BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 438 • 08/06/2018

Contagem recebe Ato Nacional
pela candidatura de Lula

Com a presença das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT), governadores e parlamentares, da presidenta Dilma e ex-ministros, de movimentos sociais, artistas, intelectuais, religiosos e militantes de todo o País, a cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será o ponto de partida de uma nova série de mobilizações para garantir a candidatura do ex-presidente Lula, líder em todas as pesquisas eleitorais, na disputa de outubro próximo. O evento está marcado para as 18 horas desta sexta-feira, dia 8, no Actuall Hotel, na Rodovia Fernão Dias, 3443, Bairro Jardim Riacho das Pedras. O PT registrará a candidatura Lula no dia 15 de agosto, conforme prevê a legislação.

Durante o ato, será lida uma “carta de princípios e saudação” assinada pelo ex-presidente. Depois de Minas, todos os Estados devem realizar atos de lançamento da candidatura Lula nas capitais. Estão confirmadas as presenças em Contagem de Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann, dos governadores Camilo Santana (Ceará), Rui Costa (Bahia), Tião Viana (Acre), Wellington Dias (Piauí) e do anfitrião Fernando Pimentel.





10 de agosto será Dia Nacional de Luta

O Fórum das Centrais Sindicais, que reúne a CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT, definiu o dia 10 de agosto como Dia Nacional de Luta, com atos e paralisações em todo País.

A data foi divulgada nesta quarta-feira (6), em São Paulo, no lançamento oficial da Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, documento que lista 22 propostas para o desenvolvimento do Brasil, com foco na pauta da classe trabalhadora.

​ ​O documento foi produzido pelas sete centrais sindicais do País, com coordenação técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e, além de orientar a agenda de lutas, será entregue a todos os parlamentares e candidatos nas eleições de 2018. Ele inclui a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os investimentos em políticas públicas por 20 anos; a renovação da política de valorização do salário mínimo, entre outras.

Na mesa​ ​ do Ato de Lançamento, o presidente da CUT, Vagner Freitas, e a secretária-adjunta nacional de Combate ao Racismo, Rosana Fernandes, exibiram a faixa Lula Livre​, o que foi repetido depois pelos representantes d​e todas ​as centrais​.

Capacita Suas dá início ao curso
sobre Proteção Social Especial

Deputado participa da abertura, em Seminário na PUC São Gabriel

Têm início nesta segunda feira, dia 11, os cursos de 2018 do programa Capacita SUAS, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), destinado a gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Neste ano, será ofertado o curso “ Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial”, começando nas cidades de Belo Horizonte e Passos, com duração de uma semana. Os cursos são ministrados por universidades contratadas, sob a supervisão da Fundação João Pinheiro.

O deputado André Quintão participa da abertura do curso em Belo Horizonte, às 9h, no Teatro PUC São Gabriel, quando será realizado o Seminário “Nas Trilhas da Regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais”. No evento , haverá, também, o lançamento do Caderno “Trabalho Infantil: Histórico, Conceito, Aspectos Socioculturais, Linguagens Alternativas de Abordagem e Intervenção Social e Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Contexto do SUAS”.

Os cursos do Capacita SUAS são presenciais e regionalizados, realizados em 21 cidades-polo, abrangendo todas as regiões de Minas. Na primeira etapa, em 2016, foram certificados 2.495 profissionais da assistência social, entre técnicos, conselheiros e gestores de 632 municípios. Na segunda fase (2017/2018), houve a realização dos cursos Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS e Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS, com a oferta de 1.748 vagas. O esforço da Sedese alcançou 847 municípios com o Capacita SUAS, beneficiando quase cinco mil profissionais, com o objetivo de aperfeiçoar o Sistema e elevar a qualidade do atendimento aos usuários. Além do Capacita SUAS, iniciativas de capacitação da Sedese atingiram, até novembro de 2017, 26.700 pessoas, superando a meta do programa Qualifica SUAS, de qualificar 24 mil pessoas até 2018.


 

Fórum População em Situação
de Rua chega à etapa final

Nesta segunda-feira, dia 11, será aberta às 13h, na Assembleia Legislativa, a etapa final do Fórum População em Situação de Rua. O objetivo do Fórum, que passou por seis municípios na etapa regional, é contribuir com propostas para o plano de metas e ações que Minas Gerais deverá elaborar para implementar a Política Estadual para a População em Situação de Rua, instituída pela Lei 20.846, de 2013. O plano será encaminhado à Assembleia pelo Poder Executivo.

O deputado André Quintão, um dos autores da Lei 20.846, colaborou na idealização do Fórum e participa da abertura, no Auditório José Alencar Gomes da Silva. Também participam da Mesa de Abertura o sociólogo Luiz Kohara, fundador e colaborador do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, que abordará as questões da moradia e trabalho; e o coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Samuel Rodrigues, com o tema: “Vida nas ruas: do assistencialismo à política pública”.

Veja a programação completa, clique aqui

Congresso do Povo tem
plenária em BH neste sábado

Neste fim de semana, dias 9 e 10 de junho, preparando-se para as novas etapas, a Frente Brasil Popular realiza uma Plenária Mineira do Congresso do Povo, esperando reunir cerca de 700 participantes. O encontro acontece em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Fundação Helena Antipoff, à Av. São Paulo, 3996.

O deputado André Quintão participará do encontro, no sábado. Desde o lançamento do Congresso do povo, Minas se mobilizou e organizou mais de 70 comitês distribuídos em todo estado, envolvendo um total de 210 municípios, com a participação direta de pelo menos 3000 pessoas, em encontros de formação e debates em defesa da democracia e de propostas locais e nacionais que apontem rumos para o Brasil. A data do Congresso Nacional ainda será definida.

 



Deputado participa do IV Encontro
Nacional de Agroecologia (ENA)

Belo Horizonte foi palco no último fim de semana do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que aconteceu no Parque Municipal e reuniu mais de 2 mil pessoas de todo o País. O deputado André Quintão participou do evento na sexta-feira, dia 31. “Este encontro respira resistência e luta pela soberania dos povos, em defesa da agrobiodiversidade e alimentos sem agrotóxicos, acesso à terra, preservação dos recursos hídricos e fortalecimento do desenvolvimento sustentável e da democracia. Vida longa ao ENA e à Agroecologia”, afirmou.


Teófilo Otoni recebe Feira de Economia Popular Solidária

Nessa sexta-feira (08) e sábado (09) vai acontecer, em Teófilo Otoni, a 13ª Feira Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Mucuri. De 8h às 21h, o evento vai reune produtores locais e artesãos da região.

PT lança programa
Elas por Elas

Também nesta sexta-feira, dia 18, antes do Ato Nacional de Lançamento da Pré-Candidatura do ex-presidente Lula, na cidade de Contagem, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT lança o “ Elas por Elas”, programa de apoio às candidaturas femininas no partido. O evento acontece às 15h, no mesmo local, no Actuall Hotel e contará com as presenças da presidenta Dilma Houssef e da senadora Gleisi Hoffmann.


 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.