BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 397 • 14/07/2017

Lula: “Quero o direito de me postular a candidato na próxima eleição presidencial”

Condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, na quarta-feira (12/07), a 9 anos e seis meses de prisão, o ex-presidente Lula esperou ter conhecimento da sentença para se pronunciar e deu uma coletiva de imprensa na sede do PT, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira. A condenação foi considerada uma afronta ao estado Democrático de Direito, já que não foram apresentadas provas e foram desprezadas as provas de inocência apresentadas pela defesa. “Eu não sei como alguém consegue escrever trezentas páginas para não dizer absolutamente nada de provas contra o cidadão que ele quer condenar. Não é possível acreditar no Estado Democrático de Direito sem acreditar na Justiça. E eu acredito na Justiça. E a única prova que tem nesse processo é a prova da minha inocência,” afirmou.

O ex-presidente do Brasil ainda falou que esperava a condenação por ela fazer parte do golpe que tirou Dilma Rousseff da presidência: “Eu sempre tive consciência de que eles precisavam da minha condenação para completar o golpe. Se o Lula pudesse ser candidato, o golpe não fechava. Qual a razão de dar o golpe contra um partido e dois anos depois deixar esse partido voltar ao poder? Eles estavam realmente condenados a me condenar. Depois de tudo o que fizeram, não tinham como voltar atrás,” afirmou. Os advogados de defesa do ex-presidente não precisaram ainda a data que apresentarão recurso à sentença condenatória.

Lula 2018

“Até agora eu não tinha reivindicado, mas eu quero reivindicar ao PT o direito de me postular a candidato na próxima eleição presidencial”, afirmou o ex-presidente ao final de seu pronunciamento e dirigindo-se à presidenta do partido, senadora Gleisi Hoffmann, disse, bem humorado: “Eu não sei se isso é para o bem ou para o mal, mas você vai ter um candidato com um problema jurídico.” Lideranças da América Latina e de partidos de esquerda de diversos países do mundo enviaram sua solidariedade ao ex-presidente.

Povo nas Ruas

Para demonstrar apoio ao ex-presidente, centenas de pessoas já se reuniram e continuam a marcar manifestações em diversas cidades. Em Belo Horizonte, a manifestação desta quinta-feira saiu da porta da Justiça Federal, caminhando até a Praça Sete, no centro da capital. Veja a fala de André Quintão no ato, cliquei aqui.

Dia 20

Outras manifestações em defesa do Estado de Direito já estão sendo agendadas para o dia 20, próxima quinta-feira, em todo o País. Leia a Nota Oficial do Diretório do PT em Minas, bancada do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e bancada do PT na Câmara dos Deputados, clique aqui.



Na quinta-feira (13/A07), André falou sobre a condenação de Lula e a situação econômica no país em entrevista para o programa “Mundo Político”, da TV Assembleia.


Já na quarta-feira, o deputado participou do programa "Assembleia Debate", que abordou temas como votação das principais matérias do semestre como a aprovação dos fundos públicos e a LDO, Lei de diretrizes orçamentárias para o ano que vem. O movimento pelo acerto de contas com a união, a reinstalação da comissão das mulheres também foram debatidos.





Reforma Trabalhista é aprovada e destrói a CLT

Trabalhadores perdem direitos com mais de 100 itens da Legislação alterados

Rapidamente, nesta quinta-feira, dia 13, na maior investida contra os trabalhadores pelo governo golpista, o presidente Michel Temer sancionou a Lei da Reforma Trabalhista em solenidade no Palácio do Planalto, apenas um dia após a sua aprovação no Senado, por 50 votos a 26.

“A Reforma sepulta a CLT, uma conquista do século passado que veio sendo atualizada com novas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras do País”, afirmou o deputado André Quintão, ao comentar o que chamou de mais um componente do golpe que retirou a ex-presidenta Dilma do poder, aprovou o congelamento dos investimentos em políticas públicas por 20 anos e tenta tornar o ex-presidente Lula inelegível. A nova lei altera mais de 100 itens da CLT, de 1943, e impacta direitos históricos como férias, jornada de 8h, intervalo para almoço e aviso prévio, além de enfraquecer os sindicatos e estabelecer que as “negociações” entre patrões e empregados se sobrepõem à legislação.

Entre as chamadas “questões polêmicas”, está a permissão para que mulheres grávidas ou lactantes trabalhem em locais insalubres. A reforma prevê o afastamento automático apenas em casos de insalubridades de “grau máximo”. Outra derrota para os trabalhadores está na regulamentação do “trabalho intermitente”, que na prática instaura o contrato “por horas” e revoga o salário mínimo, ao permitir alternar períodos de serviços com inatividade, mediante pagamento somente das horas trabalhadas.

CLIQUE AQUI PARA VER AS PRINCIPAIS MUDANÇAS


André recebe prêmio pelo trabalho em prol da comunidade LGBT

Na quinta-feira (13/07), o deputado André Quintão foi agraciado com o XIII Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBT – 2017. O prêmio foi entregue pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), que todo ano premia organizações da sociedade civil, instituições públicas, parceiros e personalidades que contribuem para a visibilidade e fortalecimento da cidadania LGBT em Minas.

Adicional de 5% para
professores é promulgado

Na última terça-feira (11/07) foi promulgada, na Assembleia Legislativa, a Emenda à Constituição 95, que assegura o Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) aos servidores da categoria. A emenda, que teve André Quintão como um dos signatários, garante o pagamento de adicional de 5% a cada cinco anos de efetivo exercício, calculados sobre o vencimento básico, contados a partir de 1º de janeiro de 2017. Dessa forma, o adicional, a ser pago mensalmente, já é devido desde janeiro deste ano.

Minas já tem Programa de Assistência Estudantil na Uemg e Unimontes

O Governador Fernando Pimentel sancionou na quinta-feira, dia 6, a Lei 22.570, que institui o Programa de Assistência Estudantil na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A Lei também atualiza o sistema de cotas nas duas Universidades e introduz ações afirmativas para os cursos de Pós-Graduação. Os objetivos da Lei, resultado de Projeto do Executivo aprovado na Assembleia, são promover a democratização do acesso e garantir condições de permanência de alunos carentes na Uemg e na Unimontes. Para isso, serão oferecidos aos estudantes auxílios financeiros e também serviços que possibilitam o aprimoramento do seu desempenho acadêmico. O valor desses auxílios e os critérios para sua concessão serão estabelecidos em decreto.

Para conhecer detalhes do Programa e do sistema de cotas clique aqui


Estatuto da Criança e Adolescente

Essa semana foi comemorado os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Apesar dos avanços em várias políticas públicas, conquistados com a Lei Federal nº 8.069, o estatuto nem sempre é cumprido em sua plenitude no país. “É fundamental seguir lutando e fazer os enfrentamentos necessários para que ele se seja exercido na prática, sobretudo no atual contexto de nossa frágil democracia” afirmou André Quintão.

 

André participa de Conferências
de Assistência Social

O deputado estadual André Quintão vai percorrer várias cidades do Vale do Jequitinhonha e Muuri na próxima semana, atendendo a convites para participar das Conferências Municipais de Assistência Social, que constituem encontros privilegiados de avaliação dos desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), planejamento da política pública em Minas e debate das estratégicas de resistência aos retrocessos que vive o País hoje. Confira:

17 DE JULHO

9h – Conferência Municipal de Assistência Social de Araçuaí
14h – Conferência Municipal de Assistência Social de Jequitinhonha
19h – Ato Político em Águas Formosas

18 DE JULHO

9h – Conferência Municipal de Machacalis
10h30 – Conferência Municipal de Umburatiba
15h – Conferência Municipal de Carlos Chagas
19h – Participa de Ato Político na Câmara Municipal de Nanuque

Mandato presente nos debates

O mandato do deputado estadual André Quintão participou de Conferências Municipais de Assistência Social em diversas regiões do Estado, com o objetivo de colaborar com debates promovidos nesse encontros pelo fortalecimento da política de Assistência Social. Nesta semana o mandato marcou presença nas seguintes Conferências:


 
 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.