
Aprovados Projetos de Cultura e Saúde
A Assembleia aprovou nesta quinta-feira, dia 14, dois projetos relevantes para as áreas da Cultura, da Saúde e Direitos Humanos, que seguem agora à sanção do governador. O deputado André Quintão, líder do Bloco Democracia e Luta, trabalhou pela aprovação dos projetos.
Eliminadas restrições à doação de sangue por orientação sexual
O Projeto proíbe critérios diferenciados para doação de sangue, que deve ter a segurança e proteção da saúde pública baseada em condutas individuais e não em critérios discriminatórios. De autoria do deputado Cristiano Silveira (PT), o projeto foi aprovado por 53 votos a 9 e um voto em branco. Ele prevê que “as restrições, as normas, os requisitos e os critérios para doação de sangue serão aplicados igualmente a todos, sem distinção discriminatória de cor, raça, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros, avaliando-se justificadamente as condutas individuais visando à proteção da saúde pública”.
Apoio ao setor cultural
Um dos mais afetados com a Pandemia, o setor cultural poderá ser contemplado com medidas para amenizar os efeitos das paralisações. O projeto 1.801/20, que reuniu em substitutivo vários projetos sobre o tema, prevê, entre outras medidas: prorrogação dos prazos de aplicação de recursos e prestação de contas para os projetos culturais apoiados pelo Estado que forem adaptados para a forma digital; editais emergenciais direcionados aos principais gêneros e categorias dos profissionais de cultura e também a categorias relacionadas ao fazer cultural não profissional, como os congadeiros. Prevê, ainda, estratégias para impulsionar a realização de eventos culturais previstos ou reagendados para após o término do estado de calamidade pública; e estímulo à articulação com a União e municípios para apoio às famílias pertencentes ao circo tradicional nômade e aos trabalhadores de parques de diversões itinerantes.
|