Continuam, nas ruas de várias capitais, as manifestações contra o Governo interino de Michel Temer. Em Belo Horizonte, um novo Ato Público foi convocado para esta quarta-feira, 25, às 17 horas, na Praça Afonso Arinos, no Centro, pela Ocupação Mata Machado, de estudantes da Faculdade de Direito da UFMG, e a Frente Brasil Popular, que reúne vários movimentos sociais.
Dilma foi recepcionada por
uma multidão em BH
Na última sexta feira, 19, a presidenta eleita Dilma Rousseff foi recebida por cerca de 30 mil pessoas no centro de Belo Horizonte, em sua primeira participação em um ato público depois de afastada temporariamente pelo processo de impeachment. Os manifestantes se reuniram na Praça Afonso Arinos e caminharam até o hotel no centro da capital, onde Dilma veio abrir o 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. A presidenta foi até a rua discursar para a multidão e se emocionou. “Fui recebida aqui por uma manifestação que demonstrava uma energia e uma força que só o povo tem quando resolve lutar pelos seus interesses”, afirmou, ao abrir seu discurso durante o Encontro. Dilma fez sérias críticas ao ministério de Temer e às primeiras medidas anunciadas: “As decisões mostram um grande retrocesso” , disse, e reafirmou que é um governo provisório porque não é produto da escolha popular. “É minha absoluta obrigação resistir, vou lutar contra isso até o fim”.
O 5º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais reuniu mais de 400 comunicadores sociais de todo o País de sexta-feira a domingo e aprovou, ao final, uma extensa “Carta de Belo Horizonte”, em que defendem a resistência aos retrocessos sociais em todos os setores e a denúncia à imprensa internacional da intervenção ilegal na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Veja o vídeo do ato em apoio à Dilma Rouseff em Belo Horizonte, clique aqui.
Brasil Ocupado
Todos os 26 estados e o Distrito Federal têm hoje prédios do Ministério da Cultura, como a Funarte em Belo Horizonte, ocupados por artistas, gestores e militantes da área cultural, que se mantém mobilizados mesmo após o recuo do presidente interino Michel Temer em extinguir o Ministério. As 27 ocupações buscam chamar atenção para a ilegitimidade do governo e os cortes já anunciados. Artistas como Patricia Pillar, Marieta Severo, Andrea Beltrão, Jards Macalé e Caetano Veloso já se posicionaram contra o Governo Temer e marcam presença nas ocupações. Neste vídeo, artistas lançam Manifesto Nacional Pela Democracia.
|