BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 431 • 20/04/2018

Professores encerram greve e aguardam aprovação da PEC do
piso salarial

Já começou a tramitar na Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 49/18, que inscreve na Carta mineira a obrigatoriedade de pagar aos trabalhadores da educação o Piso Salarial previsto em lei federal. A PEC foi apresentada nesta terça-feira, dia 17, com a assinatura de 71 dos 77 parlamentares, em reunião que contou com a presença de vários deputados e de representantes do Sind-UTE. A PEC passará agora pela Comissão de Constituição e Justiça e por uma Comissão Especial, seguindo para a votação em Plenário.

O deputado André Quintão, líder do Bloco Minas Melhor, que participou das rodadas de negociação com os professores em greve, fez a entrega da PEC e destacou a importância do reconhecimento do Piso Salarial na Constituição, em momento de grave crise fiscal, como uma garantia da valorização da categoria como Política de Estado. A PEC insere o artigo 201-A, assegurando o Piso como vencimento inicial das carreiras de professor de educação básica, especialista em educação básica e analista educacional na função de inspetor, bem como o acompanhamento dos reajustes, dispensando a necessidade de apresentação de projeto específico anualmente.

Fim da greve - Na quarta-feira, dia 18, a assembleia dos trabalhadores da Educação decidiu pela suspensão da paralisação iniciada no dia 8 de março, com o retorno às aulas nesta segunda-feira, dia 23, ficando mantida a mobilização até a promulgação da PEC. A assembleia decidiu, também, que o calendário de reposição dos dias parados estará condicionado à promulgação da PEC e que continuam as negociações pelo pagamento dos retroativos e passivos. Desde 2005, o Governo de Minas assinou o acordo e iniciou o pagamento do Piso Nacional para jornada de 24 h. As atualizações de 2017 e 2018, entretanto, ficaram pendentes em função da crise fiscal do Estado.



Abril Indígena: lutas por direitos e ritos tradicionais

“O Dia 19 de Abril não é de comemoração, mas de convocação dos brasileiros para o resgate da enorme dívida social, cultural e econômica que temos com os povos indígenas. Essa dívida começa com um ponto fundamental: o direito ao território”, afirmou o deputado André Quintão, em pronunciamento no Plenário, marcando a tradicional data dedicada às etnias indígenas. Destacou a importância da questão fundiária, já que ainda hoje há etnias em luta permanente pela terra, mas também por maior acesso às políticas públicas de saneamento, educação, saúde, cultura.


Em Ouro Preto, Cerimônia de 21
de abril e Ato Lula Livre

Neste sábado, o Governador Fernando Pimentel preside, em Ouro Preto, a tradicional Cerimônia de 21 de abril, que homenageia Tiradentes e transfere simbolicamente o Governo de Minas para a cidade da Inconfidência Mineira. Neste ano, a cerimônia é dividida em duas etapas, de forma a reduzir o período de interdição da Praça Tiradentes, atendendo pedido da população local. Na Praça, haverá o Cerimonial Oficial de Tiros e demais ritos da data. Já a entrega da Medalha da Inconfidência, cerimônia mais demorada, será realizada no Centro de Convenções.

Manifestação por Lula reúne lideranças
e movimentos sociais

Com a presença da Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, de senadores, deputados, líderes do PT, de outros partidos e movimentos populares e sociais, Ouro Preto, neste sábado, será palco também da luta pela liberdade do ex-presidente Lula.

O Ato LULA LIVRE tem concentração na Praça da Rodoviária às 8h30 e, em seguida, Marcha dos manifestantes até a Praça Tiradentes. O Ato une a homenagem ao herói da Inconfidência, cujos ideais eram de liberdade e soberania no séc. XVIII, às lutas do Brasil hoje pela soberania, democracia e a liberdade de Lula.

Crescem mobilizações por Lula Livre, mas visitas são impedidas pela justiça

O Acampamento de Curitiba, nas proximidades da Polícia Federal, onde o ex-presidente Lula é mantido como preso político, teve shows, atividades culturais e políticas diversas nesta semana, recebendo visitas de parlamentares, artistas e caravanas de todo o País em defesa da liberdade de Lula.

Na quinta-feira, o Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, e o teólogo e escritor Leonardo Boff, foram impedidos de visitar Lula, mesmo tendo Esquivel protocolado, por meio de seus advogados, documentos junto ao judiciário do Brasil no Paraná com relação à visita. Ele deslocou-se para Curitiba a fim de, além de visitar o antigo amigo Lula, inspecionar as instalações do prédio da Superintendência da Polícia Federal na condição de presidente da ONG Serviço de Justiça e Paz (Serpaj). Leonardo Boff sentou-se em uma cadeira do lado de fora do prédio e esperou por horas a autorização que não veio.


FÓRUM TÉCNICO

André condena intolerância à população
em situação de rua

“Esse debate é urgente e precisamos começá-lo pelo combate ao preconceito. É fundamental olhar para a pessoa que está em situação de rua como autônoma, com capacidades, vontades e sonhos”, afirmou o deputado André Quintão, ao participar do Fórum Técnico População em Situação de Rua, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira,19, no Centro Universitário UNA. A capital tem hoje cerca de 5 mil pessoas vivendo nas ruas. Para André, a intolerância, representada pelas ações higienistas - como mangueiras de água, pedras em viadutos, recolhimento dos pertences e outras - devem ser combatidas diariamente. “É preciso integrar as políticas públicas de saúde, habitação, geração de renda e assistência social,” afirmou. O deputado é um dos autores da Lei Lei 20.846/2013, que instituiu a Política Estadual para a População em Situação de Rua.

Belo Horizonte foi o quarto município a fazer o Encontro Regional com a População em Situação de Rua. O Fórum Técnico, realizado pela Assembleia, o Governo do Estado e entidades da sociedade, tem o objetivo de colher sugestões, ouvir os próprios moradores de rua e diagnosticar a realidade em cidades polo das regiões para a efetiva implementação da Lei. O trabalho será concluído em uma etapa final, de 11 a 13 de junho, na Assembleia.

Para acompanhar os debates realizados no Fórum, acesse: CLIQUE AQUI


 

A nossa homenagem ao mestre Paul Singer

UMA OUTRA ECONOMIA É POSSÍVEL, A SERVIÇO DO BEM ESTAR DA SOCIEDADE

O Brasil ficou mais triste na terça-feira, dia 17 de abril. A Economia Solidária ficou de luto. Despediu-se de nós o economista e professor Paul Singer, um dos mais brilhantes intelectuais do nosso tempo. Temos o dever de reverenciar e fomentar seus ensinamentos. Socialista, fundador do PT, foi um dos responsáveis pelo programa de fortalecimento do mercado interno por meio da distribuição de renda, que marcou os governos Lula e Dilma. Em 2003, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SNES) e dizia, com orgulho, ser “indicado pelo Movimento da Economia Solidária”. Fala mansa, mas firme, defensor incansável do cooperativismo, Singer apresentava a Economia Solidária como “um socialismo dentro do capitalismo”, alternativa a conviver com outras, desalienante, emancipadora, propulsora de poder e responsabilidade ao trabalhador e resiliente na crise. “Sonho com o socialismo em que as pessoas tenham mais chances de escolha, não menos; gosto cada vez mais da diversidade”, afirmava.

Aqui, a trajetória de Paul Singer, por seu filho AndrÉ, na despedida.

Dona Ivone Lara, presente! Rainha
do samba e assistente social

“Por nós tu não terias ido agora
É doloroso
Todo o samba chora” (Adeus de um Poeta, Dona Ivone Lara)

Pisando devagarinho, a assistente social Dona Ivone Lara conquistou o mundo da música e venceu preconceitos através do notável talento que a fez Rainha do Samba, cantora e compositora. Dona Ivone nos deixou no dia 16 de abril, mas seu samba e seu sorriso largo ficam como um valioso legado. Reconhecida mundialmente, foi a primeira mulher a assinar a composição de um samba-enredo que chegou a avenida e seu pioneirismo ultrapassou as barreiras do samba sem deixar o samba atravessar: mulher, negra e pobre, foi uma das primeiras assistentes sociais negras da história, formando-se no Rio de Janeiro, nos anos de 1940, em enfermeira visitadora social e pós-graduando-se anos depois em Serviço Social. Dona Ivone é uma raiz da liberdade.

 

DIVINÓPOLIS

Encontro dos trabalhadores do SUAS

Nesta sexta-feira, (20), o deputado estadual André Quintão participou, pela manhã, do Encontro dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Divinópolis. “Trocar experiências e dialogar é também uma forma de resistir e enfrentar o golpe em curso no nosso país e o desmonte das políticas públicas sociais. A assistência social é um direito fundamental garantido a cada cidadã e cada cidadão, previsto na Constituição de 1988”. Destacou a importância da organização dos trabalhadores do SUAS, dos Usuários do SUAS e de criar e fortalecer, a cada dia, as formas de enfrentamento aos cortes de recursos e retrocessos.


CARMÉSIA

Deputado participa de festa tradicional na Aldeia Pataxó

Neste sábado, dia 21, o deputado André Quintão visita a Aldeia Pataxó, no município de Carmésia, onde se realiza a Festa Awê Heruê Hû Niamisû. Na programação da tradicional festa, há batizado, danças e modalidades esportivas da etnia, com os temas da Cultura, Educação e Política. O evento contará com a participação também do Povo Pankarau, Aldeia Cinta Vermelha Jundiba.

A Awê Heruê Hu Niamisu, tradicional festa Pataxó, que são filhos das águas, fortalece a cultura, os costumes, reverencia as águas e representa resistência e sobrevivência das missões e culturas ancestrais para as novas gerações.



OURO PRETO

Debate com universitários

Na segunda feira (23), André Quintão estará em Ouro Preto para participar da Mesa de Conversa “Democracia e Participação Popular”, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).


Mandato Presente

O mandato do deputado estadual André Quintão esteve presenta no evento realizado no dia 19 na Aldeia Água Boa, no município de Santa Helena de Minas. As atividades contaram com jogos e apresentações culturais típicas.
 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.