BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 442 • 05/07/2018


I Encontro Mineiro da
Economia Popular Solidária

O deputado estadual André Quintão participou, nessa quarta-feira (04), da abertura do I Encontro Mineiro da Economia Popular Solidária (EPS), que aconteceu em Belo Horizonte. Com o tema “Diálogos para fortalecer a Democracia, a Rede de Cooperação e o Desenvolvimento Social,” o evento vai até esta sexta-feira (06) e conta com a participação de 300 pessoas, entre eles representantes dos fóruns regionais e de grupos de EPS, gestores públicos, entidades de apoio e de fomento.

Segundo a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Minas Gerais responde por 15% do mercado brasileiro de economia solidária. Desde 2015, o Governo do adota medidas para fortalecer o setor e promover maior qualidade de vida aos cidadãos que têm o sustento de suas famílias baseado nesse mercado. “A Economia Solidária é um exemplo de que existem outras formas de enfrentar o poder econômico dominante e engendrar uma economia baseada na autogestão, que seja feita das pessoas para as pessoas. Por isso estamos nos organizando e trabalhando para que ela seja fortalecida,” afirmou André Quintão. E isso vem sendo feito, segundo levantamento da Assessoria do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese): o número de empreendimentos de EPS implantados em Minas saltou de 51 até 1986 para 1.529 até 2016, o que representa um aumento de 2.890% no período de 30 anos.

Outro exemplo é do período que André esteve à frente da Sedese, quando foi estruturada a expansão e capacitação dos empreendedores solidários e implementados 24 espaços de comercialização da EPS em Minas. Desde 2016, já foram entregues cerca de 540 barracas para impulsionar a comercialização dos empreendimentos econômicos solidários no estado e garantir o fortalecimento da economia local.



Parada LBGT – Domingo

“Mais democracia e mais direitos humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT!” é o tema da 21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que promete reunir 80 mil pessoas no centro da capital nesse domingo (08). De acordo com o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), que organiza o evento, essa é a maior manifestação política de Minas Gerais: “a parada vai ocupar as ruas do centro da cidade para mostrar que a democracia é a única forma de se reverter o perigoso quadro político e social que vivemos. Foi nessa luta que Marielle Franco, defensora dos direitos humanos, foi assassinada”.

O presidente do Cellos, Azilton Viana, em coletiva à imprensa, destacou a importância da temática política na manifestação: “Nós, LGBT, estamos inseridos na sociedade e a mudança conjuntural que vivenciamos nos dois últimos anos tem impacto negativo direto na vida das LGBT. Aumentou a intolerância, os índices de violência e morte estão cada vez mais altos; enfim, os direitos das LGBT estão sob ameaça e grave risco de extinção. Então, ocuparemos as ruas com nossas cores, nossos corpos, nossas expressões artísticas e culturais para denunciar essa situação”.

A concentração da XXI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte acontecerá na Praça da Estação, a partir das 11h, onde ocorrerá um ato político, além de shows e apresentações de artistas LGBT de Belo Horizonte. Por volta das 16h, os trios saem junto com a multidão, prometendo colorir a cidade, seguindo pela ruas Guaicurus, Bahia e avenida Amazonas. A dispersão acontecerá na Praça Raul Soares.

Veja os detalhes no evento, clique aqui.

Campanha do Parlamento Jovem com tema violência contra mulher já está nas redes

Foi dada a largada para a mobilização da campanha virtual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). As fotos enviadas pelos participantes com o tema “violência contra mulher” estão sendo postadas na fanpage o PJ e o objetivo é chegar às 10 fotos mais curtidas até o dia 3 de agosto. As 10 mais curtidas estarão num álbum especial no Facebook e no Instagram da ALMG e ainda serão mostradas numa exposição durante a etapestadual do Parlamento Jovem de Minas, em Belo Horizonte, na ALMG.

Os estudantes puderam mostrar em imagens um problema ligado à violência contra a mulher ou um ponto positivo em seu município, se valendo de trabalhos individuais ou coletivos. Na série de posts iniciada nesta segunda (2), estão imagens como a de Divinópolis (Centro-Oeste de Minas), em que um mesmo casal surge em duas situações distintas, uma cena romântica registrada nas redes sociais pelo celular e um momento de agressão do parceiro na vida real. O intuito é mostrar que nem tudo é o que parece ser.

Curta a fanpage do Parlamento Jovem e participe, clique aqui.




Roda de Conversa Patrus e André

Na segunda-feira, dia 0, tem Roda de Conversa com o deputado estadual André Quintão e o deputado federal Patrus Ananias. O evento vai acontecer às 18h30 e tem como objetivo propiciar uma conversa descontraída sobre atual conjuntura estadual e nacional.


 

Governo de Minas entrega ônibus escolares a 328 municípios

O governador Fernando Pimentel fez a entrega nesta terça-feira, dia 3, em solenidade no município de Sete Lagoas, de 455 ônibus escolares para 328 municípios. Os veículos são destinados ao transporte escolar de cerca de 188 mil estudantes de escolas estaduais e municipais, moradores de áreas rurais. O investimento total foi de aproximadamente R$113 milhões, oriundos do Tesouro Estadual de Minas Gerais. O deputado André Quintão participou da solenidade. Entre as cidades que receberam os ônibus, estão Araçuaí, Bertópolis, Capitólio, Cordisburgo, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, São João das Missões, Teófilo Otoni, Umburatiba e Coluna, indicadas pelo deputado André Quintão.

Utramig abre inscrições
para jovens do ensino médio

Já estão abertas as inscrições para os cursos técnicos oferecidos pelo Mediotec e Utramig. São mais de 300 vagas para Belo Horizonte e Nova Lima que serão oferecidas para alunos regularmente matriculados nas três séries do ensino médio. As inscrições ficam abertas até o dia 22 de julho. Confira a relação de vagas e os cursos disponíveis na tabela abaixo e clique aqui para fazer a inscrição.



Mobilização em Brasília acompanhará registro de Lula candidato em 15 de agosto

O PT e os movimentos sindicais e sociais preparam mobilizações em todo o País para culminar, no dia 15 de agosto, em uma grande marcha popular a Brasília para o registro da candidatura Lula à presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De 9 a 14 de julho, acontece a campanha do abaixo-assinado Lula Livre.

Nesta terça-feira, dia 3, em reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, foram indicados os nomes para compor a coordenação da campanha presidencial, que terá Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, na coordenação executiva e, ainda, os ex-ministros Luis Dulci, Ricardo Berzoíne, Gilberto Carvalho e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. No próximo dia 20 de julho, o PT indicará as coordenações setoriais e temáticos.

Câmara aprova entrega de 70% do Pré-sal e PT denuncia crime de lesa-pátria

Com o voto contrário da Bancada do PT, após os destaques e longos apartes, a Câmara aprovou na quarta-feira (4) o projeto de lei (PL 8939/17), do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que permite à Petrobras negociar até 70% da exploração dos 5 bilhões de barris de petróleo de sua jazida, sem licitação, adquiridos no regime de cessão onerosa, criado em 2010 para aumentar a participação da União na estatal. Foram derrubados os destaques que visavam ao menos reduzir danos “neste crime de lesa-pátria”, segundo a bancada. A luta segue agora no Senado. Pelo projeto, a Petrobras está desobrigada, quando operadora de um consórcio de petroleiras, de fazer a licitação pública na área do pré-sal. Tampouco foi aprovado um prazo mínimo, de 270 dias, para que a União pudesse licitar o óleo excedente aos 5 bilhões de barris. O Pré-sal representa hoje 50% da produção brasileira.

 


Edição: Cândida Canedo / Pedro Castro / Ricardo Murad • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.