BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 376 • 17/02/2017


André assume a liderança
do Bloco Minas Melhor

O deputado André Quintão, já líder da bancada do PT, foi esta semana escolhido, por unanimidade, líder do Bloco “Minas Melhor”, que é composto por 33 parlamentares de sete partidos que apoiam o Governo: além do PT, o PC do B, PMDB, PRB, PR, PT do B e Pros. É o maior bloco da Assembleia.

Na Reunião de quarta-feira, dia 15, André agradeceu aos parlamentares do PT e dos demais partidos do Bloco a confiança. “Esperamos fazer um trabalho compartilhado e muito sintonizado com os desafios deste momento”, afirmou. Destacou que o Governo Pimentel tem enfrentado com ousadia e determinação a crise que atinge o estado, resultante da recessão e queda na capacidade de arrecadação, da dívida com a União e do déficit herdado de R$ 8,5 bilhões e já reduzido em quase 50%. André citou a valorização dos trabalhadores da educação, da segurança pública, mecanismos de redução das desigualdades regionais e a manutenção das políticas públicas, com entregas aos municípios sem descontinuidades em áreas fundamentais para a população: saúde, educação, proteção social, agricultura familiar, segurança pública. Lembrou que as ações prioritárias em todas as áreas foram definidas regionalmente, nas rodadas dos Fóruns de Desenvolvimento e os compromissos têm sido cumpridos.

“Assumimos a liderança com esse espírito, de fortalecer essas iniciativas e o diálogo com a população, com os movimentos sociais, com os municípios”, afirmou. André reiterou que o debate das soluções para Minas será feito sempre dentro da perspectiva de que as dificuldades não recaiam nos ombros dos trabalhadores e não comprometa políticas essenciais. Em contraposição, criticou as reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo Governo Federal, que penalizam trabalhadores da cidade e do campo, quando há outros caminhos para o País equacionar contas: taxação de dividendos, combate a sonegação, imposto sobre grandes fortunas, fortalecimento do consumo interno, políticas de transferência de renda que aquecem o mercado.

Importar crise - André afirmou também que valoriza o papel da oposição no parlamento, lembrando que em seu primeiro mandato na Assembleia, foi líder do Bloco da oposição, então com 17 parlamentares. “É papel da oposição identificar lacunas e apontar alternativas, mas não fomentar crises; a instabilidade não interessa a ninguém e a população espera resultados”, afirmou.

Ao abordar o drama da segurança pública em diversos estados, foi claro: os salários aqui são quase o dobro dos salários pagos no Espírito Santo e estão em dia para todos os servidores de todas as áreas em Minas. Foi necessário adotar o parcelamento dentro do próprio, mas ele atinge parcela apenas do funcionalismo (30%), comparou, citando ainda que o Governo de Minas está substituindo toda a frota de veículos para a polícia, fazendo a expansão do policiamento móvel na RMBH em parceria com os prefeitos e assim tem vencido as dificuldades.

Comissões Permanentes - Com a definição dos três blocos parlamentares que compõem hoje a Assembleia e de suas lideranças, na próxima semana serão realizadas reuniões para definir a composição das 21 comissões permanentes que, conforme o Regimento Interno, segue o critério da proporcionalidade, tendo por referência o tamanho das bancadas e blocos. O bloco de oposição reúne o PSDB, PDT, PTB, DEM e PP, com 21 parlamentares e o bloco independente é composto por 23 parlamentares do PV, do PSD, do PSB, do PPS, do PTC, do PHS, do PEN e do PSC.

 


Mundo Político

O deputado André Quintão foi entrevistado, na tarde desta quinta-feira (16), no programa Mundo Político, da TV Assembleia. A conversa girou em torno da liderança do Bloco Minas Melhor, dos desafios do Governo do Estado de Minas Gerais e do contexto político nacional.
Assista ao programa, clique aqui. 

 

CUT e Sindicatos em campanha
contra a Reforma da Previdência

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) inicia uma campanha de informação e de esclarecimento à população de Minas Gerais sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que prevê a Reforma da Previdência Social. As novas regras - 65 anos de idade mínima e 49 anos de contribuição para aposentadoria integral - vão atingir todos os trabalhadores e visam acabar com o direito à aposentadoria, alertam.

Sete cidades de Minas, em diversas regiões, vão receber plenárias para debater a PEC 287, a partir deste sábado, 18 de fevereiro, até 11 de março. Nesta terça-feira, dia 21, será a plenária de Belo Horizonte, marcada para 13 horas, na Escola do Legislativo (Av. Olegário Maciel Maciel, 2161 - Santo Agostinho). Participam o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindifisco-MG) e o Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância (Serjusmig).

Além dos debates, diversas cartilhas com detalhes sobre os retrocessos que a PEC representa, editadas pelo Sindfisco e o Sind-UTE vão ser distribuídas. Um dos temas abordado nas publicações é o corte que o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência, deve sofrer. A proposta é sua desvinculação do salário mínimo e desvalorização com o passar dos anos. Além disso, a idade mínima para adquirir o BPC passará de 65 para 70 anos.

A campanha faz parte da agenda “Conjuntura e Lutas 2017 – Contra a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista, em defesa de nossos direitos” e os debates acontecem nas cidades: Governador Valadares (18 de fevereiro), Teófilo Otoni (18), Divinópolis (20), Belo Horizonte (21), Betim (22), Juiz de Fora (9 de março) e Varginha (11 de março). Para ver detalhes sobre as Plenárias, clique aqui.

Para ter acesso à cartilha "Previdência não é mercadoria. É um direito universal dos trabalhadores", clique aqui.


Pesquisa CNT mostra que Lula lidera em todos os cenários para eleições 2018

Pesquisa CNT/MDA realizada no período de 8 a 11 de fevereiro, divulgada esta semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra o ex-presidente Lula na liderança em todos os cenários para a eleição presidencial de 2018. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 138 municípios de 25 estados nas cinco regiões. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos.

No primeiro turno, foram simulados três cenários. Tendo como adversários Marina Silva, Jair Bolsonaro, Aécio Neves, Ciro Gomes e Michel Temer, Lula teria 30,5% dos votos. Marina viria a seguir com 11,8%, Bolsonaro com 11,3%, Aécio com 10,1%, Ciro 5% e Temer 3,7%. Brancos e nulos somam 16,3%, e os indecisos são 11,3%. No segundo cenário, com Geraldo Alkmin no lugar de Aécio e Josué Alencar no lugar de Temer, Lula teria 31,6%. Marina 12,1%, Bolsonaro 11,7%, Alckmin 9,1%, Ciro 5,3% e Josué 1%. Brancos e nulos seriam 17,1% e os indecisos, 11,9%.Na última possibilidade testada, Lula seguiria na frente com 32,8%, Marina com 13,9%, Aécio com 12,1% e Bolsonaro com 12%. Os brancos e nulos seriam 18,6%, e os indecisos, 10,6%.

No segundo turno, Lula bate o adversário em todos os cenários. Vence Aécio por 39,7% a 27,5%, Marina por 38,9% a 27,4% e Temer por 42,9% a 19%. Na pesquisa espontânea, deu Lula de novo, bem na frente: 16,6%. Os demais citados foram Bolsonaro (6,5%), Aécio (1,8%), Temer (1,1%), Dilma (0,9%), Alckmin (0,7%) e Ciro 0,4%.


Aqui Não, BH é da Proteção!

O mandato do deputado André Quintão participou, na manhã desta sexta-feira (17), do lançamento da marchinha de carnaval “Aqui Não, BH é da Proteção!”. A música têm o objetivo de alertar os foliões em relação ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante os dias de festa na capital. De acordo com a secretária municipal de Políticas Sociais, Maíra Colares, “essa não é uma campanha somente da Prefeitura de Belo Horizonte, mas sim da cidade e de toda a rede do sistema de garantias de direitos infanto-juvenis. Queremos criar um clima de proteção, uma BH que não tolera a violação aos direitos de nossas crianças e adolescentes”. A música também chama atenção para que foliões façam denúncias pelo Disque 100, número gratuito que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. O evento aconteceu no Centro de Referência da Juventude.
 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.