BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 353 • 29/07/2016



Lançada a Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

Manifesto reúne entidades representativas dos trabalhadores, universidades, gestores e usuários

Foi lançada na quinta-feira, dia 28, durante a reunião do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemas - MG), em Belo Horizonte, a Frente Mineira em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, que reúne gestores, trabalhadores, usuários,universidades e entidades da sociedade civil com o objetivo de lutar contra os retrocessos promovidos pelo governo interino de Michel Temer. No Ato, realizado no auditório do CREA, 26 entidades assinaram o Manifesto integrando a Frente em defesa do SUAS. Novas assinaturas chegaram a partir do lançamento.

O deputado André Quintão participou do Ato e elogiou a iniciativa. “Nosso mandato está à disposição para ser um dos suportes dos trabalhos da Frente em Defesa do SUAS. Estamos também articulando uma rede de parlamentares federais, estaduais e municipais em torno desta causa, que é de todos nós”, afirmou.

André resgatou um pouco da história de construção do SUAS, do protagonismo de Minas Gerais e das conquistas alcançadas em dez anos para a população brasileira. “Essa arquitetura de Política Pública está em risco hoje; está em desconstituição o Sistema da Seguridade Social e por um governo que assume com a marca da ilegitimidade para fazer mudanças que, por si, já são muito nefastas”, destacou. Para André, é preciso intensificar essa luta e não aceitar que essas políticas caminhem em direção à volta do assistencialismo.

Manifesto defende 11 princípios e ações para a Seguridade Social

O Manifesto da Frente Mineira explicita a defesa do Sistema Brasileiro de Seguridade Social estabelecido na Constituição de 1988, formado pela Saúde, a Previdência e a Assistência Social e lista onze princípios e ações que devem ser necessariamente mantidos e expandidos para a garantia de direitos às famílias brasileiras, entre eles: a primazia da responsabilidade do Estado na condução e execução da Seguridade Social; a continuidade e ampliação dos serviços e benefícios socioassistenciais e a profissionalização e valorização dos trabalhadores do SUAS. O Manifesto destaca, ainda, os avanços com a construção do SUAS, do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outras políticas que possibilitaram ao Brasil sair do Mapa da Fome e retirar milhões de famílias da pobreza.

Subscrevem o Manifesto o Cogemas/MG, a Fórum dos Usuários do SUAS, o INSS, o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), a Frente Brasil Popular, o mandato do deputado André Quintão, o Centro de Lula pela Livre Orientação Sexual (Cellos/MG), o Sindicato dos Sociólogos, o Mandato do vereador Pedro Patrus (BH), entre outros.

Leia o Manifesto na íntegra e conheça todos os integrantes da Frente Mineira

Sua entidade ainda pode assinar o MANIFESTOCLIQUE AQUI



Ato em Defesa da Saúde

O Mandato participou também, na noite de quinta-feira, 28, da plenária em defesa da saúde pública e da democracia, que aconteceu na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A reunião contou com a presença de 140 pessoas que representaram cerca de 60 entidades. No encontro, foi debatido a importância de criar uma frente em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais para chamar atenção aos retrocessos na área da saúde pública.
 
 

Aulas do Programa Capacita
SUAS têm início em agosto

As aulas do Programa Capacita SUAS, voltado para a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), têm início em agosto em oito polos de capacitação: Paracatu, Varginha, Araçuaí, Patos de Minas, Poços de Caldas, Almenara, Passos e Ituiutaba. Ao todo, são 21 polos de capacitação e até 2018 o programa deverá atingir mais de 9.400 alunos em todos os territórios de Minas Gerais.

O Capacita SUAS é um programa do Governo Federal que em Minas Gerais foi ajustado à realidade e às especificidades dos municípios e do estado tanto do ponto de vista dos conteúdos quanto da organização. Ele integra o Programa Qualifica SUAS, elaborado e lançado por André Quintão em 2015, quando estava à frente da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE).

Inscrições

Os cursos serão executados pelo Centro Universitário Sul de Minas (Unis-MG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Campus Muzambinho), instituições vencedoras de licitação realizada pela SEDESE em março deste ano. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 h/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece até dezembro, com os cursos de Gestão Orçamentária e Financeira e Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

Os profissionais indicados para participar devem fazer sua inscrição no site da SEDESE. Cada município tem direito a duas vagas em cada curso, mesmo número para as 20 Diretorias Regionais da SEDESE, além das vagas para os conselheiros.

Para mais informações, clique aqui.

Seminário debate Política
para as Mulheres

Tem início nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, o Seminário Política para as Mulheres, que a Secretaria de Mulheres do PT de Minas Gerais realiza até domingo. Serão temas das Mesas nos três dias de debate: “Mulheres, perda de direitos na atual conjuntura do golpe”; “Violência contra as Mulheres e a pauta nacional"; “Agenda Dilma nos estados e perspectivas: fundação do Comitê Volta Dilma”; e Eleições Municipais de Outubro – propostas de políticas para mulheres a serem apresentadas ao candidato à Prefeitura de Belo Horizonte. O Seminário acontece no Hotel Royal, à Av. Afonso Pena, no Centro de BH.

 


Para o Dia 31, manifestações nas ruas em diversas cidades do Brasil

Nova convocação dos movimentos sociais deverá levar milhares de pessoas às ruas em diversas cidades do País neste domingo, dia 31, em defesa da democracia e dos direitos sociais e trabalhistas conquistados, contra os retrocessos sociais do governo ilegítimo de Michel Temer e o processo de impeachment da presidenta Dilma sem crime de responsabilidade. Em Belo Horizonte, a manifestação começa às 10 horas, na Praça Sete!
 


Dica Cultural:

BH tem 2ª edição da Festa Peruana neste sábado

Os mineiros têm a chance de provar da cultura e da gastronomia peruana neste sábado, dia 30, a partir de 11h, quando acontece na Savassi, com quarteirão fechado à rua Tomé de Souza, a Festa Peruana, que no ano passado reuniu famílias do país andino residentes em Belo Horizonte e muitos mineiros. O evento marca a data da independência do Peru do domínio espanhol, celebrada a 28 e 29 de julho no país com “Fiestas Patrias Del Peru”. Haverá churrasco peruano, camarão frito, empanadas e arroz com frango, além de drinks andinos. Às 14h30, estão programadas danças típicas, às 16h show de canções latino-americanas, às 18h MPB, samba e sambarock com a Banda Odilara e, a partir das 20h ,DJ Beto Haddad com músicas peruanas e latinas. Há, também, programação infantil para a tarde. A entrada é 1 KG de alimento não perecível, mas deve ser trocado por ingressos.
 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.