Discussão do PPAG mobiliza
sociedade civil e estudantes
Audiência Púbica na terça-feira encerra debates que envolveram 25 Grupos de Trabalho
Os diversos Grupos de Trabalho, que debatem o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020/2023 desde o último dia 24 de outubro, entregam suas propostas, que poderão ser acolhidas como emendas populares às Leis Orçamentárias, na próxima terça-feira, dia 05 de novembro, em audiência pública conjunta das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. A audiência acontece às 15h, no auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa. Até dezembro, serão votados os Projetos de Lei 1.166/19 (PPAG) e PL 1.167/19 (LOA 2020).
Além dos Grupos de Trabalho que se reuniram em Belo Horizonte, houve debates também no interior do Estado – em Montes Claros, no Norte de Minas, e em Varginha, no Sul, envolvendo três temas: Águas, Agricultura Familiar e Cultura. Na segunda-feira, dia 4, será a vez de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. São, ao todo, 25 Grupos de Trabalho em BH e no interior.
Áreas rurais defendem retomada de políticas públicas
Na quarta-feira, 30, o Grupo de Trabalho sobre Agricultura, pecuária e abastecimento foi o que atraiu maior número de participantes, representando a Articulação Mineira de Agroecologia, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), as Escolas Famílias Agrícolas(EFAs), entre outros. Mais de 50 propostas foram apresentadas, contemplando temas da Agroecologia e Sustentabilidade, Cooperativismo, Acesso à Terra e regularização fundiária, e Educação no campo. Entre elas, algumas propostas retomam políticas públicas que foram abandonadas. O mandato esteve presente às discussões do Grupo.
Debates atraem estudantes da FJP
Em Belo Horizonte, na terça-feira, dia 29, os debates atraíram a participação de 35 alunos da Fundação João Pinheiro (FJP). Os estudantes do 4º período do curso de Administração Pública se espalharam pelos três grupos temáticos do dia: Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – Energia e Ciência, Tecnologia e Inovação - apresentando propostas de políticas públicas para o Estado. Apesar de não planejada, a iniciativa foi considerada muito positiva pelo professor Mauro Silveira, da disciplina de Planejamento Governamental, já que a maioria da turma aderiu à idéia, embora não fosse obrigatória. “Foi a primeira vez, mas com certeza não será a última”, afirmou Silveira, em entrevista. Entre as propostas apresentadas por estudantes, está a de incentivo fiscal e financeiro à produção de carros elétricos em Minas Gerais.
Clique aqui e veja toda a programação dos Grupos de Trabalho nesta quinta e sexta-feira |