CPP conclui análise das
propostas populares ao PPAG
Em dois dias de intenso trabalho a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concluiu a apreciação de 135 Propostas de Ação Legislativa (PLE's) elaboradas a partir das 226 sugestões populares apresentadas nas audiências de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para o exercício de 2015. Quarenta e sete emendas ao (PPAG), 35 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e 139 requerimentos foi o saldo das reuniões desta semana. Apenas 10 propostas foram rejeitadas.
“Tivemos sugestões em todas as áreas de resultado que compõem o PPAG, mostrando a pluralidade da iniciativa popular no processo, o que é muito importante para que tenhamos um orçamento cada vez mais participativo e comprometido com as demandas expressas pela sociedade”, afirmou o deputado André, que preside a CPP.
Das 226 proposições populares levadas ao Parlamento mineiro, 58 foram encaminhadas por meio da consulta virtual, uma novidade apresentada pela ALMG este ano.
Entre as propostas aprovadas, destacam-se ações que fortalecem a Agricultura Familiar, especialmente, os projetos de capacitação dos agricultores para a comercialização dos alimentos e a implantação de agroindústrias em assentamentos de reforma agrária e atingidos de barragem. Foram, ainda, assegurados recursos para a realização da Agriminas e o desenvolvimento da cadeia produtiva de queijos artesanais.
A recomposição dos valores do Piso Mineiro de Assistência Social que garante recursos para a totalidade dos municípios de Minas e a aquisição de equipamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram emendas acolhidas pela CPP que aprimoram o Sistema Único da Assistência Social. Já nas ações destinadas às crianças e adolescentes destacam-se a reforma dos centros socioeducativos e apoio aos Conselhos Tutelares.
Na área dos Direitos Humanos foi aprovada a destinação de recursos à Comissão da Verdade garantindo o direito à memória, à verdade e à justiça com relação ao período do regime militar. A elaboração do Plano Estadual de Segurança Hídrica e ações para a promoção dos direitos da população LGBT são propostas inovadoras, também acolhidas pela comissão.
Sugestões como a ampliação dos recursos para o Bolsa Reciclagem, realização dos Festivais e festas indígenas, ampliação do bolsa aluno das Escolas Família Agrícola e apoio às feiras da economia popular solidária são outros exemplos de emendas acatadas pela CPP.
Na próxima semana, as proposições da comissão serão apreciadas e votadas pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e, posteriormente, encaminhadas ao Plenário.
|