Nova pesquisa mostra Lula com 41% e vitória no primeiro turno
A nova pesquisa CUT/Vox Populi, feita entre os dias 18 e 20 de julho e divulgada nesta quinta-feira, 26, mostra o ex-presidente Lula na liderança, com 41% das intenções de voto. Lula cresceu na preferência do eleitorado em relação à pesquisa de maio, de 39% para 41%, mesmo mantido preso político em Curitiba há mais de 100 dias e sob forte ataque de setores do Judiciário e da mídia.
Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno. Todos os demais candidatos somaram 29%. O segundo colocado, deputado Jair Bolsonaro (PSL), manteve-se com 12%, seguido de Ciro Gomes (PDT), que passou de 4% para 5%; de Marina Silva (Rede), que caiu de 6% para 4% e empatou com Geraldo Alckmin (PSDB). Álvaro Dias (Podemos) e Manuela D´Ávila (PCdoB) têm 1% cada. Entre os entrevistados, 2% dizem que não vão votar, brancos e nulos somam 18% e 12%, não sabem ou não responderam. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula também cresceu, de 34% para 37%.
Prisão política - Segundo a pesquisa, aumentou para 48% o percentual de pessoas que consideram Lula o melhor presidente que o Brasil já teve. Em maio, 46% dos entrevistados tinham essa opinião. Ao mesmo tempo, subiu de 52% para 53% o percentual de entrevistados que concordam com a afirmação de que a prisão de Lula tem motivos políticos.

Festival Lula Livre reúne mais de 40 artistas no Rio de Janeiro neste sábado
A praça dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, será palco neste sábado, 28, de grandioso evento cultural, o Festival Lula Livre, que reunirá mais de 40 artistas brasileiros e convidados internacionais, intelectuais e ativistas de movimentos sociais e culturais, em defesa da democracia, da Justiça e da liberdade do ex-presidente Lula. O início das apresentações está marcado para às 17h, mas desde às 14h há atividades programadas, como oficinas de dança, literatura, grafite, cortejo, DJs e a Orquestra Voadora.
Entre as presenças, estão Manno Góes, Flávio Renegado, Noca da Portela, Chico César, Francisco El Hombre, Filipe Catto, Ana Cañas e medalhões como Odair José, Jards Macalé e Beth Carvalho. No encerramento, o esperado encontro de Chico Buarque e Gilberto Gil. O evento foi convocado a partir de manifesto encabeçado por Chico Buarque, Martinho da Vila, Ziraldo, Leonardo Boff e mais de 800 signatários, que afirma ser “Inadmissível manter Lula preso num flagrante desrespeito às regras mais elementares da Justiça”. A comissão organizadora é formada por artistas, ativistas da cultura e representantes das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Leia mais>>
|