BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 460 • 08/03/2019


Dia Internacional da Mulher tem
luta contra o feminicídio

Com uma solenidade no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, foi aberta nesta sexta-feira, às 9h30, a programação do Dia Internacional da Mulher, que este ano tem como tema central a defesa da vida, quando o número de feminicídios e demais formas de violência contra a mulher assombram o País. Em 2018, em média, uma mulher foi morta a cada três dias em Minas Gerais vítima de feminicídio, segundo dados da Polícia Civil. O deputado André Quintão participou da solenidade.

Em seguida, houve a inauguração na Galeria de Artes da Assembleia de duas mostras: “Memórias de mulheres mineiras e brasileiras em busca de seus direitos”, do movimento Quem Ama Não Mata; e Mulheres Cabulosas da História, das Mulheres do Levante Popular da Juventude. Todas as atividades foram organizadas com a participação de entidades e movimentos sociais e da Comissão dos Direitos da Mulher. O objetivo é levar o debate para as ruas e formular uma agenda unificada na defesa dos direitos da mulher já conquistados e fortalecimento das políticas públicas para garanti-los, neste momento de retrocessos sociais e políticos que o País vive.

A programação segue nesta sexta-feira (8) com Atos Públicos e uma série de atividades a partir de 12h, na Praça Sete, esquina de Rua dos Carijós.

Baterias femininas também marcam o 8 de Março em BH

A partir das 17h, o Dia Internacional da Mulher em Belo Horizonte tem também carnaval, com concentração na Praça Raul Soares, reunindo blocos e uma superbateria exclusivamente feminina para sair em cortejo, passar pela Praça Sete, unindo-se aos manifestantes. O evento faz menção, também, ao crime da Vale em Brumadinho, em defesa da vida.





O deputado André Quintão, líder do Bloco Democracia e Luta, participou da solenidade de abertura das atividades só #8M. Assista aqui uma mensagem do André sobre o combate à violência contra a mulher. clique aqui. 



 

Mangueira é campeã e Carnaval mostra resistência em todo o País

Reverenciando índios, negros e pobres, heróis esquecidos da História oficial do Brasil, a Estação Primeira de Mangueira (RJ) arrebatou o público na madrugada de terça-feira (5), no na Sapucaí e se sagrou campeã no mais importante desfile de Escolas de Samba do País. Chamou nosso Brasil, hoje tão machucado, de “ meu dengo e meu nego” , contou histórias verdadeiras “Pra Ninar Gente Grande” e deu voz às Dandaras, Marias, Mahins, Marielles e Malês, que resistem na luta, na sonoridade dos tamborins e tambores e nas batalhas por direitos e liberdade.

Marielle vive – Além de ser homenageada na música, a Mangueira trouxe uma ala em que os componentes traziam bandeiras nas cores verde e rosa com a foto da vereadora do Psol, assassinada há um ano, sem que nada tenha sido apurado até o momento.

Bolsonaro – O carnavalesco Leandro Vieira foi enfático na defesa de seu enredo e crítica a Bolsonaro (que envergonhou o Brasil durante todo o Carnaval): “Aqui todo mundo resiste. É um recado político ao Bolsonaro, de que o Carnaval é uma festa popular, ele devia mostrar ao mundo o Carnaval da mangueira”.

Belo Horizonte – Assim foi o carnaval de 2019, mais do que em anos anteriores, marcada pelo tom político nos mais diversos cantos do Brasil.Em Belo Horizonte, houve protestos contra o presidente Bolsonaro, marchinhas e fantasias ironizando “laranjas” e “Queiroz” e gritos por LULA LIVRE! nas multidões que acompanharam as centenas de blocos, de todos os tamanhos, dos mais diferentes ritmos e estilos musicais.

 

Campanha da Fraternidade estimula Participação Popular nas Políticas Públicas

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (6) a Campanha da Fraternidade de 2019, com o objetivo de estimular a participação da população em políticas públicas, à luz da Doutrina Social da igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum. Em Belo Horizonte, na cerimônia da quarta-feira de cinzas, o arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo falou do lema da campanha no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres - “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, versículo 27 do livro de Isaías.

O deputado André Quintão destacou, em entrevista à TV Assembleia, a escolha acertada e oportuna da CNBB para mobilizar os fiéis, estimulando a participação popular na elaboração e fiscalização das políticas públicas em um momento de preocupação com a retirada de direitos na proposta de Reforma da Previdência e nas Medidas Provisórias, que afetam comunidades indígenas, quilombolas e trabalhadores. Assista aqui.

Centrais Sindicais vão à OIT
denunciar Bolsonaro

Reunidos na quinta-feira (7) em São Paulo, dirigentes de nove centrais sindicais - CUT, Força Sindical, CTB, UGT, NCST, CSB, CGTB, CSP-Conlutas e Intersindical - decidiram entrar na Justiça para derrubar a medida provisória 873, editada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (1º de março), às vésperas do Carnaval, visando dificultar o financiamento dos sindicatos, após já ter destruído o Ministério do Trabalho e tentar o desmonte da Justiça do Trabalho. Os dirigentes afirmam, que vão atuar junto às bancadas do Congresso Nacional e denunciar o Brasil à Organização Internacional do Trabalho (OIT) por práticas que ferem a livre organização dos trabalhadores e as atribuições sindicais.

A MP proíbe o recolhimento de contribuições sindicais, mesmo aprovadas pelas categorias em assembleias, nas folhas dos salários dos trabalhadores, que terão que não apenas autorizar prévia e individualmente o pagamento por escrito, mas fazê-lo mediante boleto bancário enviado a cada residência.

Deputado protesta contra censura no Carnaval

Nesta quinta-feira (6), a postura da Polícia Militar nos desfiles de Carnaval, de coibir blocos de se manifestarem politicamente , recebeu críticas e pedidos de apuração por deputados na Assembleia . O deputado André Quintão questionou se foi uma atitude isolada ou um procedimento institucional a censura ao Bloco Tchanzinho Zona Norte. “Todos têm liberdade de expressar suas opiniões. Os blocos de BH têm como marca de surgimento a característica contestatória sobre o fechamento das ruas, um discurso pela cidadania em BH”, afirmou. No Bloco Tchanzinho Zona Norte, após o vocalista entoar canto crítico ao presidente Jair Bolsonaro, os militares ameaçaram deixar o local caso não parassem com manifestações políticas.

 
 

Força, presidente Lula!

Consternados, externamos os nossos mais profundos sentimentos ao ex-presidente Lula pela perda do neto querido e tão próximo, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, vítima de uma meningite meningocócica, no último dia 1º de março. Arthur era filho de Sandro Luis e Marlene e a família foi residir com Lula após a morte de D. Marisa. É mais uma dor e tragédia pessoal que se abate sobre a família e Lula neste momento tão difícil, em meio à inigualável perseguição política e à farsa judicial que mantém Lula preso, sem apresentar qualquer prova, há quase um ano. Força, presidente!

 

Mandato Presente

O mandato do deputado estadual André Quintão, participou na manhã deste dia 8 de Março, da missa de comemoração dos 30 anos da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. A Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está organizada em uma rede com 183 entidades-membros em todo o país. Em Minas Gerais, a Cáritas Regional foi fundada no dia 8 de março de 1979 e chega aos 30 anos composta por 16 entidades-membros.

 


Edição: Pedro Castro / Camila Bastos • Programação Visual: Anderson Rodrigo • Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.