 |
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 426 • 15/03/2018 |

Assassinato da vereadora Marielle mobiliza o País e repercute no mundo
O bárbaro assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, na noite de quarta-feira, provocou uma onda de indignação em todo o País e várias manifestações foram marcadas em diversas capitais. Houve também imediata repercussão internacional. A Anistia Internacional emitiu Nota, afirmando que "não podem restar dúvida a respeito do contexto, motivação e autoria" do crime. Também em Nota, a Human Rights Watch clama por uma “investigação rápida, rigorosa e imparcial”, com a responsabilização dos envolvidos.
Na Assembleia Legislativa o deputado André Quintão, em nome da Bancada do PT, divulgou NOTA externando profunda indignação e pesar, e citou: "Marielle denunciou recentemente mais um assassinato de um jovem negro, indicando claramente a responsabilidade de policiais militares no crime. Morre, aos 38 anos, uma guerreira. Ficam suas ideias e seu exemplo de perseverança e compromisso com as populações mais vulneráveis”.
Clique aqui e veja a nota completa. |
|
|
Governo de Minas inaugura
mais um CREAS Regional
O Governo de Minas inaugura nesta sexta-feira, dia 16, na cidade de Diamantina, o Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Regional do Alto Jequitinhonha, que atenderá 24 municípios do Território com a Proteção Social Especial (PSE). Também na sexta-feira, será inaugurada a sede da Diretoria Regional de Diamantina da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).
O deputado André Quintão participará da solenidade. Este é o quarto Território que tem o CREAS Regional implantado pelo Governo estadual que, pela primeira vez, assume a oferta dos serviços de Proteção Social Especial, de forma regionalizada. Os outros já implantados estão em Almenara, Águas Formosas e Peçanha. Os CREAS Regionais são demandas da população apresentadas nos Fóruns Regionais de Governo e também nas Conferências Regionais e Estadual de Assistência Social.
Além de ser referência da PSE para os 24 municípios do Território, o CREAS vai também oferecer o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) aos municípios de Couto Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubtischek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino, realizando o acompanhamento psicossocial e jurídico-social de famílias e indivíduos que sofreram violação de direitos, como a violência física, psicológica, sexual, trabalho infantil, entre outras. A regionalização da PSE foi uma das inovações do Planejamento do SUAS em Minas feito sob a gestão do deputado André Quintão na Sedese. |
|

Economia Solidária ganha
Ponto Fixo em Diamantina
O deputado André Quintão participou na quinta-feira, em Diamantina, da inauguração do Centro de Apoio a Agricultura Familiar e Economia Solidária (CAAFES), no Terminal Rodoviário da cidade. O “Ponto Fixo” é resultado de parceria da Prefeitura de Diamantina, que cedeu o espaço da Rodoviária, de enorme importância pelo fluxo turístico, com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), visando o fortalecimento dos empreendimentos solidários locais, urbanos e rurais. Além das Feiras de Economia Solidária, a SEDESE tem incentivado pontos fixos que fomentam o comércio e a geração de renda.
André destacou a importância do apoio à comercialização de produtos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, especialmente em uma conjuntura de crise econômica. Serão comercializados produtos do artesanato, quitandas caseiras, tapetes, frutas, queijos, entre outros, com gerenciamento coletivo do espaço. |
|
|
 |
|
Resistência e diversidade no
Fórum Social Mundial
Resistir é criar, resistir é transformar. Com este lema, o 13º Fórum Social Mundial, que voltou ao Brasil, foi aberto nesta terça-feira, 13, em Salvador, com uma marcha que reuniu milhares de pessoas e bandeiras das mais diversas frentes de luta no Largo do Campo Grande, no centro da capital baiana, mostrando a diversidade e disposição para a resistência contra os retrocessos sociais e avanços das forças neoliberais e antidemocráticas na América Latina. Com cerca de 1.500 coletivos e organizações cadastradas e mais de 110 países representados, o Fórum Social tem atividades até o dia 17. O evento tem como território principal o Campus de Ondina, da UFBA, mas acontece em diversos outros locais.

O mandato do deputado André Quintão está presente no Fórum Social Mundial.
“Só há um caminho: a perseverança”, diz Lula
Só há um caminho: a luta. Só há um caminho: a perseverança, disse o ex-presidente Lula ao concluir seu pronunciamento no Encontro Internacional Parlamentar, evento que integra o Fórum Social Mundial em Salvador, nesta quinta-feira, dia 15. Mais de 30 parlamentares de diversos países estavam presentes. Lula falou dos desmontes que estão sendo feitos na Petrobrás, nas políticas públicas, nas Universidades, do avanço da direita em diversos países da América Latina e do mundo, da perseguição que sofre em processos e julgamentos equivocados. “Não estou acima da Lei e nem quero estar”, afirmou, apontando em seguida evidências de que “eles não estão julgado o Lula, mas o jeito de governança que fizemos”. E a senha está dada: Lula não pode ser candidato, disse, reafirmando que resistirá sempre.
Lula tem uma agenda cheia do Fórum Social em Salvador na quinta-feira. O ex-presidente participou de edições anteriores, em 2002 e 2003 em Porto Alegre, durante seu governo, e também em 2011, no Senegal. |
|
|

|
NORTE DE MINAS
O deputado André Quintão esteve no Norte de Minas na semana passada participando de uma série de atividades na sexta-feira, 9 e no sábado, dia 10. Em Montes Claros, reuniu-se com integrantes da Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi).

Em Brasília de Minas, na comunidade de Angicos, André visitou as instalações da nova caixa d´água, que está em construção e contou com recursos de emenda parlamentar. O local tem cerca de 400 moradores, tem somente um reservatório antigo e enfrenta problemas de abastecimento.

Em São João do Pacuí, onde participou de eventos do Dia Internacional da Mulher e da Feira Livre da Agricultura Familiar.

No sábado, pela manhã, André visitou a Sociedade São Vicente de Paula de Montes Claros e falou sobre a história da Assistência Social no País e os desafios desta política pública hoje, com os retrocessos promovidos pelo Governo Federal.

Cellos marca 16 anos de lutas

O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos- MG) comemorou, no sábado, dia 10, os 16 anos de trajetória da entidade e inaugurou uma nova sala no centro de Belo Horizonte. O mandato esteve presente. O Cellos-MG é uma referência nacional na luta pelos direitos e promoção da cidadania da comunidade LGBT. Vida longa!
Leste de Minas debate
participação no IV Encontro de Agroecologia

O mandato marcou presença nessa quarta-feira, dia 13, no encontro da Rede de Agroecologia do Leste de Minas, em Simonésia, que começou a se preparar para o IV ENA - Encontro Nacional de Agroecologia. Com o lema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”, o ENA acontece este ano em Belo Horizonte, de 31 de maio a 3 de junho, reunindo representações de todos os estados do País. Nesta quarta-feira, os participantes da Região Leste iniciaram os trabalhos de organização e mobilização de agricultores, grupos e entidades da região para o encontro nacional em BH.
|
|
|
 |
Plenária do Patrus neste sábado

O mandato do deputado federal Patrus Ananias faz uma Plenária neste sábado, na Escola Sindical 7 de outubro, no Barreiro, em Belo Horizonte, para debater a grave situação do País, as iniciativas do mandato e as eleições de outubro. Participe! |
|
|

Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo •
Fotos: ALMG
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o
email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.
|
|