 |
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 352 • 22/07/2016 |

BH sedia Festival Nacional
de Arte e Cultura do MST
Aberto na quarta-feira, dia 20, o Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária reúne música, mostra de vídeos, artes plásticas, debates, a Feira da Reforma Agrária e Feira Gastronômica “Culinária da Terra” em diversos espaços da cidade. A Feira permanece aberta na sexta e sábado de 7h às 21h e no domingo até às 17h, na Serraria Souza Pinto.
Ao todo, o evento reúne produtores rurais de 25 Estados, distribuídos em mais de 100 cooperativas, 96 agroindústrias e 2 mil associações. Cerca de 200 toneladas de alimentos orgânicos e agroecológicos estão sendo comercializados nas barracas da Serraria Souza Pinto.
O deputado André Quintão visitou a feira no primeiro dia. “É um evento que mostra a importância dos assentamentos, da agricultura familiar e dos movimentos pela reforma agrária. Os assentamentos produzem alimentos saudáveis, geram renda e o festival mostra isso para a sociedade,” afirmou.
Na quinta-feira, os músicos Chico César e Titani se apresentaram na Praça da Estação. Hoje, será a vez da dupla Zé Mulato e Cassiano e do violeiro Pereira da Viola. No sábado à noite, Flávio Renegado encerra a programação musical. Mas há atividades também no Minas Centro, na Funarte, no Centro de Referência da Juventude e no Centro Cultural da UFMG.
Clique aqui para ver a programação completa.
Dia da Agricultura Familiar
O Governo de Minas, realiza no dia 25 de julho atividades na Cidade Administrativa em comemoração ao Dia da Agricultura Familiar. Haverá edição especial da feira "Do campo pra Cá", exposição de sementes crioulas e assinatura de termo de cooperação técnica para a promoção da educação sanitária, celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SEDA e o Instituto Mineiro de Agropecuária- IMA.
O dia da agricultura familiar em Minas, foi instituido pela lei 20.850/2013, de autoria do deputado André Quintão. |
|
Cogemas debate Decreto do BPC e Marco Regulatório da Sociedade Civil
O Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (COGEMAS/MG) reúne-se no próximo dia 28, quinta-feira, em Belo Horizonte, com extensa pauta de debates e deliberações. Os gestores vão discutir a conjuntura política e repercussões sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a aplicação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc) no âmbito municipal ( em vigor desde janeiro deste ano ); e o Decreto 8.805/2016, do Governo interino de Michel Temer, que modifica o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência. O Decreto já foi objeto de uma Nota de Repúdio do Colegiado Nacional por seu caráter antidemocrático, não debatido dentro do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A reunião do Cogemas acontece na sede do CREA, à Avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho, de 9h às 17h. |
|
|
|
Mandato participa de ato em defesa da seguridade social em Governador Valadares

O mandato do deputado estadual André Quintão marcou presença no Ato em Defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e da Seguridade Social, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, em Governador Valadares. Trabalhadores, gestores e usuários do SUAS estão se mobilizando em diversos municípios mineiros. O objetivo é chamar a atenção de toda a sociedade para os retrocessos nas políticas de Assistência Social, Saúde e Previdência promovidos pelo governo interino de Michel Temer.
Foram discutidos os impactos nos direitos constitucionais das medidas já tomadas pelo governo interino e de projetos em tramitação no Congresso Nacional, levando em conta também as repercussões já observadas nos municípios da região do Vale do Rio Doce.
|
 |
Governo de Minas faz projeto
de Integração Aérea
A partir da segunda quinzena de agosto, 12 municípios mineiros passam a contar com voos fretados para Belo Horizonte. Trata-se de uma iniciativa inédita que o Governo de Minas está implementando: o Projeto de Integração Regional de Minas Gerais - Modal Aéreo (Pirma), dentro das diretrizes de levar ações de desenvolvimento econômico aos diversos territórios do estado. O projeto visa fomentar os negócios regionais e o turismo e facilitar o deslocamento de moradores do interior à capital.
Os municípios da primeira fase do projeto são: Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa. As rotas e frequências dos voos foram definidas preferencialmente para cidades não atendidas pela aviação regular. Para viabilizar o projeto, a Codemig fez pesquisa de mercado e verificou a aceitação do uso de aviões monomotores de baixo custo operacional. Venceu a licitação para operar os voos a Two Taxi Aéreo Ltda., que opera desde 2001 aviões Cessna Grand Caravan 208 B, homologados atualmente pela Anac para o transporte de nove passageiros. Para a venda dos assentos, a Codemig licitou a operação de e-commerce. Os vouchers poderão ser adquiridos por meio de aplicativos para tablets e smartphones ou pelo site www.voeminasgerais.com.br. Na primeira fase, serão 60 voos semanais, cada um cobrindo em média 200 km, por cerca de R$ 300,00 por passageiro.
Para ver horários e preços: www.voeminasgerais.com.br |
 |
Vídeo apresenta estratégia
de combate à pobreza
O governo de Minas Gerais lançou esta semana um vídeo com detalhamentos do Programa Novos Encontros – Cidadania para todos, apresentados pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Rosilene Rocha. As ações, que compõem a Estratégia de Enfrentamento à Pobreza no Campo, envolvem várias secretarias e instituições do governo e vão acontecer sob a coordenação da Sedese. No vídeo, Rosilene destaca que elas terão início em 30 municípios com alto índice de pobreza e extrema pobreza, localizados nas regiões do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Norte de Minas.
A Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo é uma das prioridades do Governo e foi elaborada quando André Quintão estava à frente da Sedese.
Clique aqui e assista o vídeo |
|
|

Coluna, Itamarandiba e região
Na manhã desta sexta-feira (22/07) André Quintão visitou o Centro Social Marli Martin, que atende 680 jovens da região de Itamarandiba. A entidade oferece cursos de corte e costura, maquiagem, artesanato e informática. Além disso, promove atividades esportivas como vôlei, futebol e capoeira, judô e outras artes marciais. O local ainda conta com oficina de marcenaria e aula de reforço escolar. Já na noite de quinta-feira, André participou de reunião com lideranças de Itamarandiba e discutiu o atual momento político do país. |
|
|
 |
Parabéns, Belo Horizonte! A Pampulha é do mundo!

A decisão da UNESCO, de declarar o conjunto arquitetônico da Pampulha Patrimônio Cultural da Humanidade, deve ser comemorada com orgulho e responsabilidade por BH e Minas Gerais. O deputado André Quintão lembra que o belo conjunto modernista, projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda do então prefeito Juscelino Kubitschek, em 1942, exige cuidados, recuperação paisagística, proteção dos edifícios, gestão do turismo e garantia da qualidade da água. “A cidade precisa honrar o título; com os poderes públicos garantindo as obras de recuperação da Lagoa, de captação de esgoto e revitalização dos córregos afluentes. E envolver democraticamente toda a população para fortalecer o respeito ambiental”, afirmou. O conjunto abrange a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, o espelho d´água, a orla da Lagoa e as praças Dino Barbieri e Alberto Dalva Simão. Com a decisão, Minas torna-se o estado com maior número de sítios declarados Patrimônio Mundial: Ouro Preto (1980); o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985); o centro histórico de Diamantina (1999) e agora a Pampulha. |
|
|

Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro • Programação Visual: Anderson Rodrigo •
Fotos: ALMG
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.
|
|