BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 425 • 09/03/2018

Mulheres ocuparam as ruas
por direitos e democracia

As manifestações de 8 de Março, que reuniram milhares de mulheres nas ruas das cidades em todo o País, em Belo Horizonte culminaram com um Ato Unificado na Praça Sete, Centro da Capital, após uma semana de atividades intensas em defesa dos direitos da mulher, da democracia e contra os retrocessos sociais.

Desde a terça-feira, dia 6, cerca de 300 mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), vindas da Zona da Mata, dos Vales do Aço e do Jequitinhonha e do Norte de Minas, estavam acampadas no Hall das Bandeiras, da Assembleia Legislativa, e em frente, na Praça Carlos Chagas. Com o lema “Mulheres na Luta por Direitos: Resistência, Poder e Democracia”, as atividades incluíram debates, oficinas de bordado, confecção de cartazes e faixas para a manifestação, apresentações culturais e até uma feira na ALMG, onde as agricultoras venderam doces, queijos, verduras e temperos. Representantes do MAB tiveram, também, reunião na Presidência da Assembleia, reivindicando a aprovação do Projeto de Lei Projeto de Lei (PL) 3.312/16, do Governador, que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens.

Às 18 horas, as mulheres acampadas, trabalhadoras da Educação e outros movimentos sindicais e populares presentes saíram em marcha até a Praça Sete e se juntaram aos demais coletivos. Mulheres indígenas, quilombolas, da ocupação Carolina Maria de Jesus, dos movimentos LGBT, estudantes, sindicalistas, vereadoras, deputadas revezaram-se no microfone em defesa de iguais condições de trabalho e salário para mulheres e homens, contra a violência, a opressão, a discriminação e pela democracia, por eleições sem golpe e justiça social.

Mandato tem cartilha dos direitos da mulher

O Mandato do deputado André Quintão esteve presente nas manifestações, fez uma campanha nas redes sociais destacando mulheres de luta na História do Brasil e preparou uma cartilha que traz as diversas formas de violência contra as mulheres e os seus direitos consagrados na legislação.

Clique aqui para ver a campanha e a cartilha

 

Audiência Pública debaterá cortes de direitos nos 30 anos da Constituição Cidadã

Aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988, após 22 meses de trabalho e mobilizações populares, a Constituição “Cidadã” completa agora 30 anos, sofrendo cortes drásticos e desrespeito. Para debater a Constituição Federal, os direitos nela inscritos e retirados abruptamente após o Golpe de 2016 e as lutas contra os retrocessos, a Comissão do Trabalho, Previdência e Assistência Social fará uma audiência pública.

A proposta, do deputado André Quintão, foi aprovada nesta terça-feira. A data da audiência será definida esta semana. "Neste momento de cortes de direitos, é fundamental defendermos as conquistas sociais da Constituição de 1988 e projetarmos novos avanços”, disse André. Ele citou a Reforma Trabalhista, a Emenda 95 que congelou os gastos sociais e destacou a importância de discutir tudo isso em conjunto, a tentativa de desmonte de uma estrutura erguida com a constituinte e construída duramente nestes 30 anos.



Pesquisa CNT/MDA: Lula ganharia
a eleição em todos os cenários

O ex-presidente lidera no primeiro turno e passa de 60% dos votos válidos no segundo turno contra qualquer candidato

Mais uma pesquisa eleitoral confirma a liderança absoluta do ex-presidente Lula no pleito de 2018. Realizado pela Confederação Nacional dos Transportes/MDA e divulgado na terça-feira, dia 6, o levantamento trouxe apenas um cenário de primeiro turno com a presença de Lula e o resultado foi assim: Lula teria 33,4% dos votos, ficando muito à frente de Jair Bolsonaro (PSC), com apenas 16,8%; de Marina Silva (Rede), com 7,8%; do governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 6,4%; do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 4,3%. O golpista Michel Temer ficou com 0,9%.

Em todos cenários de segundo turno testados, Lula seria imbatível. Venceria Alckmin (44,5% a 22,5%), Bolsonaro ( 44,1% a 25,8%), Marina Silva (43,8% a 20,3%) e Michel Temer (47,5% contra 6,8%), sempre com percentuais maiores do que os apurados em setembro, última pesquisa da CNI/MDA, quando Lula ainda não havia sido condenado. E em todos eles, o ex-presidente alcançou mais de 60% dos votos válidos. Com Bolsonaro, a simulação fica em 63,1% contra 36,9%. Com Alckmin, 66,4% a 33,6%, com Marina Silva, 68,3% a 31,7% e com Temer, 87,5% a míseros 12,5%.

Só votaria nele - A pesquisa perguntou também aos entrevistados “quem seria o único candidato em quem votariam”. Lula lidera nesse quesito com 27,5% dos votos. O levantamento de setembro registrou 23,4%. Fica clara, portanto, a dificuldade dos opositores de forjar uma candidatura forja e, não sem razão, o ex-presidente afirmou em entrevista na terça-feira: “Estão todos tentando evitar que eu seja candidato por uma razão: é que se eu for candidato posso ganhar no primeiro turno”, disse à rádio Metrópole, de Salvador (BA).

A pesquisa CNT/MDA foi realizada entre 28 de fevereiro e 3 de março. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados nas cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

 
 

Nota do PT: Supremo não pode se
omitir na defesa da Constituição

Após a decisão, na terça-feira, dia 6, da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de negar o habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, o PT divulgou NOTA, na qual destaca tornar-se urgente o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar as ações que defendem o princípio constitucional da presunção de inocência. Em seu artigo 5º, inciso LVII, a Constituição Federal traz, claramente, o preceito de que ninguém será considerado culpado “até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória “.

Diz a NOTA: “ Ninguém, seja Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro, pode ser privado da liberdade antes do trânsito em julgado na última instância.” E reafirma que Lula é o pré-candidato presidencial do PT : “ vamos lutar, em todas as instâncias, para garantir seu direito à liberdade e o direito do povo brasileiro de votar em quem melhor o representa.”


Reforma Trabalhista de Temer, em três meses, provoca desemprego acachapante e labirintos jurídicos

Mais de 12 milhões de desempregados, aumento do trabalho informal e demissões em massa. São esses os primeiros resultados dos três meses da nova lei Trabalhista que o golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB-SP) vendeu ao país como a solução para todos os problemas da classe trabalhadora.

Governo de Minas prorroga inscrições
para editais de gastronomia

O Governo de Minas prorrogou até 16 de março o prazo de inscrições de dois editais de fomento à gastronomia, que têm por objetivo potencializar a cadeia produtiva gastronômica e movimentar o fluxo turístico regional e nacional, reforçando Minas como uma referência gastronômica no País.

Já em sua quarta edição, o edital de fomento à gastronomia destin R$ 1,5 milhão para apoiar 12 eventos nos cinco territórios gastronômicos mineiros ― Cerrado, Central, Espinhaço, Mantiqueira e Rios. O segundo edital, de apoio a food trucks vai distribuir R$ 450 mil entre 25 desses empreendimentos.

Os interessados devem ler os editais, disponíveis no site da Codemig, e enviar suas propostas até o dia 16 de março de 2018.

 

 
CORDISBURGO

Mandato faz palestra sobre Direitos da Mulher

Nessa sexta-feira (09) a assessora do mandato, Luiza Machado, faz uma palestra sobre a Violência contra a Mulher e Retrocessos no Governo Temer em Cordisburgo. A palestra foi um convite da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município e acontece às 14h no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fica na Avenida Padre João, 622, no Centro.

NORTE DE MINAS

André Quintão visita o Norte de Minas

O deputado André Quintão tem uma série de atividades no Norte de Minas nesta sexta Feira, dia 9, e no sábado. Em Brasília de Minas, ele almoça com lideranças comunitárias na comunidade de Angicos, onde visita a obra de construção da Caixa D´água, que contou com recursos de emenda parlamentar para solucionar graves problemas de abastecimento enfrentados hoje pelos moradores.

À tarde, André segue para Coração de Jesus, onde tem reunião com apoiadores do mandato e lideranças partidárias. Ás 17h, em São João do Pacuí, participa de evento da Secretaria de Assistência Social e à noite visita a Feira Solidária de Agricultura Familiar. No sábado pela manhã participa, em Montes Claros, de reunião trimestral da Sociedade São Vicente de Paula.

CENTRO-OESTE

No Centro-Oeste, Encontro Regional
e visita a aldeia indígena




Em viagem ao Centro-Oeste mineiro, no fim de semana de 3 e 4 de março, o deputado André Quintão visitou diversas cidades e conversou com a população.

Em Arcos, o deputado fez a entrega de veículo do Governo de Minas que garantiu, por indicação, para a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social do município, destinado ao trabalho das equipes de referência no atendimento às famílias. André inaugurou, também, a iluminação do Campo Social Esporte Clube. Em Pains, André visitou o bairro Alvorada, onde será construída uma praça pública com recursos do Governo de Minas, garantido por emenda parlamentar, e da Prefeitura Municipal.

A cidade de Itapecerica sediou o Encontro Regional do Mandato, que reuniu lideranças partidárias e comunitárias, militantes e apoiadores, para um debate sobre a conjuntura, as ações do mandato e as lutas pela democracia e eleições sem fraude, com a candidatura do ex-presidente Lula. Ainda em Itapecerica André visitou a aldeia Indígena Pataxoop Muã Mimatxi para conversa com Kanatyo Pataxoop e outras lideranças sobre os territórios indígenas, sustentabilidade da terra e políticas públicas de saúde e educação para os indígenas.

 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.