 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
|
|
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • EDIÇÃO
N° 348 • 24/06/2016.. |

Governo de Minas lança conjunto de ações integradas para combater a pobreza no campo
Será lançado na quarta-feira, dia 29, às 9h, no Palácio Tiradentes da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, um conjunto de ações integradas de “Enfrentamento à Pobreza no Campo”. São programas e ações de 15 órgãos e instituições do Estado que se voltarão, de forma articulada, para a promoção e o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, da agricultura familiar, de empreendimentos solidários e do acesso aos serviços públicos de saúde, educação, assistência social, saneamento básico, assistência técnica rural e qualificação profissional, entre outros. A estratégia envolve a busca ativa das famílias pobres, a estruturação de equipamentos públicos e parcerias com os municípios e movimentos sociais, tudo articulado por um grupo gestor.
O deputado André Quintão participará da solenidade. André foi um dos idealizadores do enfrentamento integrado à pobreza no campo, quando esteve à frente da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), autora da iniciativa. “A pobreza na área rural tem causas múltiplas e a intervenção articulada de várias políticas públicas potencializa os resultados”, explica o deputado. Ele observa, ainda, que o incremento dos empreendimentos solidários em diversas áreas e da produção e comercialização da agricultura familiar contribui para a diversificação e sustentabilidade da economia mineira, conforme as diretrizes do Governo Pimentel.
Entrega de veículos - Na solenidade, haverá a entrega de 34 veículos para uso dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e das equipes volantes, para atuação nas áreas rurais. O Enfrentamento à pobreza no campo apoiará as comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, os pré-assentados e assentados da Reforma Agrária, especialmente nos Territórios do Norte e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, onde estão concentrados os índices de pobreza mais altos.
Segundo o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS/IPEA) de 2015, Minas concentra os 30 municípios do Sudeste onde a vulnerabilidade social é muito alta, sendo que 27 deles estão nos Territórios acima citados. Em conjunto, nesses territórios, a população rural representa 30% e neles estão também concentrados 40,6% das famílias extremamente pobres inscritas no CadÚnico.
|
|
|

Moradores de Ocupação debatem
Economia Popular Solidária
Reforma urbana e Economia Popular Solidária (EPS) foram temas debatidos no encontro “Por uma BH popular e solidária,” realizado no último sábado, 17, que reuniu o deputado André Quintão, o deputado federal Patrus Ananias, o professor da UFMG Roberto Monte Mor, a presidenta da Central de Movimentos Populares/MG, Antônia de Pádua, e movimentos de juventude, de luta por moradia e de economia solidária. O encontro aconteceu na ocupação Zezeu Ribeiro e Norma Lúcia, antigo prédio do INSS no centro de BH e moradia de 150 famílias.
André destacou a importância de que a EPS alcance novos espaços na cidade, lembrando que se trata de uma alternativa de produção e comercialização com valores que se diferem da competitividade, como a união, o cooperativismo, a sustentabilidade, podendo exercer papel relevante na diversificação econômica de Minas. “A sociedade precisa conhecer a Economia Popular Solidária e por isso precisamos ocupar os espaços como estamos fazendo hoje. Ela é uma alternativa ao capitalismo cruel e é uma saída viável de geração de renda para as famílias das ocupações”, citou. O deputado, que foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, apontou quesitos importantes de apoio do poder público e da sociedade para que a Economia Solidária “dê um salto”: assessoramento e qualificação aos empreendedores; concessão de crédito rotativo (criação de um fundo solidário); e visibilidade, através das feiras, pontos fixos de comercialização e das compras públicas. “No atual momento político em que vivemos é fundamental aliar pautas e movimentos para pensarmos saídas democráticas coletivas”, afirmou o deputado.
|
|
Frente Parlamentar e Popular em
Defesa da Previdência Social é lançada
Nesta quinta-feira, dia 23, foi lançada, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar e Popular Mineira em Defesa da Previdência Social. O objetivo é fortalecer os movimentos de resistência dos trabalhadores, aposentados e pensionistas às propostas do governo interino de Temer. A Frente Mineira une-se á Frente Parlamentar Mista já lançada no Congresso Nacional. Na solenidade, que lotou o Plenário, foram destacados os cinco principais pontos propostos pelo governo que reduzem direitos trabalhistas e conquistas sociais: 1)idade mínima de 65 anos para aposentadoria; 2)aumento ainda maior do tempo de contribuição e idade para as mulheres; 3)igualar regras da aposentadoria urbana e rural; 4) piso do INSS seja inferior ao salário mínimo e que regras de revisão reduzam o poder de compra das aposentadorias e pensões; 5)aumento da contribuição previdenciária do trabalhador.
|
|

FFO discute dificuldades econômicas que afetam o Governo mineiro
O deputado André Quintão participou nesta terça-feira, dia 22, da audiência pública convocada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) sobre as metas fiscais do Governo de Minas referentes ao terceiro quadrimestre de 2015 e o primeiro deste ano. Representando a Secretaria de Estado da Fazenda, Osmar Teixeira de Abreu, superintendente da Central de Governança de Ativos e Dívida Pública, informou que há superavit nas contas até abril, mas a previsão para o ano permanece de deficit, assim como ocorreu em 2015, em decorrência das dificuldades econômicas do País e do deficit herdado da administração passada. Em 2015, o déficit foi de R$ 8,9 bilhões. O crescimento da receita tributária de 2015 para 2016, nos primeiros quatro meses de cada ano, foi de apenas 7%, sem considerar a inflação. Segundo o superintendente, a renegociação da dívida pelo governo interino de Michel Temer representa o adiamento de R$ 3 bilhões que seriam devidos à União nos próximos seis meses. Isso, entretanto, não garante disponibilidade para novos investimentos.
O deputado André Quintão lembrou que a economia mineira é muito dependente de commodities, afetados pela crise internacional, e destacou que, neste quadro, é preciso buscar alternativas de arrecadação e fazer escolhas, como tem feito o Governo Estadual, e entre elas está não penalizar a máquina administrativa, responsável por serviços essenciais prestados à população. Ele citou que as despesas com educação e saúde alcançaram o exigido pela Constituição (25% para a educação e 12% para a saúde). Lembrou, ainda, do bom acordo feito com os trabalhadores da Educação e na Assistência Social dos repasses em dia do Piso Mineiro aos 853 municípios. “Enquanto o governo anterior executou 14% deste valor, nós garantimos 100% em 2015”, citou.
|
|
|

Debate Público lembra 20 anos
da LOAS em Belo Horizonte
“Os 20 anos de implementação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) em Belo Horizonte” serão lembrados em um Debate Público na Câmara Municipal, promovido pelo vereador Pedro Patrus. O deputado André Quintão será um dos expositores. André foi secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte no período (1994/96), responsável pela implantação da LOAS. E quando vereador da capital, foi o autor da Lei Municipal 7.427/1997, que regulamenta as parcerias entre o poder público e entidades da sociedade civil no âmbito da política de assistência social. O debate abordará as conquistas advindas da construção do SUAS e os desafios hoje, frente aos retrocessos na proteção social promovidos pelo governo interino de Michel Temer. Faça sua inscrição, clique aqui.
|
|

Plenária
O vereador de Belo Horizonte, Pedro Patrus, realiza neste sábado, de 9h às 13h, no centro da capital, a Plenária do mandato. O encontro contará com a presença do professor Malco Camargos, doutor em Ciências Políticas e professor da PUC Minas, que vai debater o tema “A crise política e os desafios das eleições municipais”. Veja mais detalhes do evento, clique aqui.
Encontro de Orientação Financeira
e Eleitoral no sábado
O Diretório Estadual do PT realiza neste sábado, dia 25, na Escola Sindical, em Belo Horizonte, o Encontro de Orientação Financeira e Eleitoral, destinado a pré-candidatos, coordenadores, contadores e advogados das campanhas nas regiões Metropolitana, Centro Oeste e Médio Piracicaba. O objetivo é esclarecer as mudanças na Lei Eleitoral, os novos prazos e regras para publicidade, prestação de contas, entre outros procedimentos necessários. Este é o último de dez encontros, que já abrangeram todas as regiões do Estado.
|
|
|
|
|
|
|
|