BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 430 • 13/04/2018


Mobilizações pressionam por Lula Livre no Brasil e no mundo

Na quarta-feira, 11 de abril, o Dia Nacional de Mobilização pela Liberdade de Lula teve gigantescos atos de protestos em todo o País, unindo os partidos políticos, as centrais sindicais, coletivos diversos e pessoas de todas as idades indignadas com a prisão ilegal do ex-presidente. Em Curitiba, centenas de militantes estão em vigília desde sábado, dia 7, no entorno do prédio da Polícia Federal, onde Lula é mantido como preso político por ordem emitida pela justiça do Paraná. Caravanas de militantes chegam de todo o País e visitas de governadores, parlamentares e juristas se sucedem, em defesa da Constituição, da presunção da inocência e da liberdade do ex-presidente.



Deputados mineiros somam forças
em Curitiba e no Plenário

Na terça-feira, o deputado André Quintão, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, foi à Curitiba, com outros três parlamentares para reforçar o movimento de luta pela liberdade do ex-presidente Lula. “Nosso papel é unir a ação institucional, do Parlamento, com a luta dos movimentos sociais a favor da Justiça e da democracia. Queremos Lula Livre e eleições sem fraude”, destacou André. Foram também os deputados Rogério Correia, Paulo Guedes e Marília Campos e todos retornaram na quarta-feira à noite.

Na quinta-feira, a Bancada do PT protocolou junto à Mesa pedido de alteração dos nomes de todos os seus parlamentares no painel eletrônico para incorporar o nome Lula em cada um, assim permanecendo até que o ex-presidente seja libertado, como símbolo de união e resistência. No Plenário da Assembleia Legislativa, os deputados estenderam a faixa “O Povo quer o Lula Livre”.




Assista aqui o pronunciamento do deputado em Curitiba



Em BH , Ato reúne milhares
de pessoas na Praça Sete

Em Belo Horizonte, o Ato Público teve início às 17 horas, na Praça Afonso Arinos, onde foi montada uma “Tenda da Democracia”, com fotos, cartazes e adesivos do ex-presidente Lula. De lá, milhares de pessoas saíram em caminhada até a Praça Sete. À tarde, com o cartaz “Escreva aqui sua carta para Lula”, a Tenda atraiu centenas de pessoas que escreveram ou ditaram relatos de vida e mensagens comoventes de apoio e carinho para serem encaminhadas ao ex-presidente.

Clique aqui para ver as manifestações nos estados


 

Protestos no Parlamento
Europeu e em diversos países

A mobilização pela liberdade de Lula também se espalha por diversos países. No domingo (8) e segunda (9) ocorreram atos nas cidades de Amsterdã, Barcelona, Paris, México, Roma e Lisboa. Na terça-feira (10), em Madrid, capital espanhola, no centro de Dublin, capital da Irlanda, além de um debate sobre o caso de Lula na Universidade da Cidade de Nova York. Na quarta (11), houve manifestações em Quito, Londres e em Bruxelas, onde se reuniram em frente à sede do Parlamento Europeu parlamentares, representantes sindicais e brasileiros residentes na Bélgica – presente o vice-presidente da delegação brasileira no Parlamento do MERCOSUL (Parlasul), deputado federal, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Para o sábado (14), está marcado um ato em Frankfurt e outro em Buenos Aires.

Dilma na Espanha – A presidenta Dilma Rousseff foi aplaudida de pé ao final de sua conferência em Madri na quarta-feira (11), e em Barcelona, na quinta (12). “A democracia no Brasil está em risco. O processo de exceção está se aprofundando. Temos que ter clareza de que este tipo de processo de exceção já aconteceu e pode voltar a acontecer na América Latina. Precisamos de solidariedade internacional”, afirmou a presidenta. “O PT vai lutar em todas as instâncias jurídicas para que Lula seja candidato à Presidência da República”, acrescentou.

Campanha de arrecadação Lula Livre

Para manter a vigília permanente que desde o dia 7 de abril representa os brasileiros que defendem a democracia e a liberdade constitucional de Lula, o PT, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo lançaram a campanha de arrecadação, que já está no ar. Você pode contribuir com qualquer valor. É fácil. Clique aqui.


 

Forum dos Usuários do SUAS de BH é instituído neste sábado

O deputado André Quintão participa neste sábado (14), às 9h, da solenidade de instituição do Fórum Municipal dos Usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que acontece na Câmara Municipal de Belo Horizonte. André será um dos palestrantes da Mesa Temática sobre “A importância da Participação Popular no Processo de Organização Política dos Cidadãos e Controle Social como instrumentos de aperfeiçoamento do SUAS”. O Fórum Municipal de Usuários está previsto em Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social. O encontro prossegue à tarde com a eleição da Comissão Permanente da entidade ​de Belo Horizonte.

Parlamento Jovem faz 15 anos

Na última segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, foi lançada mais uma edição do Parlamento Jovem de Minas, que esse ano terá “Violência Contra a Mulher” como tema. Ao completar 15 anos, o projeto conta com a participação de jovens de todas as regiões de Minas Gerais. O deputado André Quintão participou do lançamento. “Vivemos um momento difícil da democracia brasileira, que leva os jovens a ficarem desacreditados da política. Essa é a importância do Parlamento Jovem: incentivar as práticas democráticas e mostrar que o exercício da política com debate de ideias é a saída para um país democrático,” afirmou o deputado André Quintão, que foi um dos idealizadores do Projeto e o acompanha desde a sua criação, em 2003, quando fundou e presidia a Comissão de Participação Popular. Para André, o tema de 2018 foi uma escolha importante. “A morte da vereadora Marielle, por exemplo, é também fruto dessa violência. Torço para que o debate seja produtivo e que os participantes proponham medidas de combate à violência contra a mulher em Minas,” completou.
 

ARAÇUAÍ

Encontro no Jequitinhonha prepara o Congresso do Povo

O mandato participa neste sábado, dia 14, em Araçuaí, do Encontro de “Formação de Formadores”, com palestras e debates que visam preparar lideranças e militantes da Região para a construção do Congresso do Povo. O encontro acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Congresso Nacional do Povo está previsto para agosto, no Rio de Janeiro, precedido de etapas estaduais – em Minas será em Junho. O objetivo é construir, em diálogo com as bases nos movimentos sociais, municípios e estados, um Projeto de Nação que enfatize a soberania, a democracia e os direitos, dando voz e vez ao povo, em enfrentamento aos retrocessos praticados pelo governo golpista.


JOÃO MONLEVADE

Feira de Economia Solidária

A cidade de João Monlevade sediou, nos dias 11 e 12 de abril, a IV Feira Regional de Economia Popular e Solidária. O mandato esteve presente ao evento, que reuniu na Praça do Povo 30 expositores com produtos da agricultura familiar, quitandas, brinquedos, artesanato, vestuário, entre outros. A Feira é uma promoção da SEDESE, com a parceria do Fórum Mineiro e do Conselho Estadual de Economia Solidária, da Associação Aprender Produzir Juntos (APJ) e Prefeitura de João Monlevade.
 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.