BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 432 • 26/04/2018

1º de Maio reúne todas as Centrais por Lula Livre e volta dos direitos trabalhistas

Pela primeira vez unidas, as sete maiores centrais sindicais do Brasil realizam, em conjunto, um grande Ato de 1º de Maio em Curitiba, onde Lula está injustamente preso desde o dia 7 de abril. Participam da manifestação os presidentes de todas as Centrais - CUT, Força Sindical, CTB, NSCT, UGT, CSB e Intersindical, representantes dos movimentos sociais, a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, outros dirigentes do PT e demais partidos de oposição. O Ato tem início às 14h, na Praça Santos Andrade, conhecida como Praça da Democracia, na capital paranaense, que deverá reunir milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

Em todo o País, as manifestações do Dia do Trabalhador terão como temas centrais a liberdade do ex-presidente Lula e a volta dos direitos trabalhistas, extintos com a reforma do governo Temer.




PT reafirma candidatura de Lula e apresenta Programa de Governo

Programa “O Brasil que o Povo Quer” tem sete eixos fundamentais

Reunido na segunda-feira, dia 23 de abril, em Curitiba, onde o ex-presidente Lula é mantido como preso político, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou Resolução em que convoca o Encontro Nacional do partido para 28 de julho para formalizar a candidatura do ex-presidente, a ser registrada em 15 de agosto.

Programa “O Brasil que o Povo Quer” - Já no dia seguinte, 24 de abril, também em Curitiba, o PT apresentou a Comissão, o Cronograma e a Metodologia do Plano Lula de Governo. Sob a coordenação do ex-ministro e ex-governador de São Paulo Fernando Haddad, o Plano foi criado em conjunto com a Fundação Perseu Abramo e com grande participação acadêmica e popular na definição das prioridades. A partir do material colhido na plataforma O Brasil que o Povo Quer e com a ajuda de um grupo de mais de 300 acadêmicos e intelectuais, foram definidos sete eixos fundamentais:

1. Sistema internacional, soberania e defesa nacional;
2. Participação popular, a liberdade, direitos e diversidade: que democracia queremos?;
3. Integração e coesão nacionais e ofertas de serviços públicos nos diversos territórios: é possível construir um país mais justo para todos?;
4. O que é qualidade de vida para você?
5. Como aumentar a nossa estrutura de bens comuns;
6. Como reduzir a desigualdade e garantir a inclusão social no Brasil;
7. Desenvolvimento econômico e sustentabilidade: como mobilizar recursos naturais e industriais gerando riqueza para todos.

Clique aqui para ler a Resolução do Diretório do PT


 

Minas Gerais faz campanha para garantir o BPC aos beneficiários

Já está nas ruas a campanha “CADASTRAR PARA INCLUIR”, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas (Sedese). A campanha tem por objetivo alertar e incentivar as famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não se cadastraram, bem como aquelas que se enquadram no perfil do BPC e não têm o benefício, a procurarem o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seu município para se inscreverem no CadÚnico. Às famílias já inscritas, a recomendação é para atualizarem os dados.

O BPC é um direito garantido pela Constituição de 1988 e regulamentado pela LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, que garante o recebimento de 1 salário mínimo a idosos (65 anos ou mais) e pessoas com algum tipo de deficiência com renda mensal familiar por pessoa de até 1/4 do salário mínimo, hoje R$ 238,50.

Em Minas, 450 mil e 653 pessoas recebem o BPC e em grande parte dessas famílias ele é a principal renda familiar ou a única fixa, mas desse total, 139,2 mil, ou 31%, ainda não estão incluídas no CadÚnico – cadastro de identificação e caracterização sócio-econômica das famílias. Ocorre que o Governo Federal, por Portaria, determinou que até 28 de dezembro de 2018 todos os beneficiários precisam estar inscritos ou terão os benefícios cortados. A Sedese lançou então a campanha e convocou os gestores e trabalhadores do SUAS para realizarem mutirões nos municípios, de 23 a 17 de abril, e novamente de 21 a 25 de maio.

CLIQUE AQUI
e saiba mais.

“Democracia e Políticas de Trabalho, Emprego e Renda”

A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) realiza no próximo dia 3, quinta-feira, em Belo Horizonte, um Seminário sobre “Democracia e Políticas de Trabalho, Emprego e Renda”. O evento acontece no auditório da Fundação João Pinheiro, de 13h às 17h, em Santa Efigência.

 

Desde o golpe, preferência de eleitor pelo PT teve alta de 82%

O Partido dos Trabalhadores (PT) continua sendo o preferido dos eleitores brasileiros, conforme Pesquisa divulgada esta semana pelo DataFolha. O levantamento mostra que 20% do eleitorado brasileiro preferem o PT, enquanto os demais partidos ficam muito abaixo. A série histórica revela, ainda, que desde que a presidenta Dilma Rousseff foi destituída, a preferência pelo PT já cresceu de 11% para 20%. Leia mais >>

 

SÃO JOÃO DAS MISSÕES

Semana dos Povos Indígenas na aldeia Xakriabá

O deputado André Quintão vai ao Norte de Minas neste fim de semana. Na sexta-feira, dia 27, ele visita a reserva indígena de Xakriabá, no município de São João das Missões, onde haverá eventos comemorativos da Semana dos Povos Indígenas.

MONTES CLAROS

Plenária do Mandato

No sábado de manhã, em Montes Claros, o deputado participa da Plenária Regional do Mandato, reunindo lideranças comunitárias e políticas e militantes para debater e fortalecer as mobilizações em defesa da democracia, da liberdade do ex-presidente Lula e dos direitos sociais e trabalhistas que estão sendo atacados pelo governo golpista.

CARMÉSIA

Festa na Aldeia Pataxó

No dia 19 de abril, o deputado André Quintão participou das celebrações na Aldeia Pataxó, em Carmésia, que marcaram a Festa das Águas e o Abril indígena, com ampla programação, a realização de Batizado, danças e outros ritos. Clique aqui e assista o vídeo.

 

 

 

 

UBERLÂNDIA

Feira de Economia Solidária

Uberlândia sedia a Feira Regional de Economia Popular Solidária (EPS) de 30 de abril a 1º de maio, na Universidade Federal de Uberlândia, reunindo produtos artesanais, de agricultura familiar e outros dos municípios da Região. A Feira terá, também, música, danças, aulas abertas, entre outras atividades. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em conjunto com o Conselho e Fórum de Economia Popular Solidária, que está promovendo um total de 11 feiras regionais com o objetivo de fortalecer os pequenos empreendedores e as economias locais.


VALE DO AÇO

Fórum de Trabalhadores do SUAS

O mandato esteve presente no Fórum dos Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, nesta quarta-feira, dia 25. É mais um município empenhado no fortalecimento das organizações dos trabalhadores e dos usuários do SUAS, uma estratégia fundamental para a resistência aos desmontes das políticas públicas promovidos pelo Governo Federal.

 


OURO PRETO

Debate sobre Democracia na UFOP

Qual é o futuro da democracia no Brasil pós-golpe? Como resgatar a credibilidade das instituições democráticas e impedir que o império da força prevaleça? Quais as formas de enfrentamento ao conservadorismo e à intolerância? Como podemos promover a mudança com pequenas ações em nosso cotidiano? Essas e outras questões permearam o Seminário “Democracia e Participação Política: Desafios e Novas Perspectivas”, na segunda-feira, 23, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). “Debates como este, com as juventudes e tantas vozes, renovam a certeza de que uma outra política é possível, democrática e participativa”, destacou o deputado André Quintão.
 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.