Fotos: ALMG

 
 


Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.