
Minas abre 4º Jogos dos Povos Indígenas
A Terra Maxakali Aldeia Verde, no município de Ladainha, no Vale do Mucuri, é a anfitriã da quarta edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais, que começa nesta sexta-feira, 1º de Julho, e vai até o domingo, dia 3, com intensa programação. A quinta-feira foi dia de receber as delegações das diversas etnias de todas as regiões do Estado. Participam das competições cerca de 600 indígenas.
O Mandato do deputado André Quintão está presente em Ladainha. Desde os 1 º Jogos dos Povos Indígenas de Minas, um antigo sonho de diversas etnias que se tornou realidade em 2012, o evento se viabiliza com recursos de emenda da Comissão de Participação Popular (CPP) ao Orçamento do Estado e parceria do Mandato na organização. Este ano, à emenda, foi acrescido um suplemento da Secretaria de Estado da Educação e da Prefeitura de Ladainha, totalizando R$ 304,5 mil, que garantiram a competição e também a reforma de um antigo casarão situado dentro da Aldeia, como legado para a comunidade Maxakali.
“Os jogos indígenas têm enorme importância para a promoção do intercâmbio entre as etnias, das práticas esportivas nas aldeias e da preservação e valorização das culturas tradicionais no País”, afirma André. Este ano, as disputas se darão nas seguintes modalidades: Derruba o Toco, Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Zarabatana, Corrida do Maracá, Bodok, Arremesso de Lança e Futebol. Os três primeiros colocados em cada modalidade receberão troféus tradicionais, produzidos pelos próprios indígenas. Os primeiros Jogos dos Povos Indígenas de Minas foram sediados pelo Povo Xacriabá, em São João das Missões, em 2012. A segunda edição aconteceu na Aldeia Guarani Pataxó, em Carmésia, em 2013, e a terceira foi recebida pelos Krenak em Resplendor, em 2014.
“Novos Encontros” - As comunidades indígenas também estão presentes no Programa “Novos Encontros”, lançado esta semana, de Enfrentamento à Pobreza no Campo, que envolve o fomento à Economia Popular Solidária, a Segurança Alimentar e a ampliação do acesso às políticas públicas. No lançamento, foram entregues veículos para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) como suporte às equipes volantes que atendem comunidades rurais. Os seguintes municípios foram contemplados para o atendimento aos indígenas: Açucena-Pataxó, Machacalis-Maxacali, Bertopolis- Maxacali, Santa Helena- Maxacali, Caldas-Xucuru Cariri, Carmésia-Pataxó, Ladainha-Maxacali, Martinho Campos-Caxixo, Pompéu-Caxixo, Teófilo Otoni-Maxacali, Araçuai- Pankararu/Pataxó). |