
Reuniões são instrumentos de fiscalização, proposições e debates
A Assembleia Legislativa concluiu nesta quarta-feira, 19, a série de reuniões das comissões, realizadas desde o dia 10, com titulares das 12 secretarias de Estado, com os presidentes e diretorias da Cemig, Copasa/Copanor e com o comando da Polícia Militar. Todos os gestores compareceram à Assembleia para prestar contas de suas gestões , conforme determina Emenda Constitucional aprovada pelo Legislativo em março.
Para o deputado André Quintão, líder do Bloco de oposição Democracia e Luta, o processo foi exitoso. “O Assembleia Fiscaliza mostrou que é importante instrumento de fiscalização, de construção de propostas e consensos e de debate das posições divergentes”, avaliou. Ele acredita que o resultado é bom para o Legislativo que se apropria de questões estruturais das políticas públicas, bom para o Executivo que apreende a experiência dos parlamentares e seu papel de representação e bom para a sociedade civil.
Agora, os parlamentares vão elaborar relatórios com avaliações e recomendações, que serão subsídios para as votações de projetos e das leis orçamentárias e, em outubro, haverá a nova rodada do Assembleia Fiscaliza. “Daqui a 4 meses, vamos cobrar e acompanhar os projetos aqui apresentados”, disse. André criticou o fato de o governo ter apresentado como única saída para os problemas fiscais a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal do Governo Federal, mais cortes e privatizações e destacou a grande resistência a isso que ele encontrou no Legislativo.
Governo precisa enfrentar desafios ambientais
“É preciso alargar o debate sobre a questão ambiental”, avaliou o deputado André Quintão, na reunião com o secretário do Meio Ambiente, Germano Vieira, e gestores dos órgãos vinculados nesta quarta-feira, 19. André considerou que as exposições não focaram os problemas em toda sua dimensão. “Como será cumprida a nova legislação de barragens, por exemplo, com a insuficiência de estrutura de fiscalização? ”, questionou. Citou que de 5% a 10% apenas dos recursos de controle das atividades minerárias , inclusive oriundos de multas, são destinados às atividades fins. Da mesma forma, há o Fundo dos Recursos Hídricos, mas os 36 comitês de Bacias Hidrógráficas penam com a falta de estrutura, observou.
André cobra reparação aos filhos de pais com hanseníase
Na audiência com o secretário de Saúde, Carlos Educardo Amaral, o deputado André Quintão cobrou o cumprimento da Lei 23137, sancionada em 2018, que prevê o pagamento de indenizações aos fihos de pais hansenianos que foram submetidos a isolamento compulsório pelo Estado. Mais Informações clique aqui.

|