BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 385 • 20/04/2017


Abril marca luta e resistência
dos povos indígenas

As lutas pela demarcação de terras, pela proteção e propagação de sua cultura, contra a violência, por acesso às políticas públicas e reconhecimento da cidadania foram citadas pelo deputado André Quintão em pronunciamento na Assembleia legislativa nesta semana, marcando o Dia e Mês do Índio. “A data teria que ser expandida para o cotidiano, integrando uma luta permanente pela causa indígena, e não apenas guardar o significado de homenagem ao papel histórico da população indígena na construção da cultura da Nação brasileira”, afirmou. “Atrocidades, extermínios, desapropriações de suas terras e desrespeito a suas culturas são marcas desde a colonização até os dias de hoje”, destacou.

O deputado mencionou a enorme dívida do Brasil com os seus povos indígenas, mas também as conquistas dos últimos anos, a partir de suas organizações e entidades parceiras. “Conquistas tímidas , mas muito efetivas”, disse.

André citou avanços no Governo Pimentel nas políticas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e Direitos Humanos através de trabalhos integrados, com a participação de comunidades indígenas. Citou, também, a interação importante da Assembleia com o Conselho dos Povos Indígenas (Copimg) nos últimos anos, sua participação nos trabalhos da Comissão de Participação Popular (CPP), com resultados muito positivos. Entre eles, os editais de Cultura que viabilizaram a estruturação das cabanas de ritos e festas tradicionais como elementos de preservação da cultura, os Jogos Indígenas como experiências de intercâmbio entre etnias, fortalecimento dos esportes e resgates de jogos tradicionais.

“Mas esses avanços são pequenos e tímidos diante da realidade traumática dos povos indígenas de minas e do Brasil”, afirmou. Para o deputado, o mais grave é a questão fundiária, a falta de estrutura da FUNAI para acelerar os processos, o “rolo compressor” no Congresso Nacional para retirar dos órgãos da política indígena a prerrogativa da demarcação de terras. Minas Gerais já teve mais de uma centena de povos indígenas e cerca de 80% foram dizimados. Hoje são 12 etnias e uma população de 18 mil indígenas, ou mais considerando os integrados ao meio urbano e muitas vezes não identificados.

Educação Indígena

O deputado André Quintão é autor da Lei 22.445, sobre as Diretrizes para a Educação Escolar Indígena em Minas, sancionada em 2016. Ela garante a autonomia didática, formação continuada dos professores, condução do processo educacional por professores oriundos das próprias comunidades. A lei diz, ainda, que, na organização da educação indígena no Estado, será garantida a participação de lideranças tradicionais na definição de proposta curricular, projeto pedagógico, materiais didáticos e modelo de gestão escolar. Essa organização deverá levar em conta a relação da comunidade com o seu território, suas peculiaridades socioculturais e as especificidades pedagógicas da educação indígena.


Comissão de Meio Ambiente vai debater política de resíduos sólidos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia vai realizar uma reunião com o intuito de debater o Projeto de Lei (PL)1.488/15, que dispõe sobre a política estadual de resíduos sólidos. Um requerimento do deputado André Quintão e outros parlamentares, solicitando o debate, foi aprovado nesta quarta-feira, 19/04. André é autor da Lei 18.031, que proíbe a incineração final de resíduos sólidos urbanos oriundos do sistema de coleta do serviço público municipal de limpeza urbana.

“Estão querendo mudar a lei com a justificativa de geração de energia, mas precisamos aprofundar mais essa discussão. O resíduo sólido urbano é trabalho para milhares de catadores de materiais recicláveis, estimula Economia Solidária e gera emprego e renda. Além disso, é a melhor saída para o meio ambiente, pois não polui o ar com incineração,” explicou André. Ainda não foi definida a data da reunião que debaterá o tema.


Dia da Inconfidência homenageia Nelson Mandela in memoriam

O deputado André Quintão será um dos homenageados na solenidade de Ouro Preto, de entrega da Medalha da Inconfidência nesta sexta-feira, dia 21. A solenidade terá como orador oficial o governador Fernando Pimentel, que fará a entrega da comenda, a maior horaria concedida pelo Estado, a 170 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Já o Grande Colar será entregue, in memoriam, a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, representado na solenidade pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye.


Pesquisas apontam preferência
de Lula para 2018

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Lula seria eleito em primeiro turno em todos os cenários investigados pela pesquisa CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 6 e 10 de abril. Lula teria de 44% a 45% dos votos válidos contra 32% a 35% da soma dos adversários colocados nos três cenários da pesquisa estimulada. Votos válidos excluem os nulos, em branco e abstenções e definem o resultado das eleições.

Na comparação com Aécio (13% em dezembro e 9% em abril), Lula subiu de 37% em dezembro para 44% em abril. Jair Bolsonaro (PSC-RJ) subiu de 7% para 11% das intenções de voto. Marina se manteve com 10% e Ciro Gomes (PDT-CE) os mesmos 4%. A soma dos adversários é de 34% dos votos válidos, os únicos contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na comparação com Alckmin (10% em dezembro e 6% em abril), Lula sobe para 45% contra 38% em dezembro. Bolsonaro subiu de 7% para 12%. Marina caiu de 12% para 11% e Ciro de 5% para 4%. A soma dos adversários é de 33% das intenções de votos. Na comparação com Doria, Lula tem 45% das intenções de voto; Marina e Bolsonaro empatam com 11%; Ciro e Doria empatam com 5%.

Ibope Confirma - Ainda nesta semana, o Ibope também confirmou Lula como preferência do eleitorado brasileiro para 2018. Segundo o a pesquisa, 30% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula "com certeza" e a rejeição ao seu nome caiu 14% desde o processo que levou ao impeachment da então presidenta Dilma Rousseff. Já os possíveis concorrentes colocados - José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves - viram cair seus percentuais. Enquanto o Serra tem 25% dos votos "certos", Aécio tem 22% e Alckmin tem 22%.

Debate público sobre a
Reforma da Previdência

Os impactos financeiros e sociais da proposta de Reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional, serão tema de debate público no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (24/4), a partir das 13 horas. O evento faz parte das discussões que estão sendo promovidas pela Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência.

 
 


Boaventura de Sousa Santos em BH

O sociólogo e professor português Boaventura de Sousa Santos ESTARÁ EM Minas Gerais esta semana. Ele recebe o título Dr. Honoris Cause pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na segunda-feira, 24 , fará Conferência na UFMG no dia 25 e no dia 26 dará a Aula Mágna na PUC Minas Coração Eucarístico, para o curso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Na quinta-feira, 27, o sociólogo tem encontro com movimentos sociais no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação.

Clique aqui e veja a programação

Fórum de Direitos Humanos e Sociais

A Fundação Metodista de Ação Social e Cultural realiza em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22, nesta sexta-feira e sábado, o II Fórum Metodista de Ação Social sobre Direitos Humanos e Sociais, marcando os 20 anos da Fundação. O deputado André Quintão participará dos debates como palestrante no dia 22, às 14h, sobre o tema “Direitos Humanos e Política”.


Abrace a Serra da Moeda

Esta sexta-feira, dia 21 é dia de abraçar a Serra da Moeda. O evento, em sua 10ª edição, acontece às 10h na rampa de voo livre Topo do Mundo, em frente a Lagoa dos Ingleses, como um ato simbólico que reivindica a proteção dos recursos hídricos da Serra da Moeda, que abastacem o Vale do Paraopeba e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Clique aqui para mais informações abraceaserradamoeda.blogspot.com.br

 


 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.