CONGEMAS repudia Decreto do Governo Federal sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) divulgou esta semana uma Nota de Repúdio, com pedido de anulação, ao Decreto 8.805/2016, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), que altera o regulamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a idosos e pessoas com deficiência que não têm renda para se manter. Na Nota, o Congemas pede a anulação do Decreto por ter sido decisão unilateral, não discutido e pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e nem deliberado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
O Decreto exige que os beneficiários do BPC realizem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e fixa o prazo de 120 dias, a partir da publicação do decreto, para integração do BPC ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que ficará responsável pela inscrição e manutenção. Aqueles que não se regularizarem junto ao CadÚnico, que até hoje era facultativo, terão o BPC suspenso.
Clique aqui para ler a Nota
Congresso de Direito Eleitoral
Aconteceu na Escola do Legislativo nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, o Congresso Mineiro de Direito Eleitoral, promovido pela Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil/MG. O encontro teve por objetivo apresentar e discutir as principais regras das eleições municipais de 2016, os pontos relevantes das minirreformas eleitorais de 2013 e de 2015 e suas implicações para a conduta dos candidatos envolvidos em campanhas eleitorais.
Festival Nacional de Arte
e Cultura MST
Entre os dias 20 e 24 de julho o MST irá promover o Festival Nacional de Artes e Cultura da Reforma Agrária, que receberá toda a produção cultural e artística do campo brasileiro. A programação reunirá a cultur dos acampamentos da Reforma Agrária, desenvolvida nestes mais de 30 anos de luta do movimento. O Festival também conta com a Mostra de Poesia “Versando Rebeldia”, com o Festival de Música "Da Luta Brotam Vozes de Liberdade", feira de produtos da reforma agrária de todo o território nacional, espaço gastronômico "Culinária da Terra", instalações de artes plásticas, intervenções cênicas e shows gratuitos com atrações regionais e nacionais. Veja mais detalhes no evento, clique aqui.
Violões pela Cidade
Na próxima quarta-feira, dia 20, o violonista e compositor Juarez Moreira será homenageado e fará um show compartilhado com integrantes do projeto “Violões pela Cidade” no Teatro Marília, em Belo Horizonte, às 20 horas. O Projeto está em sua terceira edição, teve início no último dia 2 de julho e segue até novembro com oito apresentações em centros culturais de BH, sempre gratuitas, com o propósito de contribuir com o acesso democrático da cultura. Integram o projeto os músicos Artur Miranda Azzi, Lucas Telles, Anderson Reis e Stanley Levi. O Teatro Marília fica à Av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia, e tem 250 lugares.
|