 |
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 423 • 23/02/2018 |

Ato grandioso marca o lançamento da pré-candidatura de Lula em BH:“Permitam que a democracia vença!”
Mais de duas mil pessoas lotaram o auditório do Expominas, em Belo Horizonte, para o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República. O Ato, grandioso e emocionante, reuniu o governador Fernando Pimentel, a presidenta da PT Gleisi Hoffmann, parlamentares, representantes de partidos aliados, dos movimentos sociais e uma militância entusiasmada, que repetia: "Eleição sem Lula é fraude". O Ato marcou, também, o aniversário de 38 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Minas Gerais foi escolhida para este primeiro lançamento e a quarta-feira, dia 21, foi um dia cheio e de muita emoção para Lula e para os mineiros.
“Tenham coragem. Disputem as eleições comigo para ver quem ganha e quem tem a melhor proposta. Permitam que a democracia vença”, disse o ex-presidente, ao reafirmar que a decisão da justiça, condenando-o para torná-lo inelegível, é “mentirosa, política e não se baseia nos autos”.
O ex-presidente relembrou sua primeira eleição à Presidência da República, o preconceito das elites e da mídia, os desafios e a opção por sempre ouvir a população até terminar seus dois governos com 83% de aprovação. Concluiu dizendo que não entende o porque do ódio contra ele. “Não importa que os banqueiros tenham ganhado muito dinheiro, que as exportações tenham quadruplicado, que o país tenha deixado de ter dívida com o FMI para ter reservas internacionais. O que eles não suportaram foi ver o aumento de salário mínimo, a criação de 22 milhões de empregos”, afirmou, como “única explicação que encontra”.
Reiterou, então, sua disposição de luta: “Eles estão lidando com um ser humano diferente, porque eu não sou eu, eu sou a encarnação de um pedacinho de cada um de vocês”. E completou: "Prendam minha carne, mas as minhas ideias continuarão soltas".
Não existe Plano B para as eleições
A presidenta do PT, senadora Gleisi Hofmann, foi enfática: “Lula vai ser candidato e vai provar sua inocência. Mais do que candidato do PT, Lula é o candidato de parcela expressiva do povo”, disse. Gleisi explicou os vícios do processo contra o ex-presidente, a ausência de crimes e afirmou que não existe “Plano B”, isto é, candidatura alternativa a de Lula: “Aqueles que são contra Lula estão servindo ao atraso, mesmo que muitas vezes travestidos em um discurso progressista. O PT não tem plano B. Essa história de plano B nasce daqueles que querem enxertar na esquerda uma candidatura que não seja competitiva. Por isso vamos fazer atos como este por todo o Brasil para dizer que Lula é inocente e vai ser o nosso candidato!”, prometeu. |
|
|

Acampamento é lição de
luta e perseverança
O deputado André Quintão acompanhou a primeira atividade do ex-presidente Lula nesta quarta-feira, 21, pela manhã, no Acampamento Maria da Conceição, do MST, na cidade de Itatiaiuçu, próxima à Belo Horizonte. A ocupação, feita por mulheres, em uma área de 400 hectares pertencente à MMX, empresa de mineração de Eike Batista, é um grito de resistência ao golpe, em defesa da reforma agrária popular, da soberania nacional e da continuidade dos programas sociais iniciados nos governos Lula e Dilma, destacou. O Acampamento teve início em 8 de março de 2017.
Lula foi carinhosamente recebido por um grupo de crianças “sem terrinha” e por centenas de pessoas que reiteravam a disposição de lutar por sua candidatura. Em seguida, o ex-presidente quis percorrer o local, conhecer a horta, as demais plantações e como vivem os moradores, conversando com eles, "olhos nos olhos". Depois, fez um pronunciamento político sobre o Golpe, com críticas à intervenção no Rio de Janeiro, à ausência de políticas sociais, a falta de democracia e sobre a perseguição que sofre. “Se essa gente acha que com 72 anos eu tenho medo, que eu tenho medo da morte, eu não tenho. Eu tenho medo é de trair a esperança que vocês têm em mim. Então eu quero dizer aos companheiros do MST que eu prefiro a morte do que trair os ideais de defender o povo pobre deste país!”
Em Betim, visita aos hansenianos
Após a visita ao Acampamento do MST, o ex-presidente Lula foi a Betim, à antiga Colônia de Santa Isabel, em reencontro com hansenianos, muitos dos quais recebeu no Palácio do Planalto. Em 2007, Lula sancionou a Lei que concedeu pensão especial, vitalícia e intransferível, aos atingidos pela hanseníase e que foram submetidos a isolamento e internação compulsórios em colônias até 1986. O encontro foi de muita conversa e abraços. “Os hansenianos do país são solidários ao senhor porque tiveram vez no seu governo. Esse povo que está aqui ganhou dignidade”, disse José Augusto da Silva. “Depois que o senhor virou presidente eu tenho duas sobrinhas que hoje são universitárias, e nós não podemos perder aquilo que foi conquistado”, contou.
|
|


André participa dos Programas Mundo Político e Assembleia Notícia, da TV ALMG
O deputado André Quintão participou, na última segunda-feira, 19/02, do Programa Mundo Político, da TV ALMG. Na conversa, ele falou sobre a situação do ex-presidente Lula e da possibilidade de unidade das esquerdas brasileiras: “Defender o direito de Lula ser candidato não é a luta apenas pelo direito de um partido ou de um político; é a própria defesa da democracia brasileira”, afirmou.
André disse ainda que vivemos um golpe político que querem concluir com o impedimento da candidatura de Lula à Presidência da República, além de comentar sobre as articulações do PMDB mineiro e a possibilidade da reedição da aliança que elegeu Fernando Pimentel em 2014.
Assista ao programa na íntegra: CLIQUE AQUI |
|

Eleições 2018 e atividade parlamentar
Ao Assembleia Notícia, o Deputado falou que o Partido dos Trabalhadores (PT) vai esgotar todos os caminhos jurídicos e lutar pela candidatura de Lula até o fim. “Lula é pré-candidato, mesmo com a condenação”, disse. O parlamentar afirmou também que a discussão eleitoral vai ser plano de fundo, mas não deve paralisar trabalhos na ALMG.
Veja como foi a participação do deputado: CLIQUE AQUI |
|
|
|
Perigosa Intervenção no Rio de Janeiro
Desde a promulgação da Constituição de 1988, não havia intervenção federal e um general assumindo o comando da segurança de um estado no Brasil. Assinada pelo presidente ilegítimo Michel Temer no último dia 16, a intervenção no Rio de Janeiro foi imediatamente posta em prática, com o Exército e blindados nas ruas e declarações sobre "mandados coletivos de busca, apreensão e captura", que constituem grave violação de direitos civis. Com rapidez, o Governo conseguiu aprovar o Decreto 9.288/2018 no Congresso Nacional, para a intervenção continuar em vigor até 31 de dezembro deste ano.
Clique aqui e veja o decreto.
No próprio dia 16, as Bancadas do PT na Câmara e Senado divulgaram Nota: “A intervenção pode ser um perigoso passo para a consolidação e o aprofundamento de um estado de exceção no Brasil”.
Clique aqui e leia a nota. |
|

|
PRUDENTE DE MORAIS

Iluminação para incentivar o esporte
Em visita ao município de Prudente de Morais, o deputado André Quintão participou, na última sexta-feira, 16/02, da inauguração da iluminação do Campo São João II. Ao lado do prefeito Zé Roberto e dos vereadores Gão e Nivaldo, André destacou que a iniciativa pode ser importante incentivo à prática esportiva e ao uso do espaço para atividades sociais e culturais. A iluminação foi garantida por indicação do deputado e executada pelo Programa Campos de Luz, do Governo de Minas e da Cemig.
TEÓFILO OTONI

MARIA JOSÉ HAUEISEN, PRESENTE!
É com imensa consternação que, em nome do Bloco Parlamentar Minas Melhor na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e em particular dos deputados e deputadas estaduais do PT do estado, registramos nosso pesar pelo falecimento, nesse 19/02/2018, da companheira Maria José Haueisen Freire.
Militante social oriunda dos trabalhos das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb's), ativista sindical e fundadora do Sindiute-MG, deputada estadual por quatro legislaturas, ex-prefeita de Teófilo Otoni, Maria José foi um grande exemplo de vida, no planos pessoal, profissional e político.
Aos parentes, amigos, companheiros e companheiras, enfatizamos aqui nosso sincero pesar.
Deputado Estadual André Quintão (PT)
Líder do Bloco Minas Melhor
Clique aqui para ler a nota completa.
PEDRO LEOPOLDO
Mandato Presente em Pedro Leopoldo
O mandato do Deputado André Quintão participa, neste sábado, 24 de fevereiro, de 9h às 13h, da reunião da Coordenação da Microrregional Calcária, que acontece na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo-MG, em articulação com o PT do município. Na pauta estão temas como análise de conjuntura nacional, estadual e dos municípios que compõe a Microrregional.
|
|
|

Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo •
Fotos: ALMG
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.
|
|