ESMERALDAS

Fundação Caio Martins faz 70 anos
A Fundação Caio Martins (FUCAM) celebrou esta semana o aniversário de 70 anos da entidade, com um novo modelo de atendimento aos adolescentes, aos jovens, às famílias e comunidades dos territórios onde estão inseridas as suas unidades, em diversas regiões de Minas. O deputado André Quintão participou da festa, que aconteceu no Centro Educacional de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a primeira unidade fundada, em 1947. Com pilares nas políticas de Educação, Cultura, Assistência Social, Trabalho e Inclusão Produtiva, o reordenamento teve início em 2015, quando André estava à frente da Sedese e esse era um dos grandes desafios: a reestruturação e atualização da FUCAM, dentro dos novos marcos regulatórios das políticas públicas, fortalecendo-a. “Parabenizo a presidenta Maria Tereza Lara, o vice-presidente Gildázio Santos e toda a equipe que tem conduzido esse processo, em tempos tão difíceis como hoje, os professores, técnicos, ex-alunos, familiares, jovens alunos,” , afirmou André. A FUCAM tem hoje novas parcerias, estimula a participação e troca de saberes com diferentes grupos sociais. São 1.500 estudantes, seis centros educacionais, fazendas, cursos técnicos agrícolas, educação para a cidadania e atividades culturais.
MONTES CLAROS
A Plenária Regional do Mandato do deputado André Quintão, realizada no sábado (28/04), em Montes Claros, no Norte de Minas, reuniu integrantes de cooperativas, associações, lideranças políticas, militantes e trabalhadores, empenhados na busca de novas formas de se unir e fortalecer a resistência aos retrocessos do Governo Temer e pela liberdade do ex-presidente Lula. O encontro debateu a conjuntura, a atuação do Mandato e as mobilizações em curso. Ao todo, mais de 11 cidades estavam representadas.
SÃO JOÃO DAS MISSÕES E ITACARAMBI
Na sexta (27), André foi até as cidades de Itacarambi e São João das Missões para participar da Festa do Povo Xakriabá, que comemora cinco anos da retomada das suas terras ( o longo processo de reconquista das terras onde hoje ficam as aldeias Caraíbas e Várzea Grande). O deputado, que acompanhou a retomada desde o início, elogiou as transformações visíveis com o cuidado e o empenho dos povos indígenas: “Fica muito clara a evolução que a região vem passando. Ver a terra hoje produtiva, de forma sustentável, gerando renda para as famílias, é motivo de muita alegria. Casas e escolas estão ocupando um espaço que antes era improdutivo. Tudo isso foi conquistado com muita luta, seja contra os latifundiários ou pessoas preconceituosas e conservadoras,” afirmou.
JANUÁRIA
Na noite de sexta André participou de reunião com militantes e lideranças políticas e comunitárias na cidade de Januária. O encontro foi um bate papo sobre o atual momento político e os desafios enormes que a esquerda brasileira enfrenta. Entre os temas, a criação de um Comitê Lula Livre na cidade, como as centenas que estão se formando em Minas e no País, como ponto de apoio para recolher doações ao acampamento Marisa Letícia, em Curitiba, e de mobilização e distribuição de material informativo. Outro tema debatido foi o atual momento de crise fiscal no Estado e os esforços empreendidos pelo Governo de Minas, face ao déficit herdado de governos anteriores e agravados com os cortes e dificuldades impostos pelo Governo golpista de Michel Temer.
|