BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 439 • 15/06/2018


Capacita SUAS chega a mais três territórios nesta semana

Governador Valadares (Território Rio Doce), Timóteo (Vale do Aço) e Divinópolis (Central) são os próximos municípios a sediarem o quinto curso do Capacita SUAS. Versando sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial, o curso apresenta o modelo de regionalização, adotado em Minas Gerais, e será realizado no período de 18 a 22 de junho nos três municípios.

Oferecido em 21 polos distribuídos no estado, o curso já foi realizado em Belo Horizonte e Passos (11 a 15 de junho). O deputado André Quintão participou da abertura em Belo Horizonte ao lado de Rodrigo Souza, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Rosilene Rocha, Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social e do deputado federal Patrus Ananias. “Quando falamos em assistência social, o maior capital que temos é o humano: são pessoas cuidando de pessoas. Por isso, capacitar os profissionais que estão na ponta é fundamental para oferecer um serviço de qualidade, que faça a diferença, de fato, na vida daqueles que mais precisam,” falou André.

As vagas são destinadas aos profissionais de assistência social que atuam em 559 municípios que oferecem serviços de Proteção Social Especial: equipes de referência dos CREAS, municipais e estaduais, das unidades de acolhimento, do Serviço Municipal de Família Acolhedora e dos Centro Pop. De 25 a 29 de junho o Capacita será em Montes Claros, Teófilo Otoni, Ituiutaba e Juiz de Fora. Em julho, estão marcadas as aulas inaugurais para Salinas, Curvelo, Almenara e Muriaé e São João Del Rei (2/07), Patos de Minas, Araçuaí e Uberaba (9), Paracatu e Poços de Caldas (16), Uberlândia e Varginha (23).




Fórum População de Rua

Terminou, nessa quarta-feira (13) o Fórum Técnico da População em Situação de Rua, que aconteceu durante três dias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ao final do evento, um documento com as propostas foi entregue ao Deputado Estadual André Quintão, que coordenou a reunião final onde as moções foram lidas e aprovadas. As propostas compõem o plano de metas e ações que o governo mineiro deverá elaborar para implementação da Política Estadual para a População em Situação de Rua, instituída pela Lei 20.846, de 2013. O plano deverá ser encaminhado à ALMG pelo Poder Executivo.

Uma das propostas aprovadas para o documento final foi a de “criar e implementar política pública, programa e/ou ação de 'casa primeiro', ou seja, garantia de moradia/habitação como primeira etapa de atendimento às pessoas em situação de rua, antecedendo os serviços das demais políticas públicas e garantindo o acompanhamento social continuado aos beneficiários”. Também sugere-se a implementação de política de “locação social”, que consistiria na transferência do usufruto dos imóveis ociosos do Estado para garantia de habitação para pessoas em situação de rua.

Renda - Outra preocupação que se destacou foi com políticas de geração de renda e de fortalecimento da economia solidária. Também cursos de aprimoramento profissional para pessoas em situação de rua fazem parte das sugestões.

Clique aqui e assista à entrevista concedida por André Quintão a TV ALMG, onde fala sobre o documento final.


Oposição quer inviabilizar
políticas públicas em MG

A oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais impediu, com uma liminar, que o governo mineiro normalize o pagamento do funcionalismo público, os repasses às prefeituras e o desenvolvimento de políticas públicas. O recurso para colocar as contas do Estado em ordem iria vir de um empréstimo de R$3 bilhões, mas que foi impedido de ser feito pela liminar. Para entender o caso, assista ao vídeo do deputado André Quintão sobre o tema.



Lula: “podemos reconstruir este País e voltar a sonhar com uma grande Nação”

O lançamento da pré-campanha do ex-presidente Lula, na sexta-feira, dia 8, em Contagem, irradiou esperança e emoção no auditório lotado por mais de 2 mil pessoas, com a participação das lideranças do PT de todo o País, de artistas e intelectuais, dos movimentos sociais e de uma aguerrida militância, que até sintonizou com as transmissões do acampamento em Curitiba um carinhoso “Boa Noite, presidente Lula”. Em Contagem, estavam presentes a presidenta eleita Dilma Rousseff, a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o coordenador do Plano de Governo Fernando Haddad, o governador Fernando Pimentel, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, artistas e intelectuais.

Coube à presidenta Dilma ler o Manifesto ao Povo Brasileiro escrito por Lula, que lhe entregou em mãos um dia antes. “De onde me encontro, quero renovar a mensagem de fé no Brasil e em nosso povo”, disse Lula. O ex-presidente afirmou que a justiça eleitoral não poderá se curvar à chantagem e alterar jurisprudências desde 2002 para impedir sua candidatura. “Tive muitas candidaturas em minha trajetória, mas esta é diferente: é o compromisso da minha vida. Quem teve o privilégio de ver o Brasil avançar em benefício dos mais pobres, depois de séculos de exclusão e abandono, não pode se omitir na hora mais difícil para a nossa gente”, afirmou. O ex-presidente reiterou sua confiança: “Tenho certeza que podemos reconstruir este País e voltar a sonhar com uma grande nação. Isso é o que me anima a seguir lutando”.


 

A carta de Henfil sobre a Copa do Mundo

Durante a Copa de 1978 o Brasil vivia uma ditadura. Sem direitos individuais, liberdade de imprensa (o jornalista que falasse mal do regime militar como os casos de corrupção no governo sofria, muitas vezes, com a própria vida). Nesse contexto, o cartunista Henfil, um dos principais nomes do movimento Diretas Já escreveu uma carta para sua mãe sobre a angustia de torcer para a seleção enquanto o país vivia um péssimo momento de sua história.

"Natal, 7 de junho de 1978.

Mãe,
Aí, na hora que a coisa tava indo, tava indo… chega a Copa do Mundo e leva tudo pra lá. É sempre assim: não conseguimos fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não sabemos assobiar e fazer xixi ao mesmo tempo, não conseguimos chutar bola e fazer democracia ao mesmo tempo.

Mas sabe o que me dá mais raiva? Vez por outra vêm me perguntar se eu vou torcer pelo Brasil! Só porque a gente tá na oposição, eles acham que tamos contra a seleção também? Sim, porque entre os méritos do último governo sempre acrescentavam: o governo do Tri! Só pra gente ficar com ódio do Tri. E a gente era besta, a gente era bobão, não sabia das coisas e acabou achando que o Tri fosse gol do governo. Gol deles uma pinóia!
Dessa vez ninguém vai me fazer ficar contra a seleção pensando que eu tô contra o Ato Institucional número 5, não. A seleção é do povo, assim como a greve é do trabalhador!

A bênção do seu filho,

Henfil"

 

12 de Junho: Dia Mundial
Contra o Trabalho Infantil

O Brasil ainda tem aproximadamente 2,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos inseridos no mundo do trabalho, (o que corresponde a 5,9% da população nesta faixa etária), segundo dados do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) a partir da análise de informações do IBGE de 2016.

Neste ano, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil – instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 - tem como tema as piores formas de trabalho infantil, com o lema: “Não proteger a criança é condenar o futuro”. No Brasil, a data foi instituída pela Lei 11.542, em 2007, sancionada pelo ex-presidente Lula. A Constituição brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho até os 16 anos e entre 16 e 18 em locais insalubres e perigosos.

 

Mandato Presente

Na terça-feira (12) o mandato participou da primeira etapa do curso de formação política da Pastoral Social, em Tarumirim, na região Leste do Estado, junto com participantes de outras 15 cidades e representantes de 20 Paróquias.

 

 

 

Fé e Política

No sábado (16) André vai se reunir com o grupo Fé e Política, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. O deputado vai falar sobre o atual momento político que o país atravessa e conversar com alunos e professores. O encontro vai acontecer às 16h, na Faculdade, que fica na Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127, no bairro Planalto.

 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.