BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL • DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO • EDIÇÃO N° 534 • 11/09/2020

 

Lula: “nenhuma solução terá sentido sem o povo trabalhador como protagonista”

Em pronunciamento histórico, que marcou o 7 de setembro em meio a triste pandemia, o ex-presidente Lula denunciou a responsabilidade do governo Bolsonaro por levar o País a esta crise sanitária, econômica, política e social que vivemos e conclamou a todos a lutar pela reconstrução e soberania do nosso país. “Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte”, disse, e apontou o sucateamento do SUS desde o golpe de 2016. “O colapso só não foi ainda maior graças aos heróis anônimos, as trabalhadoras e trabalhadores do sistema de saúde”, afirmou.

O ex-presidente criticou o desastre da política econômica e da entrega do patrimônio do País, destacou as injustiças com a população negra, a apologia da violência e do preconceito, os ataques à educação e à ciência. Lula afirmou que a reconstrução do País tem que se dar com a efetiva participação dos trabalhadores e trabalhadoras e com um novo contrato social. “O Brasil dos nossos sonhos pode estar mais próximo do que aparenta”, afirmou, e conclamou o povo: “fiquem firmes porque juntos nós somos fortes. Viveremos e venceremos”.


 

Foto: Cecília Pederzoli/TJMG

Parlamentares vão ao TJ contra
ação de despejo em Campo do Meio

Na manhã desta quarta-feira, dia 09, parlamentares se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Leme, para conversar sobre a ação de despejo no Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, no Sul de Minas, realizada durante a pandemia e a necessidade da busca de negociações. Participaram da reunião o deputado André Quintão, a deputada Beatriz Cerqueira e o deputado federal Rogério Correia, que estiveram no local e negociaram a suspensão da ação policial no dia 13 de agosto. Seis famílias foram desalojadas.

O deputado André Quintão destacou a importância de fortalecer os mecanismos de mediação e negociação, para que ações de reintegração de posse não aconteçam novamente em Minas Gerais, deixando famílias em situação de vulnerabilidade e durante uma pandemia que impõe evitar aglomerações e proteger a saúde pública. Os parlamentares relataram as ações de caráter violento e intransigente que presenciaram no Quilombo Campo Grande, onde houve a destruição de casas, plantações e de um escola por tratores. Além do presidente do TJ, os parlamentares foram recebidos pela desembargadora Juliana Campos Horta e os desembargadores Henrique Abi-Ackel e José Arthur Filho.


Campanha “Despejo Zero” é lançada em Minas

Movimentos populares e entidades da sociedade civil fizeram na manhã de quinta-feira, dia 10, em Belo Horizonte, o lançamento da CAMPANHA “DESPEJO ZERO – PELA VIDA NO CAMPO E NA CIDADE”, com um ato público que saiu da Praça da Estação e caminhou no Centro da cidade a leitura de uma Carta Aberta, que reivindica o fim dos despejos durante a pandemia. A Carta é subscrita por diversas entidades como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), os Arquitetos Sem Fronteiras, a Comissão Pastoral da Terra CPT/MG), a União Nacional por Moradia Popular (UNMP), a Pastoral de Rua, entre outras.

 
 

Debate sobre implementação da Lei Aldir Blanc

Nesta sexta-feira, dia 11, está previsto o pagamento do primeiro lote de recursos da Lei Federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, que trata do auxílio emergencial ao setor Cultural, um dos mais afetados pela pandemia. Pela Lei, de autoria do PT, a União entregará para estados, Distrito Federal e municípios, em parcelas, um total de R$ 3 bilhões. Para Minas Gerais será destinado o valor aproximado de R$ 135 milhões. Mas, para o recurso chegar a quem precisa, gestores têm que estar devidamente informados sobre a lei e deve ser feito um cadastro de pessoas físicas e espaços culturais.

Escola do Legislativo debate a Lei nesta sexta, às 10h - Para discutir a implementação da Lei Aldir Blanc, a Escola do Legislativo da ALMG realiza nesta sexta, às 10h, a live “Lei de Emergência Cultural: atuação dos municípios” , no seu canal no YouTube. Profissionais e agentes da cultura, gestores e integrantes dos legislativos municipais poderão acompanhar o debate.

 
 

Altas dos alimentos, desemprego e corte de benefícios massacram população

Na economia de Guedes, acabaram os estoques reguladores tradicionais

O IBGE divulgou nesta semana a inflação de agosto, com alta de 0,24% do IPCA, puxada pelos alimentos e que elevou o acumulado de 12 meses para 2,44%, o pior resultado desde 2016. As maiores altas atingiram a alimentação básica dos brasileiros. O tradicional arroz e feijão acumula aumentos, respectivamente, de 19,25% (arroz) e até 30% (feijão), dependendo da região do país. O tomate subiu 12,98%; o óleo de soja, 9,48%; e o leite longa vida, 4,84%. As altas tornam dramático o cenário já de desemprego, na casa de 13,3%, e do corte de 50% nos benefícios emergenciais.

O maior vilão foi o arroz e de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mostrados em artigo do jornalista Luis Nassif, no ano de 2015 os estoques médios mensais de arroz foram de 1.629 toneladas. Já em 2016, com o governo Temer, a média mensal despencou e, agora, com Paulo Guedes, a política de estoques reguladores acabou: eles caíram para 22 toneladas/mês.>>LEIA MAIS

 
 

Assembleia tem edital de fotografia
no Minas Arte em Casa

Com foco nos 300 anos de Minas, inscrições estão abertas até domingo

O edital “Minas Arte em Casa: 300 anos de Minas Gerais – Fotografia” está com inscrições abertas até este domingo, dia 13. Os trabalhos selecionados serão expostos, em novembro, em galeria virtual hospedada no Portal da Assembleia Legislativa, nos seus canais de comunicação e perfis nas redes sociais. Os pedidos de inscrição devem ser enviados pela página do programa Assembleia Cultural. Ao finalizar o envio, o candidato receberá automaticamente no e-email cadastrado o número de protocolo e depois o link da ficha de inscrição. Essa ficha deverá ser preenchida com as informações da proposta e enviada com a fotografia e documentação anexadas. As propostas podem ser apresentadas até dia 17.

O edital faz parte das comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais, que tem o objetivo de resgatar a história do Estado.
>>LEIA MAIS

 


Edição: Cândida Canedo, Pedro Castro | Programação Visual: Anderson Rodrigo | Estagiária: Marina Menta | Fotos: ALMG

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email boletimeletronico@andrequintao.com.br ao seu catálogo de endereços.