BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 409 • 06/10/2017

XII Conferência Estadual de Assistência Social será aberta dia 9 e terá Ato Político dia 11

A 12ª Conferência Estadual de Assistência Social será aberta nesta segunda-feira, dia 9 de outubro, em Belo Horizonte, no Minascentro, onde os trabalhos acontecem até o dia 11, reunindo mais de 1 mil participantes, entre delegados e convidados. O deputado André Quintão participará da abertura do evento, às 18 horas de segunda-feira, representando a Assembleia Legislativa, e será palestrante na Mesa “ O SUAS: Conquistas, organização, luta e resistência”, às 9h da manhã de terça-feira, dia 10, ao lado dos ex-ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, deputado Patrus Ananias e Márcia Lopes.

Com o lema “Garantia de Direitos no SUAS: Organizar, Lutar e Resistir”, a Conferência, instância máxima de participação social e deliberação da Política de Assistência Social, foi antecedida por 21 Conferências Regionais em todo o Estado nos meses de agosto e setembro e por 841 Conferências Municipais, realizadas até julho deste ano e que reuniram mais de 100 mil pessoas, entre usuários, trabalhadores, representantes de entidades, conselheiros e gestores.

Entre os temas que pautam os debates no encontro estadual estão o corte de 98% no orçamento federal da Assistência Social para 2018, já anunciado pelo Governo Temer, e uma agenda de organização, luta e resistência em defesa do Sistema Único de Assistência Social. As Conferências Regionais já marcaram os discursos de resistência e a organização e fortalecimento dos Fóruns de Trabalhadores e de Usuários.

Ato Político tem concentração no Minascentro

Na quarta-feira, dia 11, às 11 horas, está programado um grande Ato Político, reunindo gestores, trabalhadores, representantes das entidades e Organizações da Sociedade Civil, usuários, movimentos sociais, universidades, estudante e militantes da Assistência Social, em defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), contra os cortes no Orçamento Federal e os desmontes das políticas públicas pelo Governo Temer. A concentração será na porta do MinasCentro, à Av. Augusto de Lima, 785, no Centro de BH.

Veja a programação completa, clique aqui.




MST ocupa Minas Gerais com feira e cultura da Reforma Agrária

BH terá Festival na Serraria Souza Pinto, de 6 a 8 de outubro

De 6 a 8 de outubro, neste fim de semana, Belo Horizonte sedia o Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Com o lema “Alimentar a luta, Cultivar a arte”, o evento acontece na Serraria Souza Pinto e reúne feira de produtos in natura e industrializados, conferências e debates, apresentações culturais e mostra de arte do campo. Enquanto se delicia com a culinária da roça e compra produtos saudáveis produzidos nos assentamentos e acampamentos, o público pode também aproveitar os shows com grandes nomes da cultura mineira. Entre as presenças, Titane, Rubinho do Vale, as Meninas de Sinhá.

O Festival Estadual integra o Circuito Mineiro de Arte e Cultura, realizado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que percorre sete Regiões de Minas: em setembro passou pelo Vale do Rio Doce, Norte e Sul de Minas; e Zona da Mata, chegando à Capital. Em novembro, o Circuito segue para Almenara, no Jequitinhonha; Uberlândia, no Triângulo e termina em Betim, na Região Metropolitana. Para o dia 21 de outubro, sábado, está previsto o lançamento do ARMAZÉM DO CAMPO DE BH, um ponto fixo de venda dos produtos da Reforma Agrária e Agricultura Familiar.

De acordo com Ênio Bohnenberger, da Direção Nacional do MST, esta é uma forma de alinhar a cultura e a política, propagandeando o projeto do movimento para o campo brasileiro. “Aprendemos em nossa trajetória que a Reforma Agrária não se faz sem o apoio das cidades, ainda mais em tempos de golpe no Brasil, em que esse governo ilegítimo paralisou todas as políticas para o campo e quer entregar nossas terras ao capital financeiro internacional”, afirma.

A realização da Feira foi garantida por meio de recursos de emendas da Comissão de Participação Popular, da Assembleia legislativa de Minas gerais e do Governo de Minas Gerais.

Para ver toda a programação, clique aqui

 



André participou do programa Mundo Político, da TV Assembleia, e falou sobre o orçamento do estado, reforma política, eleições 2018 e caravana do Lula por Minas Gerais. Assista.


 

Assembleia tem Fórum Técnico sobre a População em Situação de Rua

Para debater e definir um Plano Estadual para a População em Situação de Rua, a Assembleia Legislativa realizou um Fórum Técnico, reunindo entidades representativas da população e instituições parceiras em todo o Estado. Na tarde desta quinta-feira, dia 5, o deputado André Quintão participou da primeira reunião de organização do evento, na Assembleia. “A ideia do fórum é a gente construir o Plano Estadual da População em Situação de Rua e ir além da assistência e pensar a habitação, educação, saúde e bem estar social, de forma integrada” explicou André Quintão.

Para Samuel Rodrigues, do Movimento Nacional da População em Situação de Rua a reunião foi de suma importância. “Pensar em um Plano é pensar em políticas públicas, prazos, recursos e gestão. É um momento marcante pra nós da População de Rua de Minas Gerais, porque estamos dando o 'start' para pensar uma política que vai enfrentar toda essa demanda de pessoas vivendo na rua no estado de Minas,” afirmou.

 


LULA POR MINAS GERAIS


Durante toda esta semana uma equipe do Instituto Lula e militantes de Minas Gerais percorreram todo o roteiro previsto para a caravana “Lula pelo Brasil”, que será realizada de 23 a 30 de Outubro. O chefe de gabinete do mandato, Wagner Caetano, faz parte da equipe que começou o roteiro por Ipatinga e passou por Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Itinga, Araçuaí, Salinas, Montes Claros, Bocaiúva, Diamantina e Cordisburgo. A caravana deverá terminar em Belo Horizonte, com um grande ato politico.

Em todo o roteiro Lula poderá conversar com a população, trabalhadores da cidade e do campo, jovens e mulheres sobre os desafios do Brasil pós golpe. De acordo com Wagner Caetano, o que se viu nestas reuniões preparatórias foi o grande entusiasmo da militância e dos movimentos sociais para receber o melhor presidente que o Brasil já teve. Foram formadas comissões de trabalho em todas as cidades para organizarem toda a agenda. O mandato estará presente e colaborando na organização e mobilização.

 

Seminário debate Alimentação Escolar de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nos dias 16 e 17 de outubro o “Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional: o Programa de Alimentação Escolar na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional”. O encontro, que terá Painéis, Debates e Oficinas, acontece no Auditório JK, na Prefeitura, à Av. Afonso Pena, 1.212.

 
 


Redação e Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.