BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 373 • 16/12/2016

 

Belo Horizonte tem Feira de
Economia Solidária até sábado

Reunindo 120 empreendedores de todas as regiões de Minas, a Feira Estadual de Economia Popular Solidária (EPS)foi aberta na quinta-feira, dia 15 e se estende até sábado, 17, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. De 10h às 22h, os visitantes podem conhecer e comprar variedade de roupas, peças para decoração, bolsas, bijuterias, brinquedos pedagógicos, artesanatos regionais típicos, entre outros produtos. Além disso, a Feira conta com uma Praça da Alimentação, com a culinária a mineira e boa programação cultural.
A Feira é promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), em parceria com o Fórum Mineiro de EPS, Conselho Estadual de Economia Popular Solidária e Prefeituras Municipais, como incremento à comercialização dos empreendimentos solidários. Estão representadas as regiões de Campo das Vertentes, Metropolitana, Norte, Sul, Triângulo, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Zona da Mata. No ano passado, a Feira Estadual contou com 7 mil visitantes e movimentou cerca de R$130 mil.

 


Seminário Estadual de EPS debate geração de renda na crise

Na quarta-feira, dia 14, foi também realizado o Seminário Estadual de Economia Popular Solidária, reunindo gestores e empreendimentos para debater o tema: “A conjuntura atual e os rebatimentos nas políticas públicas: Construção da EPS para superação do desemprego e para a geração de renda”. O deputado André Quintão e ex-secretário foi o palestrante do evento, abordando a temática. André discorreu sobre a potencialidade do setor como alternativa às práticas tradicionais da economia para a diversificação da economia mineira e geração de trabalho e renda na conjuntura de crise econômica. Ressaltou a importância do apoio do poder público para dar visibilidade e mais sustentabilidade aos empreendimentos, destacando o diferencial da EPS: “as práticas da economia solidária privilegiam a autogestão e organização em forma de cooperativas, associações e trocas, distribuindo a riqueza com a valorização do ser humano e não do capital”.


 

Seminário Lei de Cotas -
Boas Práticas de Inclusão

O mandato marcou presença no Seminário “Lei de Cotas - Boas Práticas de Inclusão”, realizado nesta segunda-feira, dia 12, no Sesc Palladium. O evento foi promovido pelo Governo de Minas em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Prefeitura de BH e ofereceu ao público depoimentos e práticas de empresas e de trabalhadores com deficiência e reabilitados pelo INSS que estão hoje ativos no mercado de trabalho.

Dentre os temas que foram tratados no encontro, tiveram destaque os processos de inclusão, tais como a aprendizagem profissional como meio de inclusão gradual; metodologias utilizados dentro das empresas e entidades para inclusão dos trabalhadores beneficiários da política de cotas, que estabelece o percentual mínimo de contratação de pessoas com deficiência. O foco principal foram as deficiências intelectual, mental e o autismo.


Ato debate resistência
ao Governo Temer

O deputado André Quintão participou esta semana, na noite de terça-feira, dia 13, na Casa do Jornalista, do encontro promovido pela Zonal Centro Sul do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte. O Ato reuniu lideranças e militantes do PT em um debate sobre as diferentes formas de resistência aos retrocessos políticos e desmontes das políticas públicas pelo governo Temer e, além disso, foram realizadas filiações de novos militantes. Seguir na Luta!


Gestores do Centro-oeste debatem aprimoramento do SUAS

O deputado André Quintão participou, na quinta-feira, dia 15, na cidade de Divinópolis, do Encontro de Gestores da Assistência Social da região Centro-Oeste de Minas. O encontro, realizado na Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI), teve por objetivo promover maior aproximação entre os municípios e fortalecer tecnicamente o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O deputado abordou a importância da valorização de boas práticas de gestão para o SUAS e a necessidade de comunicação e de parcerias entre gestores de diferentes cidades. “Precisamos criar condições para fazer o acompanhamento técnico e auxiliar os municípios para a aplicação otimizada dos recursos, de forma a aprimorar o atendimento aos usuários e os resultados,” afirmou. André destacou que na conjuntura de crise econômica e retrocessos nas políticas públicas nacionais, é fundamental esse esforço “É importante, por exemplo, associar a política de trabalho e geração de renda às políticas de assistência social”, recomendou.

 

André recebe homenagem
no aniversário de BH

No dia do aniversário de 119 anos de Belo Horizonte, dia 12 de dezembro, o deputado André Quintão recebeu o Grande Colar do Mérito do Legislativo Municipal, em solenidade promovida pela Câmara Municipal no Minascentro. O vereador Pedro Patrus foi quem indicou o deputado para receber o prêmio. “André tem sua trajetória política marcada pela defesa das políticas públicas, da participação popular e dos direitos sociais. Foi secretário de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte, vereador por dois mandatos e hoje é deputado, com um mandato combativo e ético, que luta de forma incansável pelas políticas de assistência social, segurança alimentar, educação, crianças e adolescentes,” afirmou Pedro. “É uma honra poder agraciar o André, que atua e trabalha para a construção de uma cidade melhor para os que mais precisam,” completou.

Governo de Minas Gerais anuncia balanço de dois anos da gestão Pimentel

O Governo de Minas Gerais apresentou nessa quarta-feira, dia 14, o documento “Trajetória de Ações Governamentais – Pacto pelo Cidadão”, um balanço de dois anos da gestão do governador Fernando Pimentel. No total, o Governo de Minas anunciou um total de 223 ações escolhidas pela população como prioritárias nas áreas de saúde, segurança pública, educação, assistência social, desenvolvimento agrário, esporte, turismo, agricultura, cultura, cidades, integração regional e outras, e mostrou todas que já estão em andamento ou foram concluídas.

No Plano de Obras, que contempla os 17 Territórios de Desenvolvimento, são 160 serviços de engenharia previstos, entre projetos e obras em aeroportos, hospitais regionais, escolas, entre outros. Desses, mais da metade ( 54.35% % ) está em andamento.

Já na área de educação, como meta de enfrentar a pobreza no campo, o Governo adquiriu 400 ônibus escolares, 538 escolas foram atendidas com equipamentos de informática e 294 obras de ampliação e reforma de escolas foram concluídas.

Na área de agricultura, o Governo retomou a Política de Regularização Fundiária Rural, que estava paralisada desde 2011, com a entrega de 455 títulos no período 2015 – 2016 e a conclusão de 9.507 processos. Ciência e tecnologia também receberam forte apoio Governo, com 1.532 projetos de pesquisa e inovação sendo contemplados nestes dois anos de gestão, com investimentos de aproximadamente R$ 58 milhões.

 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.