
10 de agosto será Dia Nacional de Luta
O Fórum das Centrais Sindicais, que reúne a CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT, definiu o dia 10 de agosto como Dia Nacional de Luta, com atos e paralisações em todo País.
A data foi divulgada nesta quarta-feira (6), em São Paulo, no lançamento oficial da Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, documento que lista 22 propostas para o desenvolvimento do Brasil, com foco na pauta da classe trabalhadora.
O documento foi produzido pelas sete centrais sindicais do País, com coordenação técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e, além de orientar a agenda de lutas, será entregue a todos os parlamentares e candidatos nas eleições de 2018. Ele inclui a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os investimentos em políticas públicas por 20 anos; a renovação da política de valorização do salário mínimo, entre outras.
Na mesa do Ato de Lançamento, o presidente da CUT, Vagner Freitas, e a secretária-adjunta nacional de Combate ao Racismo, Rosana Fernandes, exibiram a faixa Lula Livre, o que foi repetido depois pelos representantes de todas as centrais.
Capacita Suas dá início ao curso
sobre Proteção Social Especial
Deputado participa da abertura, em Seminário na PUC São Gabriel
Têm início nesta segunda feira, dia 11, os cursos de 2018 do programa Capacita SUAS, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), destinado a gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Neste ano, será ofertado o curso “ Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial”, começando nas cidades de Belo Horizonte e Passos, com duração de uma semana. Os cursos são ministrados por universidades contratadas, sob a supervisão da Fundação João Pinheiro.
O deputado André Quintão participa da abertura do curso em Belo Horizonte, às 9h, no Teatro PUC São Gabriel, quando será realizado o Seminário “Nas Trilhas da Regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais”. No evento , haverá, também, o lançamento do Caderno “Trabalho Infantil: Histórico, Conceito, Aspectos Socioculturais, Linguagens Alternativas de Abordagem e Intervenção Social e Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Contexto do SUAS”.
Os cursos do Capacita SUAS são presenciais e regionalizados, realizados em 21 cidades-polo, abrangendo todas as regiões de Minas. Na primeira etapa, em 2016, foram certificados 2.495 profissionais da assistência social, entre técnicos, conselheiros e gestores de 632 municípios. Na segunda fase (2017/2018), houve a realização dos cursos Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS e Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS, com a oferta de 1.748 vagas. O esforço da Sedese alcançou 847 municípios com o Capacita SUAS, beneficiando quase cinco mil profissionais, com o objetivo de aperfeiçoar o Sistema e elevar a qualidade do atendimento aos usuários. Além do Capacita SUAS, iniciativas de capacitação da Sedese atingiram, até novembro de 2017, 26.700 pessoas, superando a meta do programa Qualifica SUAS, de qualificar 24 mil pessoas até 2018. |